As tomadas de ar para o motor do Puma conversível (GTE Spider) quando foi lançado tiveram que estar em outro local diferente do Puma coupé (GT e GTE). Para isso a engenharia Puma colocou a entrada para refrigeração do motor no capô traseiro. Inicialmente no GTE Spider eram duas tomadas que mandavam o fluxo de ar para o compartimento interno do motor.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjicUaY5WpixPIuFh0veuXPNI4prrKhpdb2K3CjuQlAt7iTh-GASynHl3wgPYoxgYLLkiwDb3HPubFS4WuBSpCasCQ_pXXghtr1xYqORCLKYnP4DaHVWkYU-mdkJcfhzN5tiMRXNgrQy7hh/s400/1_GTE_Spyder.jpg)
Elas eram contornadas por um filete na cor preta e ao fundo uma tela de alumínio laminada na
carroceria.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgto4o2ma7LOho08VXvqx2V2lu8-pTrGpF9JJ11j0pmjewgA0wOxj5cAx3NI0p9nqqt04GOSiDrA7DyrTXD7V2gC_mZUVpK4-lA4ww9fOQsyQw_kAiQ0qVkSfYCnUnCSEMZHhUg4qQVw2Of/s400/2_Capuz_motor_GTE_spyder.jpg)
Mesmo com o opcional do
aerofólio, as tomadas eram no mesmo lugar.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEipTYTuAsiCeg6cS20YYOpz7tmSmeXXQjjLZTcWVrcDDxfjVNxj8YvNTMHWAPmewqdB0hbdChg71ktiuiMYRXeUqMOC1kPgw7H8m2YTiN0pI0z3uPsWAOMarihijiHAixbooexgwZrEXqN7/s400/3_GTE_SPIDER_1972.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEifMGOAXBImXYdGc8MGiNos0ZRMW0C2qq4isNvuCzo0EKh07-FLEDplhnRuaf61idS4lwgfNTHCXbHCPChjtTDfQYHqAVEE3QsO5f_NBi9aTxRhRcUMjE_rEwL7ihT1KLnq5AKApz_5QF3T/s400/4_GTE_Spyder_1972.jpg)
No Salão do Automóvel realizado em
dezembro de 1972, a Puma apresentou as novas
carrocerias para o Puma de 1973, com muitas diferenças nas proporções, mais nítidas no modelo
coupé (tubarão).
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEi35xISEskBgoJi3itzyBZEiIRZMOihqEJ0YIj8owOqPFRwXosGEFu_QEXrRkDFdfChOMjbYzt3pi1fG1w8ROFQRcolcqry1MtAu0yF319pfW3WprsDF_bqE5fYRs_21twYhLS5_q0Go6zQ/s400/5_GTS_1973_SAL%25C3%2583O.JPG)
No novo
GTS 1973 - novo nome do Puma conversível - a tomada de ar passou a ser única no
capô traseiro. No mesmo formato e sistema, apenas maior por serem unidas as duas tomadas anteriores.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjioHv-ZIwTu8Sus3rYxJvRakeWbWFoGPjoK_PxXMahk8AnxZnWZxi14vlZwo2i59yRSb6dwxifMZ0IQXbSQ2btenUr8A0mKdMSJ8mpUrdDkjWI_9VdkC9lXPCJ3M9QN5ugQoQXb_KbqUvt/s400/6_Puma_GTS_1973.JPG)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgERruWvSIYtifMBt24oP8dQCSfn-y9Ch9qe6BACfimjHuz6JygNDPJFZfDQ5onSvee2Zi2cZMe18jJegiIGbPGG2-5WAXHajAjhSLwv7pLGMek3LPbnXhGhiuIbjPyA4y5GYU5hzKoNQou/s400/7_GTS.jpg)
O sistema de fluxo de ar do modelo Tubarão considero mais eficiente, porque o ar entra quase
direto na traseira da caixa de ventilação dos cilindros (capela). No conversível até 1976 1a. série, o ar percorre todo compartimento interno do motor para chegar na entrada da ventilação forçada. Por isso a manutenção da borracha que isola o compartimento do motor do conversível, da parte baixa e externa do motor é muito importante, para que o ar quente que passou pelos cilindros e foi expulso na parte externa inferior, não entre no compartimento interno do motor, para não ser levado novamente a "capela" e fazer a refrigeração com ar quente, não refrigerando nada.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEh_DceWAfPlVxGEVnrBEm17Lswb8ee6X2OXzebdNBLrom6JrZG1gTZmP91l1MbuqcsCy8yflLQWugaRHT4fFY1tPwyIZ3olpALwnhLL3QdNXFHgQEvzzX3fAizmxL2Y9TwUvxIH3iwHMe8E/s400/8_GTS.JPG)
Em 1976, as novas
carrocerias adotam nova entrada de ar e novo sistema de ventilação. Agora os dois modelos
Coupé e Conversível utilizam o mesmo método.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhpf4-c0PtIi4b-EZvCuAC8ieeGYTavXJ6cXG7u2bvPD9xKefonPCm5ZKk7KZX0-3Uf26PVkVsv5YuhrA9-tEI_eMirxO7m3-8H0GW-oW5tqn4YMQ4IiKZSg-CZ-R0gYdZ3OTF2EeUsGV89/s400/9_GTS_1976_2.JPG)
O local de entrada ficou mais para o centro do
capô e
