sexta-feira, 30 de março de 2012

Projeto Puma GTE 1977

Vejam o que consegui, o projeto do Puma GTE desenhado pelo meu amigo Paulo Sérgio Fonseca Alves, mais conhecido como PS. Vejam no carimbo do projeto o belo logotipo dele. Uma pena ser fotocópia da cópia heliográfica e não do papel vegetal, ficando com muitas manchas, mas o pessoal de miniaturas ficarão loucos, porque agora podem reproduzir o GTE fielmente. Notamos também os traços do PS no desenho, que era feito a mão, em papel vegetal e canetas de nanquim com diversas espessuras de pena. Cada risco mais fino ou mais grosso é uma caneta diferente. As curvas eram feitas com uma régua, se assim podemos chamar, que tinha formato de vários tipos de curvas, para riscarmos sem nenhum tremor. Essa peça é chamada de curva francesa. Se olharmos atentamente ao desenho do para-lama, vemos as junções das curvas. Por serem feitas a mão, sempre há marcas dos traços, diferente dos computadores que são "chatamente" perfeitos. Cada risco paralelo que vemos nos vidros eram feitos um a um e com uma precisão suíça, usando o tecnígrafo, uma espécie de régua paralela mais eficiente, cara e moderna (para época). O xis da questão nesses traços era não borrar o desenho, a pressão da caneta deveria ser constante e uniforme. Hoje... bem hoje é só mouse e funções.
Ontem, quando mandei o desenho para o PS, porque precisava das dimensões exatas para um projeto que está desenvolvendo a meu pedido, ele me respondeu empolgado:
Caro Nicoliello
Não poderia ser melhor. 
Está na proporção certinha. Eu que fiz medindo muito!!! Já que as carrocerias não tinham projeto técnico, eram modeladas e nada mais.
Agora sai uma coisa técnica mais decente.
Comparação proporcional.
Até breve, com o resultado! PauloSérgio
O meu amigo Maurício Morais limpou a imagem ficando melhor para visualização. Valeu Maurício

3 comentários:

Luby disse...

Vira e mexi quem eu vejo usando esta requa é o Chip Foose quando faz o desenho do carro que esles reformando...
abs

Alexandre Vigas disse...

Minúscula dúvida: comprei os emblemas traseiros, aqueles "Puma GT" e o "1600". Só que dessa vez, ao contrário do dianteiro, não vieram com rosca e porca para fixação. Os pinos são lisos. Como fixar sem cola, há possibilidade?

Glauber disse...

Aliás, por falar em emblema traseiro, eu fui ao museu do automóvel aqui em Brasília, onde está exposto o GTI Export do Zé Maria (extremamente original) e o emblema preto traseiro está com o "GT" em vermelho. Não sei se essa peça foi substituída, já que o carro, se não me engano, jamais chegou a ser restaurado, mas me pergunto: Será que não há emblemas com essa conformação saídos de fábrica?
Abraço!