sexta-feira, 20 de maio de 2011

Rodas - Polimento ou diamantação?

Gostaram da roda acima? Ela foi polida, como manda o conceito.
As primeiras rodas Puma era de uma liga muito leve chamada de magnésio. O magnésio é um material que como a prata, depois de um polimento fica brilhante, mas muito mais sensível que o material nobre, porque qualquer umidade ele perde o brilho. Em compensação é muito mais rígido que a prata. A grande virtude do magnésio na composição das rodas é sua rigidez e leveza, material extremamente leve, diminuía o peso não suspenso do automóvel, aquele em a suspensão não atua. Seus problemas era o alto custo, não segurar o polimento e em uma quebra não receber conserto. Magnésio não pode ser remendado.
Então, a solução encontrada pelos fabricantes foi uma liga a base de alumínio e outros componentes chamada de antálio. O antálio apesar de ser mais pesado que o magnésio, não perdia o brilho rapidamente, o polimento dura mais de três meses, sendo que para voltar a forma normal de brilho, apenas um polimento manual com produto específico, sem grandes esforços. O magnésio tinha que ter braço para passar o Brasso (melhor produto para polimento dessas rodas). As rodas de antálio já vinham polidas de fabrica e era só manter o brilho, pelo menos a cada seis meses. As de magnésio vinham em estado bruto, sem polimento, aí tínhamos que mandar especialistas fazerem o serviço com as máquinas manuais politriz.
A diamantação é um processo mais moderno, desenvolvido para substituir o polimento, que as cada dia perde-se profissionais nesse serviço, por ser extremamente trabalhoso. Mas para ser eficiente o material das rodas mudou, agora são basicamente de alumínio puro.
Na diamantação as rodas recebem uma pintura para depois serem usinadas em torno especial. Na usinagem é removida a pintura e parte do material da roda, aparecendo o alumínio usinado que por si só é um material brilhante e nesse trabalho ganha mais brilho. Depois desse processo a roda é lavada para retirada do óleo utilizado na usinagem e qualquer outro agente existente, para deixá-la limpa, sem gorduras, porque o próximo passo é a aplicação de um verniz especial em pó, que é levado ao forno para aderência e cura do material.
Aí o que acontece quando aplicamos o processo em uma roda de antálio, onde o material não é próprio para o processo? Riscos, que são nítidos quando o polimento cai de performance e...
... E manchas nas rodas, que nada mais é que o verniz se soltando da roda pela falta de aderência, já que este foi desenvolvido para rodas de alumínio.
Essas manchas que vêem na roda abaixo é a película do verniz se soltando e o prazo para que isso aconteça após a diamantação não é grande, de três a seis meses, se não levar xixi de cachorro.
Aqui uma foto nítida dos riscos efetuados no torno, por causa do material que não é puro alumínio.
Uma roda diamantada e sem muito brilho, como é muito comum vermos. A roda polida gera um brilho muito mais intenso.
Se sua roda foi diamantada, terá que levar em um profissional polidor, para que arranque o verniz e faça o polimento para sumir os riscos do torno. Só mesmo polindo com máquina.

10 comentários:

ramoswr disse...

Felipe


Surgiu uma duvida e gostaria de seu esclarecimento:
- De que material será a roda do meu
GTE/75 - Magnésio ou Antalio ?
Já vi que o tratamento correto é polimento e não diamantação .
Vale para os dois tipos de material?

Saudações

Walter Ramos

Anônimo disse...

Quando fui arrumar as rodas de meu Puma fiquei na duvida do que fazer, pesquisei no ORKUT comentarios do pessoal e levei para fazer polimento e chegando no local vejo uma roda de puma diamantada toda comida nas bordas trabalho muito mal feito de diamantação que o profissional do polimento teve que fazer milagres. Graças a Deus minhas rodas foram somente pintadas de cinza e nunca polidas e diamantadas. 100% POLIMENTO

Abraços

Leandro
PUMA GTE 1977

Anônimo disse...

Alguem poderia indicar um BOM profissional em SP capital que execute esse tipo de serviço???


Obrigado, Theo

Deni disse...

Felipe,

Ótimo post. passei o sábado e domingo polindo as rodas a mão, mas ainda preciso pintar.

Sabe exatamente qual a cor? cinza médio parece meio genérico e permite um leque grande de variações por parte das lojas especializadas... você tem alguma especificação ou código?

Felipe Nicoliello disse...

Walter,
Suas rodas são antálio, mas mesmo que fossem magnésio, qualquer um dos dois tipos de material devem ser somente polidas, nunca diamantadas.
Leandro,
Um bom restaurador é antes de tudo um excelente observador, parabéns.
Theo,
A pessoa a quem confio nesse tipo de serviço é o meu amigo Henrique do Ipiranga:
SHOW DE RODAS
Rua Antonio Marcondi, 706
Tel.: 2274 3628

Deni,
Infelizmente não tem nenhum código dessa cor, porque na realidade essa parte da roda não era pintada e sim o estado bruto do material sem nenhum tipo de polimento. Mas tente o Cinza Basalto Fosco 88 da GM, código Wandalac 5076, que fica bem próximo.

smarca disse...

Ops! Agora não entendi:

" ... essa parte da roda não era pintada e sim o estado bruto do material sem nenhum tipo de polimento. "

Se o Deni está perguntando sobre a parte pintada da roda, o tal cinza médio (anotei o código para futuras intervenções nas minhas rodas) de que parte o Felipe está falando?

Dúvida total!

Felipe Nicoliello disse...

Sandro,
O miolo da roda, aonde não existe o polimento, onde ficam os raios...
Nas rodas do 79 em diante, que tem os raios polidos, o miolo era pintado de preto fosco automotivo.
Nas anteriores, assim como as de magnésio, o miolo que aparece como cinza, era os estado bruto do material. Uma exceção existe nas rodas "bolo de noiva" do Puma GT 1969, essas eram pintadas de alumínio uso geral, inclusive a banda, não tinham partes polidas.

smarca disse...

Péra! Deixa eu ver se entendi:

As rodas do meu Puma 78, parecidas com estas do post mas com os gomos arredondados não devem ser pintadas?

Deveriam ser apenas, digamos, jateadas?

Felipe Nicoliello disse...

Sandro,
Se vc jatear vai ficar cinza claro aparecendo um pouco de brilho, afinal na composição do material da roda existe alumínio e o jateamento é uma limpeza da camada superficial do material. Quando a roda sai do molde injetado, o material fica um cinza com aspecto áspero, depois ela vai para o polimento nas partes pré determinadas e o restante ficava como saiu do molde.

Fernando Floripa disse...

ola, comprei um jodo de rodas cruz malta do puma 1973 gts e ao levar para restauração foi verificado que uma delas apresenta pequenas trincas em duas da pontas da cruz, uma trinca de cada lado da ponta quando vista por trás... o rapaz disse que não se deve mexer neste caso pois a trinca pode aumentar... é verdade? não possui conserto? e risco de quebra? desde já grato pela atenção