quarta-feira, 28 de março de 2012

Puma de amigo - GTE 1978 Prata

 O Puma GTE 1978 é do leitor José Francisco Dias Toledo de Barbacena-MG. Ele nos conta que é proprietário desse Puma há doze anos e muito apaixonado pela marca.
 Externamente o Puma mantém toda sua originalidade, apenas as lentes das lanternas traseiras foram trocadas por modelos atuais. Deveriam ser bicolores, toda vermelha e translúcida para luz de ré.
 As rodas originais de raios curvos parecem ter os raios polidos, mas na verdade é o desgaste sofrido pelo material, que ao contrário do metal, que quando desgasta escurece pela oxidação, o antálio brilha, como se tivessem polido.
 As linhas são impecáveis, certamente nunca sofreu nenhuma grande reconstrução.
 Internamente o volante foi substituído, o tecido de forração dos bancos e a bolota da alavanca do cambio, o restante é plenamente original. As forrações das laterias de porta, apesar de desgastadas, ainda são originais de fabrica.
 Os cintos originais para o modelo 1978.
 No motor, o distribuidor centrífugo original Puma deu lugar ao distribuir de avanço da linha VW; as polias deixaram de ser na cor preta, assim como a tampa do alternador na caixa de ventilação; as mangueiras sanfonadas de ligação do ar quente foram retiradas. No restante é original, principalmente uma peça atualmente muito rara: os suportes dos filtros de carburação. De diâmetro menor que os elementos filtrantes encontrados à venda da linha VW, o José Francisco preferiu mantê-los, mesmo com as bordas dos elementos filtrantes sobrando, ao invés de substituí-los pelo do modelo 1979 (igual da linha VW), com o muitos outrora fizeram.
Vejam o detalhe da marca Puma estampada no porta filtro. A boa notícia para aqueles que não tem essa peça em seu carro, um fabricante está viabilizando a volta da fabricação desse suporte com a marca Puma estampada.
 Parabéns José Francisco por manter viva nossa paixão.

10 comentários:

gabriel disse...

Linda belissima Pratinha reluzente traseira alinhadinha e frente empinadinha como toda puminha deve ser. Parabems Francisco. Paz Curtição Diversão e muita Animação pois é tudo aquilo que ela deve oferecer.

Um abraço
Gabriel

Luis Wynns disse...

Felipe, parece que tem alguns detalhes na tanta do motor, ela parece estar pintada de preto internamente e tambem parece ter uma borracha colada no contorno

Luis Wynns disse...

obviamente nada que apague o brilho desse GTE 78

Anônimo disse...

Agora deu saudade da minha GTE 1980 Prata Continental.

Alex

Glauber disse...

Parabéns ao Felipe pelo post e ao José Francisco pelo GTE... Eu estou especialmente contente pela ótima notícia da fabricação do suporte do filtro! Felipe, nos deixe informados quando esse processo se concluir, ok?

Avelino Pinto disse...

Olá.Belo automóvel,sempre magnífica reportagem.Adiciono um termo que gosto de usar:ter um PUMA é cardiacamente saudável.
Um abraço afetuoso.
Avelino Pinto,RJ-RJ

Luby disse...

Um belo exemplar, parabens ao proprietario..

Felipe Nicoliello disse...

Luís,
Não tinha reparado, tem uma borracha colada lá sim, que não existia em Puma. Quanto ao quantil, ao longo do tempo ele vai ficando feio e sujo, como esse produto quantil que é o Autoforce Multicolorido da Wanda está cada vez mais difícil de achar, o emborrachamento preto entra contudo nas reparações.

Anônimo disse...

achei interessante a placa

Anônimo disse...

Tenho um puma tubarão ano 73, estou restaurando. e gostaria de encontrar o emborrachamento, original mas não consegui. Onde é possível encontrar? ,
meu E-mail: ngmenguer@hotmail.com
obrigado.