quinta-feira, 23 de julho de 2009

Artigo (14)

O artigo publicado pela Quatro Rodas de fevereiro de 2008, faz menção ao desenho dos carros parecidos. Isso sempre gera discórdias, e como tal, estou eu aqui para criar a minha. Lógico que somente dos assuntos que entendo, então vamos lá: o Hoffstetter, concordo plenamente, como já foi alvo de matéria aqui; o Aurora não precisa comentar, clara inspiração; o Karmann Ghia TC, esse teve um leve inspiração no Porsche 911, porque nem de longe é parecido, tentaram mas não conseguiram; o Puma GT, aqui mencionado como GTE, já foi comentado aqui e concordo que seu desenho teve inspiração no Lamborghini Miura, mas com identidade própria e um resultado extraordinário para o Puma; Até pode ser uma glória alguém copiar um desenho brasileiro, no caso do GT4R, mas vamos convir que esse Ligier é muito feio e o nosso 4R é lindo e tem estilo, coisa que o JS2 não tem, olhando para ele na foto abaixo que a Quatro Rodas utilizou, não sabemos se é um esportivo ou um protótipo de corridas. A publicação da Escola Italiana sobre o GT 4R e sua inspiração está aqui.

3 comentários:

smarca disse...

Ahhh Felipe, dessa vez você forçou um pouco, na minha opinião.

Algumas informações do Ligier JS2:
- Em 72 o motor era um V6 em alumínio, originário da Maserati (e o mesmo motor da Maserati Merak e do Citroën SM) com 2,67 litros, duplo comando de válvulas, 170 cv, na posição central-traseira, com 3 carburadores Weber de corpo duplo. Em 73 o motor passou a deslocar 2,97 litros, 195 cv a 5500 rpm e torque de 24,5 m.kgf a 4000 rpm. Chegava agora a 247 km/h e acelerava de 0 a 100 km/h em 8,7 s.
- Freio a disco nas 4 rodas.
- Câmbio de 5 marchas de relações curtas e tração traseira.
- Velocidade final de 240 km/h.
- Suspensão independente nas 4 rodas.
- Seus concorrentes em preço e desempenho eram os Porsche 911 S, Ferrari Dino 246 GT e o Lamborghini Urraco P200.
- Segundo avaliações da época e contrariando a maioria dos esportivos o acesso ao interior era muito bom e instrumentação completa.
- Correu em nas 24 horas de Le Mans com versões mais potentes ainda: 330 cv.
- Em 75 a versão de competição foi equipada com um motor Ford Cosworth V8, obtendo o 2o. lugar em Le Mans. Deixou muito Porsche Carrera RS para trás.

Gosto de Pumas, tanto é que tenho um e não meço esforços para deixa-lo o mais perfeito e ao meu gosto possível, mas comparar um Ligier JS2 com um GT4R não dá, pois diante de toda os dados técnicos do Ligier JS2 acima, quando falamos do GT4R estamos falando de um "Fusca" vestido com uma bela carroceria, é verdade. Mas sempre um "Fusca".

Trocaria sem pestanejar dois GT4R por Ligier JS2.

Minha opinião pessoal.

Anônimo disse...

Quanto ao 'Jensen Interceptor' eu já havia procurado saber do 'Karl Ludvigsen' sobre a sua opinião nesse 'case de design' com o nosso Brasinca/Uirapurú:

- "...ele se mostrou muito surpreso com as semelhanças, mas até conhecia o designer do Jensen, sendo que o projeto fora feito originalmente p/uma empresa italiana que depois repassou tudo para a Jensen inglesa."
(Ronaldo)

Anônimo disse...

Felipe, te mandei um email. aguardo resposta.
Um abraço Breno Gravatá