segunda-feira, 12 de março de 2012

Puma de Amigo - Armand Botha (2)

O Puma GT 1973 é do meu amigo Armand Botha da África do Sul. Esse Puma foi fabricado pela Bromer Motor Assemblies, de número 134. A Bromer era do tio do Armand e hoje ele conseguiu ter seu Puma exatamente como saiu da fabrica do tio. Ele começou a restauração há muito tempo, que foi publicada aqui.
Hoje, finalmente pronto para desfilar pelas ruas da África do Sul e elevar o nome Bromer e Puma.
Vejam como inicialmente o modelo GTE foi fabricado naquele país. Uma diferença que ninguém pode notar é quanto ao chassis, que foi utilizado o de VW Sedan, porque na África do Sul não existia outro modelo VW para ser doador. Para isso, um Puma foi adaptado em São Paulo com o chassis do Fusca e enviado à Bromer. Essa diferença fica por conta da largura do assoalho, que no chassis de Karmann Ghia é mais largo. Portanto nesse Puma sul-africano existe mais parte de fibra que de metal na parte inferior.
Obrigações da legislação sul-africana cumpridas no Puma da Bromer são as pequenas lanternas redondas dianteiras embaixo dos para-choques, que na verdade são refletores (olho-de-gato) ... 
 ... E na traseira também, ao lado das lanternas originais.
 O Armand dentro do seu Puma GT.
 As rodas originais Puma na África do Sul: detalhe cinco furos, pois os VW com quatro furos não foram fabricados naquele país.
 Internamente ao contrário de todos os outros Puma, pois a direção é mão inglesa. Mesmo de mão trocada, quase tudo é igual ao Puma GTE brasileiro, mudanças apenas no volante, o original Bromer era esse aí e na ignição, não existia trava de direção nem nos Fuscas de lá, um detalhe bem brasileiro.
Nessas fotos abaixo dá para perceber a diferença do assoalho de Fusca em relação ao assoalho de Karmann Ghia, que faz uma grande curva perto do cabeçote do chassis...
... E no sul-africano, com chassis de VW Sedan essa curva acentuada não existe, fechando muito lentamente. Aproveitem para ver o chaveiro e as chaves ORIGINAIS!!!!
Parabéns Armand, seu Puma é o melhor da África do Sul !!!
Congratulations Armand, his Puma is the best in South Africa !!!

Um comentário:

Daniel Pardo disse...

The Puma is also superb, but, I like the colour and the wheels.


Greetings.