quinta-feira, 23 de maio de 2013

Dilema do automóvel antigo

Consertar mecânica DKW não é para qualquer pessoa. Devido a sua singularidade e acostumado com motores mais complexos, os mecânicos quebram a cabeça para entender a simplicidade do motor de 2 tempos do DKW. Nem sempre tudo que é simples é fácil, esse é o caso. 
Ter um automóvel antigo precisa antes de tudo ter espírito de aventura e paciência. Aventurar naquilo que poucos conhecem é um desafio. Paciência é primordial para não jogar tudo para o alto. Quando se fala naquilo que ninguém mais conserta, começa a aventura e paciência. Veja o caso do colecionador e meu amigo Sérgio Campos. O recém adquirido Puma GT DKW chegou com probleminhas no motor. Não houve dúvida, o Sérgio chamou seu mecânico de confiança Sr. Shiro, que constatou necessidade de retificar o motor.  Quem irá retificar? Procura daqui e de lá, o Sérgio ainda achou um sobrevivente para o serviço. Sobrevivente porque a maioria já foi embora. A aventura da procura e paciência para continuar prevaleceu nesta situação.
 Se não bastasse o problema do Puma GT, outro antigo estava parado há três meses. E lá foi o Sr. Shiro cuidar da preciosidade, o Uirapuru. Nada sério, apenas falta de uso...
 ... E uma boa lavagem.
 mais uma vez, o paciente Sr. Shiro deu conta do recado, evitando a necessidade de paciência do Sérgio.
Carro antigo tem que usar, porque as máquinas, todas, foram feitas para trabalhar. Qualquer tipo de máquina, que tenha engrenagens, rolamentos, hastes móveis, motor, lubrificação, etc., tem que se movimentar senão engripam e enferrujam.
A máquina que não se movimenta deve estar totalmente limpa, em sua parte interna e externa, sem óleo ou líquidos e com óleo fino (aquele de máquina de costura) untado em todas as partes, inclusive peças de borracha. No veículo em especial ou máquinas que tenham pneumáticos, deve-se colocar sobre cavaletes. O local deve ser de temperatura e umidade controlada, sem sol e com pouca luz natural indireta. Se conter baterias, devem ser retiradas da máquina.
Obedecendo estas normas em um veículo, este certamente estará em um museu estático.
Se você não tem museu ou não é partidário desse conceito, ande com seu veículo pelo menos a cada quinze dias, movimentando-o para que todos os lubrificantes girem por todas as partes. Não é somente o motor que tem a necessidade de movimentar, mas todas as peças, para não engriparem. Lonas de freio podem colar e panelas enferrujar. As engrenagens do cambio também pode enferrujar, pois quando parado por muito meses, o óleo do cambio fica pela metade da caixa e a outra metade fica em contato com o oxigênio do ar, ocasionando a oxidação das engrenagens. Borrachas ressecam, mangueiras apodrecem, etc. Tudo deve funcionar. Se a pessoa tiver um motor 2 tempos, seja em um DKW ou motocicleta, não pode deixar de virar o motor, mesmo que na mão, uma vez por semana. Como esse tipo de motor tem lubrificação na gasolina, se não movimentar as peças internas do motor podem emperrar pela oxidação e aí somente retificando.
Gostar de veículo antigo, tê-lo e cuidar, não é um bicho de sete cabeças, nem um saco sem fundo de dinheiro, se observadas todas as situações.
Ter o dinheiro para comprar é o primeiro empecilho que todos conhecem. Mas nem tudo é o dinheiro da compra, devemos levar em consideração alguns itens:
1 - Ter garagem fechada para guardar. Garagem apenas com telhado sem proteções laterais geram problemas de oxidação.
2 - Ter tempo disponível para se dedicar, seja para mexer, limpar, levar para o mecânico, eletricista, etc.
3 - Reservar algum dinheiro para a manutenção, afinal não é um carro zero km na garantia, mas também não tem as prestações de um 0km e nem os altos impostos.
4 - Tenha paciência para tudo que acontecer com seu antigo, cabeça fresca resolve melhor qualquer problema.
5 - Tenha o espírito de aventura para procurar peças e participar de eventos,  estes quase nunca do lado da sua casa. Participar é importante para adquirir relacionamento e com isso ganhasse muito conhecimento, mas primeiro conheça bem para avaliar aqueles que realmente sabem o que estão dizendo.
6 - Antes de comprar seu veículo antigo, procure conhecê-lo melhor, para não se decepcionar depois e aprenda bem para comprar melhor, seja qual for o seu estilo, original, hot, tunning, militar, etc. Veja as despesas que ele poderá dar com manutenção, combustível, etc., se cabe no seu bolso ($).Uma compra mal sucedida é o fim de um sonho.
7 - Tenha a quantidade de veículos que realmente possa ter e se quiser ter muitos, lembre-se que terá um custo extra: pagar um especialista para cuidar de sua frota.
8 - Nunca use seu antigo para o dia a dia, a não ser que o percurso seja curto, tenha garagem fechada em todos os locais que for e mantenha em dia a manutenção.
9 - Se for seu primeiro antigo, nunca compre um em péssimas condições, isso poderá desanimá-lo. Para uma pessoa que está começando, pegar algo muito complicado é errar na certa. Analise seu conhecimento e procure algo que se encaixe dentro dele.
10 - Não se deixe levar por histórias contadas por vendedor, mesmo documentadas, certifique a veracidade, pois existe muitos "aplicadores", que enfatizam modelos especiais, que foi de uma personalidade, etc., tenha certeza absoluta, porque documentos também são falsificados. Nesses casos é bom consultar um especialista de verdade para análise.
Aqui não está tudo que se deva saber sobre um veículo antigo, mas é um bom começo para depois poder curtir muito bem o seu sonho. Seja feliz.

