terça-feira, 17 de março de 2009

MADE IN BRAZIL

Com o lançamento do modelo GTE em meados de 1970 e com contratos de exportação, a Puma adotou um adesivo em seus carros: MADE IN BRAZIL. Ele era colado no vigia, ao centro da parte inferior. Ver um veículo no exterior com essa frase era um grande orgulho para nós brasileiros, porque nas décadas anteriores éramos massificados com os dizeres made in USA, na quase totalidade dos produtos importados. Abaixo foto do adesivo do GTE 1970 amarelo que foi fotografado por George Love para a Revista Quatro Rodas de outubro de 1970. Em 2005, eu e o Alex Zanolla, de Passo Fundo-RS, fizemos a reprodução do adesivo exatamente como era, letras, dimensões e pequenas diferenças entre as letras, porque na época era tudo feito à mão, com escala, régua "T" e caneta nanquim e nunca saía um letra exatamente igual à outra como nos programas atuais. O Alex no computador lá e eu aqui analisando e corrigindo. Foram 537 trocas de e-mails para finalmente ser mandado confeccionar no mesmo processo original. Abaixo um dos nossos rascunhos. E o produto final.


Depois se tornou padrão e todos os modelos Puma saíram com o adesivo.

7 comentários:

Rinaldi disse...

537 e-mails sei....depois eu é que sou Caxias, mas ficou um belo trabalho. No loginha do clube tem a venda?

Agnaldo Murilo disse...

Consegui o meu com o Sérgio Time do Puma Club de Curitiba.
Abraço a todos.

GTI1993 disse...

realmente foram muuuitos emais e diversos ajustes, milimétricos, até conseguirmos chegar no resultado.

tenho alguns ainda felipe, fiquei de te mandar e até agora não coloquei no correio. Tenho que criar vergonha e te mandar logo isso! devo ter uns 20 ou 30.

Felipe Nicoliello disse...

Rinaldi, nunca disse que não sou "caxias" e vc como bom aluno aprendeu até demais!
Agnaldo, não sei se o adesivo do Sergio é dessa leva, deve ser, pq os que eram vendidos por aí até então, tinham alguns errinhos, não revisaram 537 vezes. Depois disso espalhamos esse arquivo na Internet e muita gente mandou fazer com base nesse trabalho. Mas mandaram fazer em plástico e não adesivo colante como era original. Aliás tem um nome esse processo de fabricação antigo, o Alex sabe, pq foi ele que achou e mandou confeccionar. Como chama Alex?

Anônimo disse...

Ficou muito bom , mais eu sou chato pra caramba! o retângulo externo não fico exatamente igual.. ficou um pouco menor .. se corrigir, ficaria perfeito! Abraços.

Cleilton disse...

Sei que são comentários antigos, mas algum de vocês ainda tem este adesivo? gostaria muito de comprá-lo! cleiltonbatko@hotmail.com

Andrei Simas disse...

Comprei esse adesivo para meu Puma, mas não tenho certeza se era aplicado em GTB.
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-782667757-adesivo-puma-made-in-brazil-_JM