quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

Limpadores de para-brisa Puma

Em 2004, contatei a Dyna para saber dados técnicos dos limpadores de para-brisa Puma. A pessoa que me atendeu, Sr. Daniel Granja foi muito atencioso e gentil, me mandando os seguintes dados, que circula até hoje pela Internet:

Códigos de braços e pivôs que eram vendidos na época: Linha PUMA
GTE / GTS / GTI / GTC - 78 em diante
Palhetas: 130 / DX 16
Braços: 2048 ( código PUMA 012.955.019 ) - Braço com raio de 375 mm
Pivôs: 3051 ( Motorista ) / 3052 ( Passageiro )

GTE / GTS - 75 a 77
Palhetas: 130 / DX 16
Braços: 2048 ( código PUMA 012.955.019 ) - Braço com raio de 375 mm
Pivôs: 3051 ( Motorista ) / 3052 ( Passageiro )

GTB, GTB/S2 - Todos
Palhetas: 135 / DX 18
Braços: 2011 ( código PUMA 008.955.014 ) - Braço com raio de 381 mm
Pivôs: 3051 ( Motorista ) / 3052 ( Passageiro )

Notas: 1- Esses braços realmente possuem o mesmo sistema de fixação usados pela linha Ford Corcel / Del-Rey / Pampa. 2- Os braços para a linha GTB, são os mesmos usados nos GM Opala entre os anos 68 a 72.3- Part numbers Puma para os pivôs: 3051 ( 005.955.001 ) e 3052 ( 005.955.002 )4- Os braços da linha Ford Corcel / Del-Rey / Pampa ( 371 mm ) tem sistema de fixação igual e dimensões próximas aos usados na linha Puma, podendo até ser adaptados. Procurei também em nossos catálogos mais antigos, porém, não há informações sobre as linhas mais antigas. É provável que os modelos mais antigos tenham os pivôs com as mesmas dimensões usadas pela linha DKW-Vemag, uma vez que o GT Malzoni e Puma GT usavam diversos de seus componentes, mas infelizmente, não temos como confirmar essas informações já que não constam em nosso banco de dados.

Atenciosamente,
Daniel Granja
Product EngineerResearch & Product Development
Eletromecanica DYNA S/A
http://www.dyna.com.br/

Depois disso não falei mais com o Daniel. Vocês viram que nos modelos GTE e GTS tem diferenças de ano não condizentes com os modelos Puma, mas cheguei a conclusão que, com a nova carroceria lançada em 1976, a Puma já deveria ter encomendado à Dyna os novos limpadores em 1975. E nos registros da Dyna partem de 1975 a 1977, mudando em 1978. Acontece que os limpadores não mudaram em nada nesse período, apenas a cor que passou de prata para preto, talvez com nova classificação perante ao fabricante. Ele não faz menção alguma dos limpadores paralelos dos modelos Tubarão de 1974 a 1976 ( Código PUMA 005.955.014 ), talvez pelo mesmo motivo de não ter encontrado nenhum registro sobre os limpadores oriundos do Fissore DKW, que equiparam desde o primeiro Puma GT (DKW) até os Puma VW de 1968 a 1973. Esses registros não foram encontrados pelo simples fato que quem fabricava os limpadores para DKW era a Djalma e não a Dyna. Em outra publicação falarei desses limpadores que não foram registrados aqui, com todos os dados.

10 comentários:

Eric disse...

como sempre dando show de informações Felipe! ainda acho que você deveria escrever um livro sobre a Puma! hahahaha...

Um abração!

Anônimo disse...

Mas o carrinho é pentelho mesmo!

Quando estava buscando detalhes para o acabamento externo do meu GTS 78, sabia que, por fotos de época, em 77 os limpadores eram prata e em 79 eram preto.

Mas nenhuma foto de algum 78.

Ficou a incógnita e tive que fazer uma escolha.

Perguntei para o Douglas, que conhece bastante sobre detalhes dos Puma para que fosse o fiel da balança. Prata, disse ele.

Como o prata acentua o estilo de um carro que já pode ser considerado antigo, afinal meu Puma completou 30 anos de idade em 14 de agosto do ano passado, como o 78 possui o friso de alumínio polido do para-brisas e o brucutu com capa inox, decidi pelo prata.

Concluí, por minha conta que, o 79, já sem o friso do para-brisa e o brucutu preto é que deveria ter tido os limpadores pintados de preto.

E, aqui entre nós, é o que faz mas sentido.

Talvez o ano da alteração do código Dyna não reflita exatamente o ano de fabricação Puma, já que esta última nunca foi primorosa em seus registros. É uma outra idéia.

Só saberíamos se houvessem fotos de modelos 78 de época que eu não encontrei na Internet. Você tem alguma Felipe? Se tiver, mas tem que ser de época, envie, por favor, ao meu e-mail.

Não que vá alterar a cor de prata para preto, pois prefiro a primeira, mas gostaria de ter certeza pois ainda tenho dúvidas a respeito do ano exato desse mudança.

[ ]s.

Anônimo disse...

Em tempo, correção: as 79 e 80 tem o friso no para-brisa sim, apenas que são pretos!

O Uli tem fotos de época de sua própria GTS 80 com o friso de alumínio, mas em preto.

Não saberia dizer se pintado ou anodizado, mas que tem o friso, disso não há dúvidas.

Deixou de existir nas GTI / GTC a partir do final de 80, quando ocorreu a mudança de linha, dentro do mesmo ano.

Rinaldi disse...

Smarca
Uma correção no seu comentário, a Puma 79 tem tambem com o friso cromado, o friso preto só passou a ser utilizado no final de 79. A minha tem este friso ( http://www.pumaclassic.com.br/2008/09/dia-dia.html ).

abraços

Rinaldi

Nilton disse...

Gostaria de saber que borracha de vedaçao é usada?

Felipe Nicoliello disse...

qual das borrachas? Todas eram exclusivas do Puma, que podem ser encontradas na borracha da duque ou atlas acessórios.

Flávio disse...

Olá Pessoal!

Apena complementando a informação! O Pivo do limpador pelo menos da GTS 79 é o mesmo do Doginho!Tive este problema na restauração da minha! E não sei por que cargas d'água recebi a informação sobre esta peça do Doginho.Encontrei o par novo em uma loja de peças levei a original junto e bingo ! Exatamente igual!

Unknown disse...

Estou restaurante um PUMA 1977 GTS.. confesso que só penso nisto...
Estou na duvida sobre o limpador de parabrisa (incluindo o eixo do limpador)
Qual modelo devo comprar?
Quem poderia me ajudar?

Agradeço imensamente

Antonio Carlos Pereira,

Unknown disse...

Oi Flavio.. saberia me dizer se o limpador do GTS 1979 é igual o 1977?
Estou restaurando uma Puma GTS 1977.. e estou na duvida o que comprar.

Abraço

Antonio,

Felipe Nicoliello disse...

Sim é exatamente igual.