sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

PUMAKIT - Manual de Instruções

Um dos produtos fabricados pela Puma era o PUMAKIT, uma série de equipamentos para motores, cambio e suspensão da linha VW. Esses equipamentos inicialmente foram desenvolvidos para equipar os veículos Puma, logo a procura para a instalação em outros carros com a mecânica VW foi tão grande, que a Puma lançou a linha Pumakit, entre 1969 e 1970.

Um dos produtos da linha Pumakit era a dupla carburação. Logo se tornando o mais famoso da linha, porque não existia dupla carburação para VW a ar no mercado. Claro que os comandos P2, P3 e P4 acabaram virando história, de tão importantes que foram naquele tempo, mas em um primeiro momento, a dupla carburação Puma era a febre da moçada, sendo tão popular quanto os escapamentos esportivos e rodas de magnésio.

Quando a pessoa comprava um kit de dupla carburação Puma na concessionária, recebia junto um excelente e completo Manual de Instruções. Porque a Puma sempre se preocupou com a qualidade de seus produtos e não queria vê-los mal instalados, denegrindo sua imagem. Uma empresa com essa preocupação, em plenos anos 70, onde não existia a atual lei do consumidor, isso representava a boa visão empresarial que a Puma tinha.

16 comentários:

Leo Gaúcho disse...

Chique, chique e chique!!!!!Tô preciando de dois coletores destes, se alguém tiver por favor entre em contato comigo!!!flach.leo@gmail.com.

Dr. JMM disse...

leo, conhecemos esse catalogo...hehhehhhee
ou é irmao gemeo.
por falar nisso, os carburantes ja tem local pra ir viu? hehehehe

Leo Gaúcho disse...

Putz, quanto mais penso que vc esqueceu, mais vem vc lembrar!!!!

Dr. JMM disse...

hehehhehehe. nem vou comentar.

Fernando Portilho disse...

Léo,
Caso localize os coletores, por favor me avise, como lhe disse antes, também estou na "captura" para a GT 69.
Abraço, Fernando Portilho.

saruê disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Alex disse...

Felipe, muito bom este material, desconhecia a existencia do manual.

Saruê pererê;

Vendo seu post, respondo com outa pergunta. Quem te afirmou que a Puma não prezava pela qualidade dos seus produtos?

Leo Gaúcho disse...

KKKKKKKK, esse Saruê só me faz rir!!!!
Teu Puma deu problema Saruê quando tirou da concessionáriia?

Alex disse...

Leo, pelas palavras dele concluo duas coisas: ou não tem um Puma e deseja muito, pois fala de pomposa herança e nao sei o que, ou anda dando muito, já que aqui ninguém da em nada como ele falou, hahaha

Agora voltando ao assunto do manual, verifiquei que era destinada para vw 1300 e 1500cc. Existiu algum catálogo para os motores maiores, 1800cc, 2000cc?

Felipe Nicoliello disse...

Leo e Fernando,
Sei bem que estão loucos atrás desses coletores, se achar um pelo menos, mando duplicados para vcs.
Alex,
Deve existir, mas eu nunca vi.

smarca disse...

Para aprender: o que existe de especial nestes coletores Puma que é diferente de outros coletores Puma?

Alguma característica especial?

smarca disse...

Fui ver o código dos meus coletores de admissão e é diferente deste do artigo.

O código é 302.129.055. Tem a marca Puma fundida em alto relevo e só dá pra ler totalmente o do lado direito. Mas o do lado esquerdo parece ter o mesmo código, diferentemente dos códigos VW, um para cada lado.

Felipe Nicoliello disse...

Sandro,
Os primeiros coletores código Puma 002.129.025 eram feitos artesanalmente, nada de especial,não eram fundidos.
Os coletores com a marca Puma fundida vieram após 75, com mesmo código 302.129.055 desde 1970.

smarca disse...

Legal.

Sabia que o motor do meu Puma era o original dele pelo certificado do Rossatto.

Sabia que meus carburadores com venturi de 26 mm estavam corretos, bem como todos os gicles que verifiquei pessoalmente, já que desmontei a dupla carburação eu mesmo, a remontei, troquei algumas coisas (juntas e válvula de agulha), regulei, etc.

Sabia que o acionador, depois que você esclareceu aqui no blog no ano passado, era o original dele.

Sabia que o alternador (e não dínamo) foi montado pela Puma a partir de 1978.

Só não sabia sobre os coletores. Agora sei.

De não original fica a ignição hall, o distribuidor com avanço à vácuo, a bobina 067 e o comando de válvulas.

De resto tá tudo como saiu de fábrica, sem folga no volante do motor e sem consumo de óleo ... exceto os cromados, eu sei!

Leo Gaúcho disse...

Alex, faço das suas, minhas palavras:não deve ter!

Sandro, os coletores além de feitos artesanalmente, possuiam apenas uma entrada, ou seja, o cabeçote VW de entrada simples.Isso utilizado apenas nos motores 1500 e 1300 que saiam da VW com entradas simples.Mais tarde, quando do lançamento do motor 1600 foi adotado o cabeçote de entrada dupla, culminando na adoção do coletor fundido que é este que seu Puma utiliza.

Felipe, se aparecer um, será exelente!!!!!

Daniel Pardo disse...

Tudo muito bem explicadinho nos mínimos detalhes.

Hoje já tem quem faça os coletores para cabeçote de entrada simples, mas ai tem de diversas procedências.