quinta-feira, 1 de março de 2012

Comparativo Puma - Traseira de 1968 a 1980

No comparativo das traseiras de carrocerias dos Puma GT até o GTE 1980 houve muitas mudanças. Olhando por trás podemos ver que a carroceria do 1968/70 tem diferença no painel traseiro, onde vai a luz de placa, em relação ao 1970/72. Deste ano para a outra carroceria de 1973 a 1976 1a. série, as diferenças são enormes, mesmo sendo carrocerias "Tubarão". O vigia de trapézio passa a ser quadrado com pontas arredondadas; o capô traseira fica maior e mais largo no modelo mais novo; o painel traseiro é completamente diferente, com a parte superior arredondada e os para-lamas tem novo formato. Claro que todos percebem a diferença do modelo anterior para o 1976 2a. série até 1980, mas o formato do vigia foi mantido e o painel traseiro é uma mistura das formas do modelo de 1973 com o modelo de 1972, tudo para manter a identidade Puma.
Os veículos da foto são de amigos junto com o meu: GT 1970 do Ernani; GTE 1972 Paoluccio; GTE 1974 Felipe; GTE 1980 Irineu.

3 comentários:

Flávio disse...

Bem esclarecedora esta comparação!Tenho um amigo que tem uma tubarão 1975,e este carro está com lanternas da Kombi,porem elas estão tão bem instaladas,inclusive com os ressaltos nos encaixes que até gerou dúvidas de que saíram algumas tubarão com sinaleiras de Kombi! Este fato pode ter acontecido ou realmente foi uma adaptação bem feita?

luis wynns disse...

a impressão que dá é que foi aumentada a largura da tampa do motor nos anos 1973a1976 avançando para cima dos paralamas, dirigi um 1972 e um 1975 não da pra sentir esse aumento internamente entre eles, mais com relação aos GTEs lançados apois 1977, as coisas são bem diferentes, eu particularmente me senti muito mais a vontade no modelo apois 1977, ate mesmo pelo fato da Puma ter optado por um vidrinho lateral traseiro, aumentando a area envidraçada, o que dá uma sensação melhor, mais não tem como negar que as "guelras" são bem + bacanas que os "vidrinhos laterais".

Felipe Nicoliello disse...

Flávio,
Isso foi uma adaptação bem feita. Não existiu Puma Tubarão com lanterna de Kombi.

Luís, para isso continuei a matéria esclarecendo melhor. Vc não sente a diferença entre um 72 e 75, já que as dimensões não foram alteradas, apenas as formas estéticas. NO 76 de vidrinho, como o chassis é outro, além de ser mais largo, as reações mudam.