terça-feira, 22 de junho de 2010

História - Secagem da fibra

Muitos já viram fotos de carrocerias de Puma empilhadas e nem sempre sabem o motivo. Já ouvi falar até que eram carrocerias pintadas a espera da secagem, um absurdo!!!
O material que era fabricada as carrocerias do Puma, compreende a resina de poliéster, reforçada com fios de vidro entrelaçados (a fibra de vidro). Ao longo do tempo, o processo todo passou a ser chamado apenas de fibra de vidro. Esse material é facilmente modelado através de moldes em negativo, que normalmente também são de fibra de vidro, mas podem ser de outros materiais, como silicone, fórmica, madeira, gesso, cerâmica, etc., tudo depende da peça e do resultado a ser obtido. A resina de poliéster é aplicada sobre o molde, depois coloca-se a manta, fios entrelaçados ou tecido de vidro, que é impregnado com mais resina. A espessura da peça desejada vai ser atingida na quantidade de camadas dessa operação a ser realizada. Depois de aplicada, espera-se a quase catalização da resina para o corte das rebarbas. Com a catalização parcial, depois que a resina endurece e não está mais pegajosa, a peça pode ser retirada do molde, para despregar e facilitar a futura retirada por completo, devendo ser colocada novamente no molde para a catalização total, evitando assim que se deforme, porque ainda está em processo de cura, podendo sofrer retração. Com a catalização total, a peça é retirada do molde e vai ficar no tempo por cerca de 4 a 5 meses para cura completa do material, não sofrendo mais nenhuma alteração, estando pronta para receber o acabamento final.
O processo envolve uma série de fatores e materiais que precisaria de muitas linhas para explicação, pois envolve diversas alternativas, como finalidade do produto, tamanho e acabamento da peça. Existem tipos de peças que já saem prontas do molde, que para isso é utilizado materiais específicos e nem todo tipo de peça pode ser fabricada nesse processo. Existem outras que são fabricadas com molde positivo, como as pranchas de surf, que recebem as camadas sobre uma peça de poliuretano (shape), que vai fazer parte do produto e dar o formato da prancha, para depois receber o acabamento final. Aqui falei apenas a grosso modo para vocês entenderem o processo de fabricação de carrocerias de veículos e saberem porque estas carrocerias de Puma estão empilhas no fundo da fabrica.

Um comentário:

paulo galluzzi disse...

Felipe,
Essa foto me fez lembrar quando passava por cima do viaduto no Ipiranga ao lado da fabrica da Puma e dava pra ver as carrocerias secando ao lado da linha ferrea,e eram muitas.
Abraço,
Paoluccio.