sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Exportação Puma

Fotos bem mais agradáveis que a publicação anterior, mostrando o carregamento na porta da fábrica, de uma das primeiras exportações Puma. Possivelmente no segundo trimestre de 1970, o carregamento nos caminhões "cegonha" foi festejado com muitas fotos e faixas, tamanha importância conquistada naquela época pela Puma, uma indústria nacional e ainda por cima de veículos, façanha pouco comum para a indústria automobilística brasileira, até pelas grandes montadoras.
Logo em primeiro plano, em cima da "cegonha", vemos um GTE Exportação, assim batizado por ter motor com mais potência. Era identificado pela faixa esportiva que vinha da frente do Puma, pela parte inferior, subindo no meio do carro, cortando o teto até o outro lado. Essa faixa se tornou um ícone de esportividade em Puma. A cor da faixa na maioria dos casos era preta, podendo ser vermelha em Puma na cor azul metálico e branca na cor vermelha.
Interessante a faixa colocada no caminhão "cegonha" com os dizeres: “ESTAMOS EXPORTANDO O PUMA - NUNCA DUVIDE DO BRASIL”. Propaganda para a Puma, mas também uma mensagem nacionalista, muito comum naqueles tempos, onde o governo militarista impunha o nacionalismo a todo custo, divulgando a frase “Brasil, Ame-o ou Deixe-o”.
O caminhão "cegonha" era o valente FNM, fênêmê para os íntimos, um peso-pesado na época, fabricado por uma indústria brasileira.
Já pensaram uma carreta dessa carregada com nove Puma zero quilometro? Hoje seria a felicidade de muito "marmanjão".

4 comentários:

Dr. JMM disse...

FNM, não por um acaso, signifcava Fábrica Nacional de Motores. Algo mais nacionalista???? hehhe
Esse GTE exportação, tinha uma tampa do motor única. Lindo demais. Pena que não bolaram algo assim na releitura dela em 80 né?

Leo Gaúcho disse...

Aquela ultima, na plataforma superior da cegonha, ficou aqui no DF, correto Zé???(rsrs)

Dr. JMM disse...

hehehehehee...

Anônimo disse...

Ñ eram só os outros carros e caminhões q ficavam mt antiquados diante do Puma.

No Salão de 74 o MiniPuma contrastava fortemente com os outros veículos próximos, ônibus, etc.

Hoje vemos que quase todos acreditaram no caminho do bom design: ...para ñ ficarem mal diante da concorrência!
(Ronaldo)