quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Reportagens - Puma GTB (02)

Ainda falando de GTB, a reportagem da Revista Autoesporte de abril de 1977, mostra o teste do modelo recém alterado em alguns detalhes, comprovando de uma vez por todas, dois itens muito polêmicos em GTB, que cansei de falar: 1) A grade dianteira de frisos verticais começou em 1977, até então era a grade de frisos horizontais com dois filetes cromados; 2) As lanternas traseiras de Saab Sonett ficaram até o terceiro trimestre de 1977, sendo alterada a traseira para a colocação da lanterna de Alfa Romeo TI, isso mesmo o painel traseiro é diferente e não somente as lanternas, as falsas saídas de ar e a placa de identificação. Para saber se seu carro, mesmo que alterado, era com lanterna de Saab ou de Alfa, basta ver a saia inferior do painel traseiro, se tem ressalto na fibra para encaixe da fixação do feixe de molas é de Alfa, e se não tiver, for lisa, é de Saab. Quando os proprietários alteravam seus GTB para utilizar lanterna de Alfa, normalmente instalavam as novas lanternas, passavam a placa para baixo e tampavam as falsas saídas de ar, mas na realidade, a Puma não fez isso e sim um novo painel com inclinação ligeiramente diferente, encostando no jumelo, sendo obrigada a fazer o tal ressalto.
A reportagem com texto de José Pedro Chateaubriand, que não poupa criticas na utilização de peças de outros veículos no GTB, citando até a origem da peça, não fala nada sobre as lanternas traseiras, talvez porque nem ele soubesse que era de outro carro. Não tínhamos tantos meios de comunicação e informações a rodo como hoje, muito menos importaram o Saab Sonett (desconheço algum carro desse no Brasil, mas sabe-se lá, ora pois).
A reportagem é interessante principalmente para os proprietários de GTB, há uma enorme descrição do comportamento e muitos dados e fotos do veículo. Outro detalhe que já foi comentado aqui são os limpadores na cor prata, nessa data muitos carros nacionais já vinham na cor preto fosco e a Puma foi a última a aderir o conceito.




Nenhum comentário: