segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Reportagens - Motor 3 - Um Rali visto por dentro

Hoje trago a reportagem enviada pelo meu amigo Rubyo Tauscheck Becker, da extinta Revista Motor3, de julho de 1981, sobre a disputa de um rali.
"Um Rali visto por dentro" escrito e descrito por Giu Ferreira, mostra a primeira experiência de um repórter em um rali. Com a ajuda de nomes famosos do mundo automobilístico, Giu descreve tudo sobre um rali de regularidade oficial. Claro que ele só poderia estar a bordo de um Puma, da equipe do Mário Figueiredo com assistência técnica da Puma. Não era uma equipe totalmente oficial, afinal os carros eram do Mário, mas tinha todo apoio da fabrica e quando terminava uma etapa, os carros eram levados para a Puma, desmontados e verificados todos os itens, anotando-se os pontos frágeis e corrigindo-os. Um laboratório para a fabrica, que tinha no rali, um verdadeiro teste de durabilidade e comportamento.
Quer queira, quer muitos não queiram, a Puma sempre esteve ligada a nomes importantes da indústria e automobilismo. Se as pessoas que trabalhavam na Puma, direta ou indiretamente, ainda não eram famosas, acabavam se tornando. Chefes de equipe, pilotos, engenheiros, desenhistas, artesãos, mecânicos, modeladores, etc., sempre existiu a ligação da Puma com nomes importantes do meio, tanto que muitos dos ex-funcionários foram trabalhar nas grandes montadoras ou empresas importantes, com vagas garantidas. E nessa reportagem constatamos isso, todos aqui citados são pessoas muitos importantes no meio de competição do rali no Brasil.



4 comentários:

Rinaldi disse...

Felipe

Voce notou que na ultina foto "de traseira" tem um espelho do lado direito, o que não aparece em nenhuma outra foto?....

abs

Anônimo disse...

Comentário do José Luiz Vieira -JLV- no quadro final à direita.

(Ronaldo)

Felipe Nicoliello disse...

Interessante sua observação Rinaldi, não deve ser o carro do Giu, porque todas as outras fotos são do carro dele.
Isso comprova aquilo que canso de falar, que não se usava espelho do lado direito, não havia tanta necessidade. Só veio a se tornar essencial alguns anos depois.

Ronaldo, realmente muito interessante o depoimento do José Luiz Vieira, mostrando a qualidade do Puma Rali até no asfalto. E que belo motor ele tinha...

Dr. JMM disse...

felipe, sera que a foto em comento não tá invertida não? (espelho?), como era costume na época.