quarta-feira, 21 de março de 2012

Detalhe de carroceria 1975 - Capô dianteiro e porta




Alguns Puma dos modelos GTE e GTS de 1975 tem uma cantoneira onde coloca-se a borracha da porta em alumínio rebitada, ao contrário da grande maioria que era em fibra de vidro integrada na carroceria. Isso se deve ao fato, que alguns moldes - haviam vários - se estragaram nessa parte frágil do molde e para consertá-lo não seria viável economicamente, afinal os moldes seriam logo trocados pelos das novas carrocerias. Então a solução encontrada foi essa.

Também no porta-malas, acontecia o mesmo problema, sendo substituída por uma tira de alumínio rebitada para encaixe da borracha. No Puma que encontramos a cantoneira nas portas, fatalmente terão as tiras rebitadas no porta-malas.
No detalhe, rebites a cada dez centímetros.
Quando encontrarem isso em Puma GTE ou GTS 1975 ou 1976 1a. série, saibam que é original e NÃO tirem para restauração. Ele pode permanecer no local, aliás deve, porque já está instalado, coisa bem trabalhosa de fazer e não há problema em ser pintado da cor do carro, porque a borracha irá escondê-lo, afinal os Puma que tem essa parte em fibra de vidro são pintados normalmente como uma parte integrante da carroceria, como ele deve ser encarado. Entenderam? Se não entenderam podem perguntar. Esse é um recadinho especial ao meu amigo Luiz Boró de Barretos-SP.

14 comentários:

Ricardo Thome disse...

Rapaz... e eu achava que isso era gambiarra...

A minha GTS 75 tem a tal peça no capô dianteiro, mas eu acho que ela está quebrada. Porque senão me engano ela não circunda o vão inteiro, somente parte dele.
Vou tirar uma foto e te mando pra você ver, pra me ajudar com a dúvida, pode ser?
Abs.
Ricardo.

Felipe Nicoliello disse...

Claro Ricardo.

Rubyo disse...

Felipe, minha GTS 74 (plaqueta bateno com nº de produto) também é assim.

branquinho disse...

O meu GTS 75 tmb, no porta malas e portas, pensava que fosse mais uma das adaptações do antigo dono... ufa... valew Felipe! Abraços

Anônimo disse...

Felipe, comprei uma carroceria 75 que apresenta vários furos de rebites na canaleta interna do capô. Acreditava ser uma adaptação para evitar a entrada de água. Mais uma vez, quando achamos que sabemos quase tudo de Puma, vem você e diz: "nana, nina não; é assim...".
tks/chicopuminha

Felipe Nicoliello disse...

Aos poucos os mistérios vão sendo desvendados e não há livro que consiga falar de tudo isso, só mesmo a grande tecnologia atual, que nos liga lado a lado.

Rubyo,
Alguns modelos 74 podem apresentar o mesmo esquema, em menor número, mas existem.

ramoswr disse...

Felipe

Muito boa essa postagem.
No meu carro , o sistema descrito é o mesmo .Só consigo ve-lo na tampa do capô dianteiro , pq nas portas a borracha é colada e não a removi.
Valeu a informação , para a hora da reforma (mais uma vez vc me ensinou).
Abraços

Walter Ramos

restauração - Puma GTS 1976 1ª série disse...

Felipe, no meu carro existe essa chapa de aluminio no porta mala. Entretanto nas portas não existe, nem mesmo vestigios como marcas e/ou furos na fibra. Mais uma para a extensa lista de conecimentos adquiridos com voce. Obrigado

Anônimo disse...

ola felipe no meu puma 73 tambem tem o mesmo sistema .acredito que este sistema seje a partir de 73 quando mudou a carroçeria estou correto?

Wilson Buso disse...

Caro Felipe,

Tive uma GTE/73 e, só nas portas tinha as cantoneiras de aluminio rebitadas, por sinal muito bem feitas. Será que esta artimanha não começou em 73, ou antes.

Abraços

Anônimo disse...

aproveitando que esse tema voltou, alguém sabe como é feito o conserto dessas cantoneiras?

No meu GTE78 as cantoneiras da duas portas estao trincadas em alguns pontos. Com isso, nesses pontos elas nao conseguem dar suporte para a vedacao de borracha e acaba entrando vento e água. Resolvi provisóriamente com uma vedacao mais grossa nestes lugares, mas nao é para ficar assim.

Abs
Christian

Felipe Nicoliello disse...

Ontem o google estava bem louco e me deixando mais ainda do que sou.

A matéria repetida entrou sem meu consentimento, apenas estava consultando-a para fornecer a um amigo. Veja que entrou com os comentários antigos juntos.

A matéria da barra de segurança, cada vez que eu mexia para consertar piorava, até que fiquei sem comunicação. Tive que excluí-la hoje e publicar novamente.

Wilson,
Esporadicamente pode haver alguns Puma mais velhos onde encontramos esse detalhe apenas nas portas ou somente no capô, devido a problemas de laminação em algum molde. Se está bem feito foi executado na fabrica, senão foi conserto em oficina, que copiava o que a Puma tinha feito.

Christian,
Nos locais trincados vc deve raspar, tirar as partes quebradas e trincadas e depois encher com fios de vidro (roving) e resina, formando a canteira. Depois lixe para dar a forma correta, aplique gel primer, espere uma semana e depois lixe com lixa fina, 50% de água e 50% de detergente de cozinha, para acabar com o pegajoso do gel. Depois retoque com a cor da tinta do carro a pincel mesmo, afinal o local não ficará exposto. Se atingir área exposta terá que retocar com pistola.

Felipe Nicoliello disse...

Outra coisa, a matéria saiu da sua localização original em 10 de maio de 2011 e veio para o dia de ontem.
Agora ficará assim.

Mateus Daldon disse...

Aos que pensão em retirar, DESISTAAAO! O meu carro veio sem o acabamento, para fazer levamos dias, o trabalho é do cão! Mais uma vez escutem o conselho do Felipe hahaha

Abs, Mateus