quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Curiosidades - Roda Bolo de Noiva 15"

A roda modelo "Bolo de Noiva" de magnésio aro 15 polegadas foi encontrada na feira da Estação da Luz pelo meu amigo Dario Faria, como ele mesmo disse: "Uma roda rara e cara...Com a medida de 15 polegadas e valor pedido pelo vendedor: R$ 2.500,00 uma grana!"
Essa roda foi fabricada pela Scorro para os modelos VW Sedan, que vinham originalmente com rodas de aro 15", assim o proprietário não precisava trocar os pneus. Também fabricada em tala larga 7 x 15 ou 8 x15 para utilização em buggys, como rodas traseiras. Na foto abaixo sua concorrente na época, a Fittipaldi 5 gomos, com aro 15", uma das mais lindas rodas fabricadas.

11 comentários:

Dr. JMM disse...

Felipe, essas rodas ainda são fabricadas, em réplicas pela RMRODAS, em São Paulo, e tem até aro 13 e 14", salvo engano. Antigamente, havia até aro 15".
Segue o link: http://www.rmrodas.com.br/imagens/grandes/28.jpg

Felipe Nicoliello disse...

É JM, mas 15 eles não fazem... Não esquecendo que as rodas do carioca são bem mais pesadas que rodas de aço e de alumínio, imagine em comparação com as de magnésio!

Leo Gaúcho disse...

Tô na caça de pelo mesnos duas destas!!!!

thiago disse...

As rodas que essa RMRODAS fabrica são boas? Já vi várias vezes falarem na internet dessa marca e talvez um dia compre pro meu futuro antigo. Preciso de opiniões.

Dr. JMM disse...

Thiago: Já vi dizer que NÃO SÃO BOAS. A liga, que não sei qual é, são muito "porosas". Aqui em BSB, um colega mandou fazer umas "fuchs", e deu uma borrachada com gosto e a o miolo "girou", descolou do aro.
Salvo engano, o Léo Gaúcho, tem as fotos.
Felipe: Confere. Seria o caso de se comprar, se não fosse encontrada a original. Mas eu nem sabia que existiam estas aro 15" de época. Ah, tb nem sou tão velho assim né véio. Isso é coisa pra quem "viu e viveu". hehehehee
Se me xingar no email, eu boto aqui, falow?

Felipe Nicoliello disse...

Meninos,
A roda da RM são boas sim e nem todas as réplicas de rodas são fabricadas pela RM. O problema é o seguinte, para se fazer uma roda de liga, necessita de um molde injetado que custa muito caro. O Carioca faz pelo processo artesanal de molde em areia, com um custo bem mais baixo, mas um processo cheio de falhas. O primeiro é que o material é despejado e não injetado sobre pressão e para não ficar com bolhas, ocasionando possíveis quebras, o Carioca enche com muito mais material, criando outro problema, a roda, apesar de ser de liga de alumínio, fica bem pesada. Não compromete para andar como nossos carros andam, mas se for para pista ou veículo que roda muitos kms diários, haverá um desgaste maior no conjunto suspensão/pneus, em virtude do peso não suspenço ser maior que o projetado. Agora para desfilar, fazer passeios e viagens, não há nenhum problema. Outro problema é o acabamento de quando sai do molde, mais grosseiro que no molde injetado, mas isso a gente nem fica sabendo, pois é problema de linha de produção.
JM,
O importante não é ser jovem e sim estar tudo funcionando. É como nossos antigos, não andam tanto como os modernos, nem oferecem um conforto similar, mas dão conta do recado em todos os quesitos. Deu prá entender? Então vai!

Leo Gaúcho disse...

Hehehe, esta de tudo funcionando...

thiago disse...

Valeu pelas dicas Dr. JMM e Felipe.

Anônimo disse...

Olá Felipe.
As rodas do seu PUMA são da RM?
As 4 tem a mesma medida (6 ou 7 pol.?)?

Felipe Nicoliello disse...

Aluisio,
Não tenho rodas da RM, as minhas são originais, com 5,5" na dianteira e 7" na traseira, as medidas usuais na época. Os pneus eram 165x14 na dianteira e 185x14 na traseira, hoje não mais fabricados, sobrando somente as medidas 165/70x14 (Renault Clio) e 185/70x14 (Chevrolet Opala/Caravan) ainda fabricados. Lembrando que essas medidas eram para Puma com chassi Karmann Ghia, até setembro de 1975. Depois passaram a ser rodas modelo raios de 6" pneus 185/70x14 dianteira e 7" pneus 195/70 traseira.

Anônimo disse...

Ok entendi, eu perguntei porque acho muito bonitas as suas rodas e como eu vi no folder da RM um modelo idêntico, achei que fosse deles. Estou procurando algum modelo legal para o meu "Tubarão". Um abraço.