quinta-feira, 2 de maio de 2013

PUMAKIT - Catalogo

Em agosto de 2008 a publicação PUMAKIT falava:
A Puma sempre cuidou bem de seus motores, afinal ela nasceu nas pistas. No início da era dos modelos com motorização VW em 1968, o saudoso Jorge Lettry desenvolvia peças e equipamentos para melhorar o desempenho dos Puma VW. Essas melhorias mecânicas eram vendidas a pilotos para preparação de seus motores. Posteriormente, 1970, após muitos testes, inclusive estes com seus clientes pilotos, a Puma começou a oferecer aos compradores dos veículos, passando a ser chamado de Puma Kit. De camisas a comandos, de carburadores a caixas de cambio, existia uma enorme gama de produtos, que o folheto abaixo diz por si próprio. Esse folheto amplamente divulgado em 1974, começou a explorar todos os consumidores de peças esportivas para motores e não apenas os tradicionais clientes. Era comum na época, os donos de veículos equipados com produtos Puma em seus carros, principalmente Fusca, se orgulharem do que escondiam debaixo do capô.
Hoje, com arquivos cedidos pelo meu amigo Eduardo Tonin, publico o Catalogo completo do PUMAKIT.
O logotipo PUMAKIT foi baseado no logotipo de Competições da Puma, assim como todas as peças desenvolvidas para compor o catalogo. Tudo que foi produzido pela Puma para aumentar a performance do veículo teve seu desenvolvimento e aperfeiçoamento nas pistas de competição. Era a tecnologia das pistas chegando as ruas e não só para Puma, mas para todos veículos com motores VW a ar.




O sucesso da Puma Veículos e Motores Ltda., não veio ao acaso, a indústria trabalhou muito para atender o anseio de seu público.
PUMA FOREVER

5 comentários:

Anônimo disse...

Muito interessante Felipe,

obrigado
Christian

Rinaldi disse...

Felipe
Pra que servia a engrenagem de ré modificada?

walter ramos disse...

Legal a matéria.
Meu carro saiu da MM com dupla carburação WEBER 40, corpo duplo.
Na época era considerado como um "acessório " que o proprietário poderia dispor, pagando a diferença.
Continuam no carro e funcionam bem.
Desde 1975 .

Walter

Anônimo disse...

Rino Malzoni, Milton Masteguim, Marinho, Luiz Roberto da Costa, Jorge Lettry, Anísio Campos e outros pioneiros que se envolveram no projeto do Puma desde os primórdios, quando ainda era Malzoni e usava mecanica vemag, eram o que se pode chamar de a nata da industria automobilistica de então. A puma sempre foi um empreendimento sério, assim como a Gurgel. O difícil é ser sério em nosso país...

Daniel Pardo disse...

Inclusive, vocês poderiam aproveitar esse post para citar também as Brasílias Pumas que foram personalizadas usando esses kits na década de 70.