terça-feira, 28 de maio de 2013

AM4 Conversível - Todos os detalhes Parte 2

Na segunda parte do AM4 Conversível do Sr. Flávio de Brasília-DF, com fotos de Leonardo Flach. 
Começamos pela sua bonita cor dando-lhe graça e sofisticação. A cor chama-se Dourado Laredo Metálico, linha Ford 1991.
 O detalhe do spolier dianteiro, característico dos modelos P-018, com suas lanternas dianteiras do extinto VW Brasília nos para-choques de borracha.
 Nos faróis, os blocos óticos de lente plana, oriundos do VW Fusca.
 Internamente o luxo, para época, justificava o alto preço do modelo.
 O detalhe das caixas de som não originais.
O volante Panther com o logotipo na haste central, não era um modelo exclusivo Puma. O AM4 continha todos os instrumentos necessários, ar condicionado, vidros elétricos, etc., tudo que hoje em dia é muito normal.
 O detalhe do botão dos espelhos (Gol GTI 1991-1994)...
 ... E do puxador de porta com o botão do vidro elétrico integrado.
 Os bancos eram os melhores existentes no Brasil, os famosos Recaro.
 Detalhe da ferragem da capota e as travas.
No acabamento das portas o capricho não era esquecido... 
 ...Assim como nos cintos de segurança de três pontos. Aliás foi a melhor fase da Alfa Metais em seus produtos, infelizmente quase no fim da produção.

 Os botões de acionamento dos faróis e lanternas.
 Nesse detalhe vemos que na parte superior do para-brisa, a Alfa Metais abandonou a forração de vinil utilizada pela Puma, sendo apenas pintado o quadro.
Os espelhos retrovisores externos eram os mesmo da linha Chevrolet Opala, com sistema elétrico.
 Exclusivamente no AM4 conversível, o espelho externo deixou de ser do Monza como no AM2, para ser adotado esse equipamento elétrico.
 O porta-malas igual da maioria dos Puma, só cabe o tanque de combustível e estepe. Daqueles com motorização a VW, o único com um bom porta-malas foi o P-018 e os primeiros AM1, pois o tanque ficava atrás do motorista e na frente do motor, sobrando um espaço bem razoável.
 Até que enfim chegou o motor que a moçada gosta. Motor de alto giro, leve para os padrões da época, potente e silencioso.

O enorme radiador com dois ventiladores, vindos dos Passat Iraque, àqueles exportados pela VW.
 E o fatídico aerofólio traseiro, tipo ame-o ou odeie. Vocês perceberam minha opinião, mesmo porque não serve para nada, pura cosmética, como muitos lançados em automóveis até hoje. Claro que esse equipamento funciona, desde que bem projetado, somado com outras modificações mecânicas e apenas para altas velocidades. No caso do Puma, na hora que esse aerofólio começar a fazer efeito no final de uma reta, o carro já entortou na curva.

 As grades ligando as duas lanternas de Monza Classic é uma solução esteticamente bem resolvida, mas tecnicamente nada funcionais. O ar quente no compartimento do motor deve ser expulso e as grades criam uma barreira, prejudicando a refrigeração, podendo ocasionar super aquecimento. Muitos falam que não tem problemas de refrigeração com elas instaladas, mas é só alguma coisinha não funcionar direito dentro de toda linha de refrigeração, para dar defeito. Se fossem grades vazadas, tipo tela, como certos bólidos italianos, não afetaria em nenhuma circunstância.
 E o escape de ponteira dupla, um modismo daquele tempo, vindo do Gol GTI/GTS, lembra meu amigo Leandro Pascholatti, salientando ser muito difícil de encontrar o modelo original VW para comprar atualmente, que é muito diferente em qualidade do modelo oferecido pelo mercado paralelo.

4 comentários:

Luis Wynns disse...

Parabens Felipe, foi um belo RX

Leo Gaúcho disse...

Este carro é simplesmente maravilhoso!O Flávio fez uma bela aquisição e está de parabéns.O carro é todo original.Infelizmente na época das fotos não me lembrei da plaqueta, não sei qual o número deste carro.Me deixa em dúvida a pintura do aplique em preto.No número 29, último AM-4 fabricado, que está com o amigo Carlão, este aplique é preto.Pode ter sido pintado depois, não sei.Na foto do prospecto distribuído pela fábrica na época também é preto.No meu, número 0001 é vermelho, contudo meu carro já foi pintado e não saberia precisar se era preto ou vermelho.Particularmente acho que com o preto fica mais bonito.Em relação ao aquecimento, concordo com vc Felipe, um detalhe no sistema de arrefecimento que não funcionar perfeitamente pode comprometer sim a refrigeração do motor.Contudo, é bom lembrar que ele possui um defletor na parte inferior do carro que direciona o ar diretamente no radiador.Meu carro não tinha a peça e quando contatei o Rossato para ver se ele conseguia me fornecer uma original em fibra ele me disse que nos primeiros ela era de metal.Pois bem, fiz a peça que ajuda e muito na refrigeração.O problema é que em altas velocidades na parte interna cria um vácuo, e sem este defletor a temperatura sobe em disparada, no meu carro foi assim.Não conseguia passar dos 120 km/h.Hoje a 170 km/h e 5 mil/rpm o motor trabalha frio.São detalhes que fazem a diferença.Já tinha ouvido falar o "deixa sem mesmo", mas se um cara pensou, desenhou, estudou, com certeza a peça tem sua função.
Parabéns pela matéria!

luis wynns disse...

pô Leo, manda uma foto desse defletor para o Felipe publicar, fiquei curioso pra ver como é e onde fica

grande abraço

Daniel Pardo disse...

Eu, na minha humilde opinião, acho que os Pumas verdadeiros mesmos são aqueles com motor de Fusca e com o motor 6 cilindros do Opala, já esses com motor AP na traseira, por mais que o acabamento tenha melhorado em comparação com os anteriores e ele seja bem mais equipado, a solução motor AP com câmbio de Fusca ficou meio com cara de gambiarra, pois não deu para inverter o câmbio de 5 marchas do Gol.