quinta-feira, 2 de maio de 2013

GTE 1972 - Trio de peso

Peço desculpas aos amigos pelo longo afastamento, tive um rompimento do ligamento cruzado do joelho e fiquei imobilizado. Agora aos poucos vou retornando.
No dia 03 de março de 2013, o meu amigo Paulo Galluzzi, proprietário do GTE 1972 laranja, foi com seus amigos Renato Seta e Kaiko ao evento da Estação da Luz em São Paulo. Devido ao fechamento do Parque da Luz para obras, o evento ficou em espaço reduzido, superlotando o local. Com isso, eles ficaram separados, como mostra a publicação anterior. Mas não deixaram de fazer uma sessão de fotos dos três impecáveis e restaurados Puma GTE 1972. As imagens são do Paulo e receberam um tratamento para o pano de fundo. Pena que os arquivos não tinham boa resolução para uma melhor montagem.
É gratificante ver três modelos bem restaurados e quase exatamente como saíam de fabrica.
Como meu intuito sempre é informar a originalidade, meus apontamentos abaixo, ficam por conta disso e não como crítica. Chegar bem perto da total originalidade é uma virtude no nosso país, que até há pouco tempo, não preserva quase nada.  
A questão dos espelhos retrovisores externos é conturbada desde a própria época. Primeiro pela localização, que era determinada pelo comprador do Puma, no local que achava melhor pela sua estatura ou gosto. Segundo pelo tipo de espelho, em detrimento ao modelo original, alguns ainda preferiam modelos alternativos existentes no mercado. E claro, o espelho direito não existia, não era necessário, apenas nas pistas de corrida.
Nesse três modelos, apenas o laranja está 100% correto na originalidade externa. O Puma de cor prata está com rodas Cruz de Malta, lançadas em 1973 e as maçanetas de VW SP2 ao invés da de Fissore. No Puma  de cor cobre faltam apenas as sinaleiras laterais. Quanto a cor desse Puma, parece muito o Cobre Metálico da VW de 1975, mas existiu uma cor muito parecida na Puma em 1972, chamada Castanho Barroco, que nada tem a ver com a cor VW de 1978 com o mesmo nome. Ela era um cobre mais escuro, que pode ser o caso desse Puma.
Os modelos de rodas usados em 1972: apenas para o GTE, as primeiras unidades daquele ano ainda saíram com rodas "Tijolinho", devido ao estoque antigo, depois passaram a usar o mesmo modelo de roda "Estrela" dos Puma GTE Spider de 1971 e 1972.
Internamente só conheço o Puma laranja, quem mantém as carateristas originais em seu interior, apenas com volante de madeira não original.

5 comentários:

Luby disse...

Lindas ..
Melhoras para vc meu amigo..
Abs
Helio Mendonça

Milton disse...

Desejo uma plena recuperação.
Um abraço
Milton

walter ramos disse...

Felipe:

Dá pra jogar no segundo tempo já?

Avise quando puder que te escalo na nossa seleção !

Saúde e boa recuperação .
Agora é fisioterapia e alegria .
Abraços.

Walter

Felipe Nicoliello disse...

Obrigado Luby, Milton e Walter.

Infelizmente não vou poder jogar na Copa das Confederações... Pior, eu ia substituir o Tony Kanaan no fim de semana na Indy e agora o 3° piloto terá que assumir!
rsrsrs

Walter, talvez tenha que operar, só o seu colega orto poderá dizer depois da ressonância.

Sergio Tempo disse...

Rapida e boas melhoras Felipipi.
Segundo as más línguas,quem esta tratando de vc é o Marcelo Costa (vulgo Cowboy ), é vero isso??