adotava duas grades de filetes metálicos pintadas em preto fosco
automotivo.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEh7wxoFDG4EKZY7js08Pye1wVVSydtQWZNy0vS1Hd1ueabXr-Z7HYq5sJ84c8cvJpG4F37Sqgu0kMlQZlflO5v60K_5IX5Y20wYye1Zoh5N_o-ual6dGXWXC3NBheFSlTnDRphOrShhXzIs/s400/10_GTS_1978.JPG)
Mais tarde, para facilitar a produção, as grades eram
confeccionadas em plástico
ABS preto.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiJBNGfpKN7EHzefCOlCvxwbqFpIJNVqzKpsPrXNNmoWQOvIcicX4eG5nyUf7gG-CL80eg1QGfLgtz4X88ShIv-27NSqqPYQ1UqEnWISG-v0PoIpKaJQx-GHPmssmWj3mnHj05RoSJLnR4f/s400/11_GTS-7.JPG)
Elas eram de fácil instalação, fixadas por pequenos parafusos pretos nas extremidades, dando um acabamento requintado ao carro, além de exercerem bem suas funções.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiBZ7y36j2MTIO4ek0uV9c1XFNsB_SPK7Ejc2R1y7T4U2vGNLnEuvsCR6oBNJTTwaNUP3pK3yUXrwAlCDjUxNootXrybO85Uyk4CWLSd1MuonZe_b0bCaGyQv3KjqTUqUmqn47DN0hxP731/s400/12_GTE_1978.JPG)
Na foto abaixo vemos o local onde são encaixadas as grades das tomadas de ar e seu formato, com duas aberturas no alto do
capô.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEh31COSW-QXzZodcxcgxD4YmBeDmjQq31zGvOUJqjvh_JP9IXIlWaHuX5yqT5xGb8UnUXs3QgtrcRjMvGFsWP_XKRwA9PJYSlAhEUMf9ar-Io9s4ciHIwmJk62IAq1aGZvZAuBgH9sjYbfO/s400/13_GTS_78.jpg)
Depois de pintado o veículo, a parte interna da placa
direcional do ar era pintada de preto fosco
automotivo, como na foto abaixo. Pintava-se também de preto fosco o centro entre as duas grades (divisória), para que depois de instaladas as grades, não apresentasse a divisão. Na foto ainda não foi pintada.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjUHwsA76ltvZD3lWXGbTGyfwyzAG_3DWF73Ed7vnac0WEf5b55-wF5dKLxd-xuDK1RbPC8DtBklRh2pmVfHNp1wl04kStssH3Q5tNTsHzfdEgwiE12I8DbXc-33zjxcZtbqQuos2y7pM1p/s400/14_GTS.JPG)
Depois de instaladas as grades, com o centro pintado de preto fosco.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgFR-DOlaGuLbB1ZIgABQ_KyKo6PYZbHcq9kTGfSmJyHHybgyImIb4XA8Ya3NOF_Ka7Y9AS-I4nMWNb4boT0nwZ9KiqGG77YtNzOb4IaW1R55KG-iI2-ONF_zMgG0zhYAn_MMhu4Q1m9KjF/s400/15_GTS.JPG)
Na foto abaixo, vemos um Puma que não foi pintado o centro, aparecendo um tracejado da cor do carro, não muito bonito.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEi0DPe5l4jZvn6NKzA5eSygk3IkRmImtS9gLGeAoTg4ha8wG7HcjPzYhWwc3Zgy_frqwZAI6GtHZgegR09TBw3mcVFhTbndrwyZdtMqoavDD_rG3-x6xenNLUZgxHmHSA55DtryOJ1j9JwH/s400/16_GTE.JPG)
O alinhamento das grades eram no mesmo nível do
capô, sem estar ressaltado ou abaixo.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgx-K9NrzvPAR8KitGIfHMSx-TcirKcpq2kNvIiP5HZ-XY8hfwp_PG66cgtBNo1SKoj23j2fwgkihKSof3YMJjYvs2NzGeXsehySndfCVRVTCWhYS8S41_2WnNeL-Here5Fs7Ll-MdEK4rW/s400/17_GTE.JPG)
O funcionamento do sistema de entrada de ar do novos Puma eram mais eficientes que os anteriores
conversíveis.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhx5jU1Q8WDObXUMhZM8YP6KKDFQ-qDqiG9PXSJpzf35UBVNea6BuPY18VD2jhWfxsjfTWbEJ3pEoIwGqKmF8mAxvF9RWc6tSJe39Y_U3wfT-MDpgoMuJDU2LlQQzZzzlb-nsXNLglQoFGV/s400/18_GTS+na+Su%25C3%25AD%25C3%25A7a%25281%2529.jpg)
Como vimos anteriormente,
embaixo das grades existia uma placa que
direcionavam o ar a abertura no alto do
capô. Pelo lado interno do
capô podemos compreender melhor o fluxo do ar, que era dirigido por cima da "capela" passando para sua parte traseira, onde existe o local de captação do ar para o ventilador, que forçará este ir para os cilindros, refrigerando-os e sendo expulsos para baixo do veículo. O princípio é o mesmo desde o
projeto de
Ferdinand Porsche para o
Fusca, mas se não conhecê-lo, podemos fazer bobagem.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjEfFs_dJRL_jKvA-eefObO9_E8EnE9nIE6tLDvCfTMFqpIq6FFrIqhDV06aZ6XGS3KY1bWnLRVuDj3Hsn0LcBJs5SaCUOjKzlUignfbGGOS34Ym-sJZnUnoWA_ZokNEebV28GK5FWa6eca/s400/19_Tampa+motor+GTS+1978+parte+interna_entrada_ar.jpg)
