terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Puma de Corrida

"Felipe, semana passada estive em Porto Alegre e conversei bastante com o Henrique Iwers, que corria de DKW com o pai - Karl Iwers - e depois com um Malzoni cedido pela Vemag. Eles eram proprietários de uma revenda autorizada DKW e o pai era exímio preparador de DKW's de corrida. Venceram muitas corridas nos anos sessenta e acompanhei várias delas - eu era recém nascido rsrsrsrsrsrsrsrssr !!!!!!!!!Durante a conversa ele ficou emocionado por ter a oportunidade de falar sobre DKW's e Malzonis com alguém que conhecia a saga "Iwers". Entre algumas informações, me disse que o Rino Malzoni entregou 10 carros para a Vemag e o dele era o chassi G0004. Este carro foi preservado e hoje está com o Eduardo Pessoa de Melo - o amigo do Ricardo Gurgel. O Henrique Iwers corria com o número 9, enquanto o Marinho era o 10 e o 11 era pilotado pelo Eduardo Scurachio, sendo que o 12 era utilizado somente em algumas corridas, se me lembro bem, pelo Jan Balder. Entre os outros Malzoni ainda tinha um com o Norman Casari (Nº 96) e outro com o Chiquinho Lameirão - nº 4 - todos pintados de branco.Por hoje é isso! Abraço Mário QMário?"
Mário, o que tenho a dizer que de concreto, apenas o Malzoni número 10 era do Marinho, o restante do esquadrão, acredito que corria conforme a necessidade, pois tenho diversas fotos, e algumas não correspondem com os dados do Henrique, como o Norman correu com o Malzoni n°4 e ainda tem fotos do Malzoni n° 6, que ele não citou, além do famoso Malzoni n° 7, que na foto abaixo está na mão de Emerson Fittipaldi e Jan Balder. Aí eu deixo com os entendidos em corridas da década de 60, porque eu nem tinha nascido!

3 comentários:

Mário Szpoganicz de Oliveira disse...

Felipe,
você tem razão ao relatar que o Marinho (10) era fixo, mas muitos outros pilotos correram com os Malzoni, principalmente em corridas longas como Mil Milhas, 500 Km, 12 Horas etc. onde uma equipe maior tinha mais chance de ganhar as provas. Quando a Vemag foi comprada pela VW, no fim de 1966, e o departamento de competições foi fechado, os Malzoni continuaram correndo pela Lumimari (com Luiz Roberto Costa, Rino Malzoni, Jorge Lettry e Crispim no comando) e com vários outros pilotos particulares. O próprio Chiquinho Lameirão correndo de Malzoni é desta época (equipe Lumimari), pois antes ele corria de Berlineta pela equipe Willys.
Abrç
Mário QMário?

Anônimo disse...

Felipe

...mando imagem dos Iwers, pai e filho, Marinho e N.Casari, em anúncio da DKW-Vemag.

Ronaldo

Anônimo disse...

E -completando- afirmo que:

- "...a revenda VW 'IWERS' era, sim!, revenda autorizada PUMA"

(Ronaldo)