quarta-feira, 14 de março de 2012

Puma pelo mundo - GTI 1984 (2)

Como vocês gostaram do GTI à venda no eBay, chupei algumas fotos para serem apreciadas aqui. Vamos ver quanto tempo elas vão durar até me mandarem tirar.
 O GTI não é dos Puma mais famosos, principalmente em sua terra natal, onde temos muitos outros modelos mais admirados, mas este aqui está fazendo sucesso até no Brasil.
 O detalhe da lanterna lateral traseira é obrigatório nos E.U.A. Olhando esse Puma, os mais conservadores que não gostam do GTI, pelas lanternas e para-choques de borrachão, vão mudar de opinião e achá-lo até simpático.
 Realmente as rodas Fuchs ficaram muito bem nesse modelo de Puma. Talvez esse tenha sido o erro da Puma naquele tempo. Quando do lançamento do GTI e GTC em final de 1980, as rodas deveriam ser outras, um modelo mais novo e moderno, mas preferiram continuar com as rodas aro 14" de 1979, que  lembravam o desenho das mesmas rodas de 1976. Foi muito conservadorismo por parte da Puma.
 Apesar do proprietário dizer que a pintura não está muito boa, ela ainda chama atenção.Neste aspecto o prata é bom, apesar de atualmente ser uma cor muito comum nos grandes centros brasileiros.
O vidro término traseiro, assim como o ar quente, é indispensável em um país onde o frio impera.
E o detalhe do raro botão designando o desembaçador traseiro, quando no Brasil, essa última tecla é um botão sem função, com o desenho de apenas um ponto, aqui vemos o desenho de uma resistência. Outro detalhe a alavanca do ar quente perto do freio de mão.
 O painel original, com a ventilação forçada oriunda do Ford Del Rey, console exportação com relógio análogo VDO ao centro. Na bolota da alavanca do cambio fica a dúvida, se já era de linha em 1984 esse tipo de empunhadura. Mas um detalhe que não compromete em nada o belo exemplar. A tampa do porta-luvas é aquela questão que muitos consumidores não gostaram da troca do modelo, por não ter o botão com chave, sendo que a fabrica foi obrigada a trocar pelas antigas tampas, em muitos GTI e GTC fabricados.
 Os bancos originais depois de 25 anos ainda estão em perfeito estado. Os reclinadores eram os milimétricos. Esse banco, para mim, é o mais bonito de todos os Puma.
 O motor de 2.275 cc parece normal por fora, só parece.
 A criatividade da tampa de gasolina, interessante, mas não original.

11 comentários:

Marcos Gagliardi disse...

Felipe, esta tampa parece com a que te falei, mas a que vende aqui é cromada.

smarca disse...

Felipe, observe no clipe abaixo o curso do limpador de para-brisa do passageiro. É bem visível.

Ele vai mais ou menos até o nariz do passageiro e não varre todo o vidro.

Isso me incomodou nas 2 vezes que meu Puma tomou chuva, hehehe.

Por isso modifiquei o sistema do meu GTS e agora ele vai até o final do vidro. Aproveitei e aumentei ligeiramente o curso do limpador do motorista também, pouca coisa.

Luby disse...

Gostei muito dos bancos, das rodas e principalmente do motor do bicho.
abs
Helio Mendonça

Glauber disse...

Eu gosto muito do console com o reloginho, mas acho que o sistema de ventilação forçada não tem nada a ver com o design geral do carro... De resto, o carro é lindo!

Flávio disse...

Com relação ao botão com o ponto! Nas GTS como a minha ele liga a luz interna que está acomodada em baixo do painel ! Confere?

sandrogte disse...

Felipe, no meu GTE o botão com o "ponto" que vcs dizem estar acionando o desembaçador traseiro servia para acionar o esguichador do reservatório de água do parabrisa. Isto é original?
Meu GTE é 80 modelo GTI.

Felipe Nicoliello disse...

Glauber,
É o que tinha na época para adaptação, vc sabe que para fazer uma peça exclusiva, os pedidos devem ser aos milhares para compensar a produção.
Flávio,
Realmente no GTS ele serve para acionar a luz interna.
Sandro GTE,
Não, o esguichador era acionada na alavanca do limpador de para-brisa, vai ver que trocaram a chave de seta e colocaram uma da VW que não tem o lavador elétrico.

Ricardo Gurgel disse...

E o velocimetro constando MPH? Só na exportação?
Gurgel

Felipe Nicoliello disse...

Sim, somente no exportação.

Anônimo disse...

Gente se alguem sober quem quer comprar um puma GTE 1979,vermelho chave reserva, manual do proprietario, e nota fiscal de compra,rodas originais favor entrar em contato.
Ps: Muito lindo o puma encontra se em São Sebastião do Paraiso MG

Fernando disse...

Felipe sou novo aqui.Gostaria de parabenizá-lo pelo ecxelente trabalho que se dispõe a fazer, informando a todos sobre pumas.Bem adiquiri minha gts 77 e ela tem esta lavanca menor ao lado do freio de mao, voce teria fotos de onde ela e acionada sei que é por cabos, no final onde estao presos?Obrigado.

Fernando GTS 77 Goiania Goiás