No Puma P-018, como nos
AM1,
AM2, o sistema
adotado era o mesmo dos modelos
GTE,
GTS, que passou o mesmo para o
GTI,
GTC, que acabamos de mencionar, com o mesmo sistema e as mesmas grades. Muda apenas nos modelos
AM3 e
AM4
Coupé, que tem uma grade de saída de ar, ao invés de tomada, afinal utilizam motor (
AP 600 e 800) refrigerado a água. Curiosamente o Puma
AM4 Conversível, também com motor
AP800, tem as mesmas grades dos
GTE /
GTS, mas suas funções são diferentes, elas captam o ar e mandam
direto para o radiador na traseira.
14 comentários:
Muito bem explicado,sem dúvida nenhuma.
Otima materia...
Felipe
Tenho a mesma sensação que vc quando comenta que a carroceria do PUMA GTE até 1975(Tubarão ) ,proporcionaria uma melhor tomada de ar para o motor.
A propria anatomia da carroceria, com suas entradas de ar seria responsavel pelo fato.
No modelo GTS - 1976 , que ainda mantem a traseira mais inclinada que os posteriores , tb dá a sensação de melhor ventilação .
Parece que estas "impressões"não causaram transtornos maiores no sistema de ventilação .
De toda maneira , a matéria está bem ilustrativa e muito intuitiva.
Parabéns.
Walter Ramos
No meu Puma 78 o meio da fibra onde as grades se encaixam não foram pintadas de preto automotivo, estando da cor da carroceria.
Uma maneira de contornar isso é retirar as grades, aplicar fita adesiva preta no local e instalando por cima as 2 grades novamente.
Ainda não fiz isso apenas por preguiça de ter que retocar de preto a cabeça dos parafusos, que sempre acabam marcados pela chave Philips.
Santa preguiça hein, Sandro!
Como gostaria de enxergar essas grades de alumínio produzidas na ferramentaria da Puma. Ronaldo e PS podem falar mais destas, em post passado já tivemos falando disso.
Abraços
Stael Alves
Felipe,
Gostaria de ver uma postagem sobre o conjunto da entrada de ar frontal, com a explicação sobre as borboletas que existem abaixo do painel.
Abraço
Muito obrigado Afonso, Luby e Walter.
Anderson,
Veja em http://www.pumaclassic.com.br/search/label/Ar%20Interno
0la. pelo que observo na tampa do motor que esiste um asautor porque o ar quente que acumula dentro do motor tem que sair ok oque funciona melhor e o espartano 1972 que o ar entra pelas laterais e sai por sima da tampa e debaicho do parachoque.
Beto,
Acho que vc está fazendo uma confusão tremenda ou eu não entendi.
O compartimento do motor é isolado e lá só entra ar frio, para ser puxado pela ventoinha da caixa. O ar quente está depois que passa pelas camisas e sai por baixo, por isso o Puma tem aquelas aberturas na saia traseira, para melhor fluir o ar quente que passou pelas camisas. Agora exaustor? Não entendi.
ola turma decupeme se eu tiver errado mas tenho um puma gte 1972 que esta em reforma a um bom tempo ele tem entradas de ar nas laterais tubarão a tampa do motor e aquéla grande com duas gradinhas e na parte de sima e debaicho dos parachoques traseiros tem uns furos redondos quando o motor esta quente os gases saem tipo evaporação por sima da tampa e por baicho dos parachoques é oque observei. um forte abraço a todos
OLA AMIGOS.gostaria de fazer uma observação para rematarmos as duvidas . acho que as tomadas de ar do puma tampa traseira e os furos de baixo do para choque traseiro faz as duas função.CAPITA E EXAUSTA.capita em quanto esta em movimento e exausta em quanto ta parado. um abraço de puma a todos.
Meu puma tem a grande de alumínio!!
Olá amigos venho tirar uma duvida pois não compreendi muito bem, o puma que saiu com as entradas de ar duplas no capô traseiro, foram produzidos de que ano a que ano? Só saiu no modelo gte spyder ou saiu em pumas gts também? Desde já grato!
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