sexta-feira, 11 de junho de 2010

Ar interno Puma GTE/GTS (3)

Complementando a publicação sobre o mecanismo do "Ar interno Puma GTE/GTS", falo agora sobre o botão de comando.
Desde o primeiro Puma de 1968 contava com o sistema de entrada de ar para o interior do veículo, através de saídas de ar sobre o painel, comandado por dois botões localizados no painel, um em cada extremidade. Esses botões quando puxados fazem a abertura da válvula de passagem de ar, que está embaixo do painel. O que fazemos quando acionamos o botão, estamos puxando por meio de cabos o venturi da peça, liberando a passagem de ar.

E o cabo que puxa o sistema é o mesmo utilizado no afogador do VW Sedan, só que encurtado.


Apesar de ter mudado o painel do Puma em 1973 e os botões em 1974, o sistema permaneceu o mesmo.


6 comentários:

branquinho disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
branquinho disse...

Felipe, junto ao mecanismo da válvula de ventilação tem uma saída para uma mangueira, deve ser para escorrer água... pra onde vai essa mangueira?? Abraços

smarca disse...

O lado bom da Puma ter utilizado diversas peças de outras montadoras em seus carros é ainda são possíveis de serem encontradas, aqui e ali.

Já as peças fabricadas pela própria Puma ... melhor nem falar, melhor não quebrar senão só construindo ou re-construindo.

É o caso, por exemplo, dessas válvulas de ar debaixo do painel.

Aluisio disse...

Aproveitando o gancho sobre utilização de peças de outras montadoras, eu pergunto, de qual carro seria originalmente este cinzeiro preto no console do 73/74?

smarca disse...

Aluísio, ele me parece ser o cinzeiro traseiro do Opala Coupê.

Só que nos Opalas eles eram polidos, até onde me lembro.

Aluisio disse...

Isso mesmo Sandro, agora que você disse eu me lembrei. Preciso de um deste para o meu, agora sei qual procurar.