sexta-feira, 9 de março de 2012

Foto do dia - GTE 1600S 1970

A série "S" era designada aos Puma com motores preparados, com comando, dupla 40, cabeçotes trabalhados e virabrequim balanceado. Eles vinham com as faixas esportivas, que correm pelas laterais do carro, subindo ao teto e cortando a carroceria ao meio.  Os primeiros foram destinados à exportação, depois colocados à venda também no Brasil. As faixas foram até 1971 e somente colocadas em alguns carros de 1972, quando solicitadas pelo proprietário. Em 1973 já estava em desuso, a moda tinha mudado.

12 comentários:

thiago disse...

Essa foto já foi wallpaper do meu computador por um bom tempo. Felipe, existe algum desses Pumas 1600S ou 1800 com essas faixas com alguém hoje? Não me recordo de ter visto. Somente em fotos de época. Abraço.

gabriel disse...

Simplismente bela.

Glauber disse...

Se eu não me engano o Odilon de Brasília tinha uma dessas, mas estava desmontada. Não sei se ele a vendeu...

Alexandre Vigas disse...

Felipe, tenho um problema no meu GTE 80: a direção anda folgada, oscilando para cima e para baixo. Observando embaixo do painel, vi que há uma peça de ferro que está soldada ao dorso do painel, onde há dois parafusos e uma espécie de articulação. Esta articulação fica conectada, por meio de outros dois parafusos menores, à coluna de direção. A coluna fica presa ao painel por meio destes parafusos e uma braçadeira em forma de "u" e por aquela caixinha preta onde repousa a ignição.
Tentei apertar os dois parafusos da tal articulação, mas é muito difícil, eles ficam entre os dois intrumentos maiores e uma imensidão de fios elétricos. Não consegui ferramentas que alcançassem a região com eficiência.
As perguntas: é possível regular a inclinação da direção regulando os parafusos desta tal articulação? Apertando tais parafusos, a direção fica novamente firme?

Leo Gaúcho disse...

Problemão heim Alexandre!!!

gabriel disse...

Alexandrea isso aconteceu comigo quando eu tinha um fusca 77 que meu pai me deu, eu tive que ver isso con um chaveiro pois se eu não estou enganado se os parafusos forem igual ao do fusca, que tem cabeça francesa lisa ai so trocando os mesmos pois para eles existe uma chave especifica para retirar e colocar os mesmos para não ficarem folgados

smarca disse...

Tentando contribuir: os Pumas tem apenas 1 parafuso com a cabeça especial dos VW e o outro é normal.

Mas, via de regra, não é daí que surge essa folga no volante. É do rolamento que fica na extremidade da coluna de direção. Para ter acesso basta tirar o volante e a chave de seta (não precisa retirar a fiação desta última pela pois o que existe de fio possibilita tira-la fora e deixa-la pendurada enquanto se faz o serviço).

Essa peça é barata e é encontrada em qualquer loja de auto-peças. Observe apenas que existem 2 tipos: a com o encosto de material plástico (branco) e outra totalmente de metal.

No meu GTS 78 é do segudo tipo.

Basta tirar o rolamento antigo e trocar. Como a mola que mantem a pressão original tem um diâmetro ligeiramente menor eu mantive a mesma, trocando apenas o rolamento propriamente dito e o encosto que se encaixa nele, bastando lima-lo como que deixando afiado como uma faca para que realmente fique centralizado.

No meu caso, depois da troca, não há qualquer folga.

Luby disse...

Tive o prazer de ter tido uma GTE72 S

Sergio Campos disse...

Eu tenho uma 1800S em fase final de montagem. Eu comprei em 2002 do Marçola da Skill, e na época ele comentou que ela tinha as faixas por baixo da pintura nova. Apesar de necessitar de um longo processo de restauro ela estava bastante integra, inclusive tinha o teto, as laterais e os bancos canivetes originais. Eu cheguei a cogitar que poderia se tratar de um Puma Rally, por causa do suporte para o reservatório de óleo do lado do motor, mas o Felipe me explicou todas as diferenças. De qualquer forma ela anda que nem um foguete, para os padroes da época devia ser o máximo. Deve ser uma das ultimas com estas lindas faixas.

Felipe Nicoliello disse...

Tiago,
O Serginho já respondeu, eu só conheço os Puma "S" que tem a faixa, o dele e do Paniago, que é um GT 1970, porque os "S" nos modelos 73 e 74 sem as faixas, ainda tem muitos. O problema que as pessoas não sabem ou não sabiam e acabam perdendo seus modelos originais, retirando a letra "S" que existia no capô e no painel, junto com o emblema 1600 ou 1800.

Glauber,
O Odilon vendeu para o Paniago, que está montando.

Alexandre,
O técnico Sandro já lhe respondeu corretamente.

Só uma ressalva ao Gabriel, mesmo os Fuscas, só tinham um parafuso desses e eles não eram cabeças francesas, mas sim uma cabeça especial que recebia o aperto com chave e depois quebravas-se a parte superior ficando apenas uma cabeça redonda.

Luby, se vc tivesse guardado todos os Puma que teve, teria uma rara e valiosa coleção, só o GT Malzoni já daria um bom caldo, hoje nas mãos do Fabio de SP.

gabriel disse...

Perfeitamente Mestre Felipe, no dia que o chaveiro fez isso quase que ele quebrava o pulso, pois a primeira coisa que ele disse, era que tirar aquele parafuso era um saco e colocar era pior ainda porque quebrar dava muito trabalho pois era um aço muito duro. um abraço

Alexandre Vigas disse...

Aos amigos, obrigado pela ajuda. Mas acho que não me fiz entender. A folga não estava no volante, mas em uma peça articulada de metal que prende o painel à coluna de direção. Tal peça tem dois jogos (parafuso, arruela e porca)fixados horizontalmente numa região entre os o conta-giros e o velocímetro. Tais parafusos estavam folgados (removi o painel para forrá-lo e corrigir umas trincas), e faziam a direção oscilar verticalmente, deixando o carro muito ruim para fazer manobras. Neste final de semana, porém, removemos o volante, o cubo, a chave de seta e aquela caxinha do contato. ficou mais fácil e consegui apertar os parafusos. A direção voltou à firmeza de antes.