terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Reportagens - Autoesporte - 1978

Enviado pelo meu amigo Henri Dainton Biedermann, a reportagem da Revista Autoesporte n° 164, de 1978, traz dois novos concorrentes do Puma, em teste comparativo.
Interessante porque falam sobre tudo, até aerodinâmica. Três coisas que sei que vão comentar, e já respondo. 1) O volante de dois raios do Puma saiu até 1978, inclusive existem alguns Puma 1978 com painel injetado, aquele dos botões de três teclas, e com volante de dois raios. O volante de três raios só saiu no final do ano. 2) A maçaneta de botão em substituição da maçaneta de "patinha" também veio em 1978, em algum momento, sem contudo ter relação com outras inovações e sem registro da data correta. 3) O espelho retrovisor do Puma da reportagem não é original, leia-se na matéria, que o carro cedido para a Autoesporte tinha 20 mil quilometros, portanto um veículo usado. Ele tem até o espelho do lado direito, coisa que Adamo e nem Bianco tem nas fotos, porque não era obrigatório e não se usava, apenas os "play-boys" adotavam.
Podemos ver que os três modelos são basicamente iguais na concepção mecânica e de equipamentos, feitos sob a mesma base e dirigido ao mesmo público, sua escolha recaía no gosto pessoal, conforto e preço.
Até na aerodinâmica, ao contrário da impressão passada pelos desenhos, os três tiveram resultados parecidos.
Interessante comentar, que o Bianco não usava a plataforma do VW Brasília, como o Puma e o Adamo, mas sim a plataforma do VW Sedan. Por quais razões eu desconheço e qualquer coisa que falar será uma especulação, somente Toni Bianco possa nos informar.

10 comentários:

Anônimo disse...

Prof. Felipe,

Tenho o fone do Toni.
Ele é mt reservado, mas ñ vai deixar de te informar.
Lembrando q foi recentemente homenageado:

- "...é um prototipista de primeira linha e mt rápido!"

Aos 70 anos mantém grande vitalidade.
(Ronaldo)

Anônimo disse...

Lembrando, ainda, q todos esses investimentos foram feitos com toda a sorte de limitações.

Tb estive com o Adamo, com o qual aprendí a prototipagem diretamente com o uso de fibra, somente.

Nunca houve um programa de apoio a estes empreendedores e o Miltão destacava sempre o caráter educativo destas empresas:

- "...muitos dos nossos -como o Engenheiro Pasini!- foram depois para empresas multinacionais."

Eu mesmo fui aprovado p/trabalhar na Engenharia da VW, c/o 'Eng. Günter Klaus', mas -forjado na idioma inglês- ñ aceitei, de bom grado, ter que usar a língua alemã no dia a dia: fui p/a Promec gerenciar um projeto (até então parado!) de combustíveis alternativos p/uso no transporte urbano...p/a EMTU. Lógico, com os contatos q tinha na Puma e GM fui logo recebendo todas as pesquisas da área, em tempo recorde.

Mas o mais representativo caso foi protagonizado por um técnico chileno q atuou como nosso dinamometrista de motores:

- "...em pouco tempo a GM valorizou-o tanto q ñ pudemos mantê-lo na PUMA!"
(Ronaldo)

Anônimo disse...

O Bianco tinha pouco 'head room' devido ao teto mt estreito, talves prevendo um posicionamento mais reclinado dos ocupantes e por ter vindo do protótipo 'FURIA':

- "...mas nesse comparativo mostra q tem muita visibilidade p/a frente!"
(Ronaldo)

Cesar Costa disse...

Veja só... Com nada de tecnologia digital como temos hoje, a AE fazia testes muito melhores, que os atuais...

Felipe Nicoliello disse...

Cesar,
Pensei a mesma coisa, achei que só eu era chato com esses detalhes. Mesmo os testes da Quatro Rodas eram mais completos que os atuais.
Talvez seja economia nas reportagens ou a falta de interessados em testes mais completos.

smarca disse...

Somente o Puma tinha o chassi encurtado.

As bitolas dianteira e traseira variavam um pouco também entre os modelos. Achei curioso. Seriam as medidas das rodas, off-set inclusive?

E parece que o Puma do teste (usado) já tinha uma lâmpada queimada (a lanterna dianteira direita).

Ainda que a prestação de serviços seja equivalente entre os modelos comparados, pareceu-me que o Bianco acabou se saindo um pouco melhor no geral.

Felipe Nicoliello disse...

Sandro,
Vc não perde tempo.... Lâmpada queimada!!!! Só vc mesmo.
Realmente, nos números o Bianco levou pequena vantagem, mas entra em um Biando e depois me fala a sua opinião.

smarca disse...

Já entrei. Sou mais Puma, claro.

Além do que (gosto é pessoal, eu sei), nunca gostei muito do design do Bianco. Sou mais Puma também neste quesito.

Anônimo disse...

Interessante e oportuna a sugestão da revista, em 78:

-"...colocar a suspensão da Variant II!"

(nessa época, na Puma, já havíamos trabalhado c/a suspensão importada do 'VW 1303')

(Ronaldo)

GP Oficina Mecânica disse...

Muito boa reportagem...

Já tinha lido ela na resvista, eu tenho essa edição...

Gosto muito do teste de aerodinâmica, que mesmo sendo bem simples é uma coisa que não se ve hoje em dia...

Carlos Eduardo Szépkúthy