quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

Puma GTO

Depois da apresentação do Puma Chevrolet P-8 em 1971, a Puma modifica o projeto devido à falta de receptividade do veículo. Muitos não gostaram do desenho. Rino Malzoni modifica muitas partes do veículo, alterando radicalmente a frente.
E em 1972 é apresentado no Salão do Automóvel o Puma GTO - Gran Turismo Omologato, um sucesso, todos adoraram o esportivo que muito prometia. Inicialmente a sigla foi lançada pela Ferrari no modelo 250 GTO. A palavra Omologato vem do italiano, que quer dizer, homologado para corridas GT.
A única que não gostou do lançamento foi a GM, pelo fato do nome GTO ser de um veículo de uma das suas empresas: Pontiac GTO. Na época esse carro era importado dos E.U.A. e muito conhecido no Brasil, utilizando motor GM. A notícia da insatisfação da GM veiculou em jornais na época, obrigando a Puma a alterar o nome para ter certeza do recebimento dos motores. Não sei se a marca era registrada pela GM, mas mesmo que não fosse, a Puma não iria arrumar encrenca com um importante fornecedor, afinal o Puma Chevrolet veio para atender o pedido de falta de potência dos Puminhas VW.
Assim nasceu o GTB - Grã Turismo Brasileiro. Interessante que logo no ano seguinte, o mesmo carro participou de exposições no exterior já com o novo nome.
Falando do GTO, esse precursor do GTB tinha algumas diferenças do produto final lançando em final de 1974. Para-choques arredondados, grade para dentro com grande logo da fera, limpadores cruzados, lanternas dianteiras, bocal do tanque na coluna traseira, moldura dos faróis na cor prata e painel traseiro em preto fosco. Esses detalhes foram modificados por causa de processo de fabricação, custos e dos aperfeiçoamentos resultantes dos testes. As linhas permaneceram sem alterações, bem como o desenho das rodas, mudando apenas a largura dessas, devido à falta de pneus largos no mercado nacional.

2 comentários:

Anônimo disse...

Nunca vi uma foto desse Puma Chevrolet P-8 de 1971.

Será que ela existe em algum lugar?

Gostaria de conhecer esse carro embrião do GTO/GTB.

Outra coisa, esse primeiro GTO amarelo, foi o que se transformou no primeiro GTB, o number one que está com o Carlão?

Pois se for o mesmo carro ele tem a possibilidade de, no estaleiro, até mesmo retorna-lo para como foi inicialmente, com as diferenças indicadas. Seria legal e único!

Felipe Nicoliello disse...

Sandro, vou publicar as fotos do P-8 para você.
Segundo o Milton Masteguin, o GTO virou o GTB number one do Carlão. Não considero essa opção de voltar a ser o GTO, porque esse carro foi apenas o início de um protótipo apresentado antes mesmo da conclusão final, por motivos de imagem e interesses políticos da Puma. Se o Carlão voltasse esse carro para ser GTO, perderíamos o primeiro GTB. Considerando as duas opções, acredito a segunda ser mais importante e real que a primeira.