quarta-feira, 17 de setembro de 2008

Escola italiana (2)

Em 1966 eu tinha, na parede do meu quarto, um pôster gigante do Lamborghini Miura. Muitas pessoas eram admiradoras do carro, mas eu não sabia na época, que existia um admirador ilustre: Rino Malzoni. Enquanto eu sonhava com o maravilhoso Lambo, Rino desenhava seu também maravilhoso Puma, com a mesma tendência, com o mesmo estilo, porém com identidade própria. Não podemos afirmar que o Puma seria uma cópia do Lambo, cada qual tem suas dimensões, com detalhes muito diferentes. Para isso, fiz algumas montagens de fotos com os dois carros e podemos tirar as próprias conclusões. Ainda bem que Rino Malzoni teve um belo exemplo de desenho, pode criar o seu com beleza singular. Dos primeiros Lambo até os últimos, as mudanças foram mínimas, como nos Puma (Tubarão), lanternas traseiras, pequenos detalhes, mas a essência sempre permaneceu inalterada.
Desenhado por Marcello Gandini e Bertone, o Lamborghini Miura foi à sensação do Salão de Genebra em março de 1966, surpreendendo o mundo, principalmente a Ferrari. O Projeto P400, concebido a revelia de Ferrucio Lamborghini tinha destino certo: as pistas. A Lamborghini não tinha intenção de fabricá-lo em série, mas os pedidos foram tantos no Salão, que a fábrica mudou de opinião. Na Osny & Osny Tapeçaria onde meu GTE fez algumas partes do interior, sendo que o restante permanece original. O Osny Júnior ao lado do meu carro segurando o Troféu Destaque de Águas de Lindóia 2004 e do outro lado, um Lamborghini Miura S 1967.
Nas aberturas dos capôs a diferença é gritante, como o chassis e motorização.
Como o Puma, o Lambo sempre será minha paixão.
Eu quero uma garagem dessa!!! buá buá

12 comentários:

Leo Gaúcho disse...

Karaka!!!!Eu tbém quero uma destas, mas depois que vc ver a revista que chegou vc vai procurar por um "Puma GT 1500, 1968"!!!
(risos)
Leo.

Rodrigo disse...

Eu já sabia da inspiração do Rino, mas nunca tinha vistos fotos comparativas dos dois carros sob o mesmo ângulo. DEMAIS!

DR.JMM disse...

Hehehehehe. Inegável admitir a semelhança. Incrível. Aliás, as nossas pumas são as nossas lamborg. Num é mesmo?

Cesar Costa disse...

Vendo as fotos me lembrei de uma coisa: o GT 4R não saiu com estas persianas traseiras?

Luby disse...

E FOI NA DECADA DE 60, não se esqueçam deste pequeno detalhe, muito embora os esportivos e os prototipos produzidos nas decadas de 60/70 são os mais lindos ate hoje, opnião minha e alem dos carros não podemos esquecer tb do Rock que acabou no inicio dos anos 80.....
abs
Helio

ps. não sou saudosista não, eu sou é realista heheheheh

Felipe Nicoliello disse...

Leo,
Não, o GT 1968 apesar de ser singular, com detalhes únicos, eu não abro mão do GT 1969, pelas rodas, pelo painel e pela entrada de ar dianteira.
Rodrigo,
Fico feliz de ter alcançado o objetivo.
JM,
Com certeza, Puma é a Lambo tupiniquim.
Cesar,
Vc disse isso, revivi em minha memória de ter visto algo a respeito, mas consultei meus arquivos e não achei nada de 4R com persianas. Mas tem sim alguma coisa...

Mauricio Morais disse...

Belo trabalho, aliás o Marcelo Gandini, em minha nada modesta opinião é o maior designer de carros de todos os tempos, e acho que dificilmente será superado. é dele não só o Miura, mas o Countach, a Alfa Montreal, o Fiat X1/9, o dream car Alfa Carabo, etc, etc, etc.
O cara mudou a forma de desenhar super carros. E bertone levava a fama!

Felipe Nicoliello disse...

Concordo com vc Maurício, por isso não podemos esquecer de mencionar o nome do Marcello Gandini, um grande estilista, como eram chamados no Brasil, os desenhistas de automóveis na década de 60.
As vezes, a história é compactada e acaba sendo mudada ou omitindo os verdadeiros valores. Assim aconteceu com o desenho do Puminha VW, que por muitos anos foi atrabuído ao grande designer Anísio Campos, quando na realidade foi de Rino Malzoni.

Cesar Costa disse...

Felipe:
Se não me falha a memória "fotogênica" a Quatro Rodas fez um daqueles ensaios de moda com um GT4R dourado, com as persianas pretas no vidro traseiro, mas acho que na entrega aos ganhadores tiraram a traquitana...

Felipe Nicoliello disse...

Então César, na minha memória tb penso ter algo assim, mas procurei em todas as reportagens do GT4R e não achei nada. O que achei foi um estudo do Corcel GT com persianas, que acabaram não lançando. Alguém teria essa foto do GT4R com persianas no vigia?

Cesar Costa disse...

Minhas revistas estão "em trânsito" (mudando do sítio pra casa do meu irmão). Assim que a poeira assentar vou ver se acho.

Felipe Nicoliello disse...

Cesar, ontem falando com a Eliane, a Tesoureira do Puma Clube, ela disse que pegou todas as Revistas Quatro Rodas da época do GT4R e não encontrou nenhuma foto do 4R com persianas. Eu continuo na dúvida.