11 comentários:

Luby disse...

belos exemplares na garagem..

Mateus/SP disse...

Ótimo post Felipe, tenho uma preciosidade motorizada na família, mas estou cada vez mais contemplando a idéia de comprar um antigo pra mim. As dicas foram ótimas. Peço um post nessa mesma pegada sobre os Pumas (eles são meu interesse, hihihi). O que é importante verificar antes de uma compra? Quais as possíveis pegadinhas? O que é importante checar? E quais são os problemas mais comuns? Um abraço

Agnaldo Murilo disse...

Mestre, Excelente!

Mazinho Rocha disse...

Uirapuru, Puma GT DKW, Puma GTE, Karmann Ghia conversível...Se ele não tiver tempo pra andar com os carros eu posso ajudar.rsrsrs.
Não dou conta nem dos meus.
Graaaaaande abraço!

Anônimo disse...

Um guia orientando sobre os pontos críticos é uma grande ajuda. Muito do material já deve estar aqui no blog, é questao de garimpar. O melhor é levar um expert junto ou levar o carro em uma oficina que conheca Pumas.

Em relacao a colocar o carro sobre cavaletes nem sempre é indicado. Algumas buchas da suspencao ficam forcadas no final de curso, isso pode comprometer a durabilidade delas. O melhor é inflar bem os pneus (+ 0,5 bar além do normal) e colocar os pneus sobre grossas placas de isopor.

Abs
Christian

walter ramos disse...

A cartilha está boa , os conselhos idem e as informações ajudam .
Muitas vezes , os caras que gostam de carros acabam se empolgando e esquecem as regras mais simples na hora de comprar ou mesmo na manutenção. Por isso achei muito legal as observações da matéria.Sempre ajudam .
Walter

Anônimo disse...

Felipe: É possivel vc encaminhar o endereço do Sr. Shiro ? Tenho um Fissore 1967 parado a 25 anos e pretendo restaurá-lo, mas preciso que ele esteja andando para poder regularizar a situação dos documentos. Obrigado !!

Felipe Nicoliello disse...

Mateus,
Especificamente sobre Puma é mais complicado, porque o que vale mais no Puma é a originalidade, mas vou tentar, falta é tempo.
Christian,
Certamente. Boa essa ideia de colocar sobre isopor, mas com o tempo este deve ser substituído. Aí na Alemanha estão fazendo assim?
Anônimo,
Sim vc que tem um Fissore, o Sr. Shiro é especialista em mecânica boxer a ar e não em DKW. Na situação, o Sr. Shiro aconselhou a procurar um especialista em DKW, o qual passei ao Sergio, o nome do talvez único sobrevivente, pois o Sr. Ari (Harry) de S.Paulo tb faleceu.
Sr. Wladimir ou seu filho Luís, tel.: (11) 5612 2226 ou (11) 99378 7303.

Anônimo disse...

Oi Felipe,

aqui se usa um isospor mais duro, que se adapta um pouco a forma do pneu mas sem ser esmagado. Isopor é bom porque também isola os pneus do frio no inverno, quando em garagens sem aquecimento o chao pode chegar a temperaturas negativas. Só nao sei se isso é realmente um problema para a borracha.
Abs
Christian

Lelis disse...

Tenho um Karmann Ghia TC e gostaria de conversar com Sr, Shiro. Voce pode me passar o contato? Grto Lelis

Daniel Pardo disse...

Eu tenho uma garagem fechada por todos os lados, menos um, devo usar capa??