quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Espartano - Recriação (8)

A vida não é fácil, ainda mais quando nos propomos a recriar alguma coisa, ainda mais com seu antigo proprietário ao lado. Na última visita do meu amigo José Martins, ele nos contou que a tomada de ar tinha um ressalto na fibra. E lá está ela na foto abaixo!
Esse friso de fibra de vidro foi criado para dar resistência a peça. Todos sabem que vinco, dobra e friso, quando feitos em qualquer peça aumentam a resistência do material, como exemplo a famosa caixa de fósforo. Então o Zé Martins começou a aula de como era o friso.
Ele risca no próprio local e o Benê não perde nenhuma palavra.
"- Entendeu?"
E lá vai o Zé Martins fazer o corte do desenho na própria tomada.
Conferindo as medidas, para explicar outro item, as divisões das tomadas de ar, que somente o #48 tinha, assim como aquele friso.
Como o #48 tinha limpador central - as vezes utilizavam dois braços paralelos, as vezes apenas um - temos que recriar a mesma configuração...
... Tampando os furos dos braços dos limpadores originais. E nada de massa, tudo na fibra.

9 comentários:

Ignacio disse...

Buembam, buemba....tá ficando assunto para History Channel. Uma dúvida...qual a função daquela peça preta sobre o cabo?

Parabens mais uma vez!

Felipe Nicoliello disse...

Ignacio, explique melhor, que cabo?

Ignacio disse...

Desculpe...capô...
Erro de digitação.
Fica próximo ao limpador de para-brisas...

Marcos Gagliardi disse...

É o bocal do tanque...

Felipe Nicoliello disse...

Exatamente, o bocal do tanque de 60 ou 80 litros. Eles tinham uma boca de 12 cm de diâmetro, para facilitar o reabastecimento em corridas de longa duração. E nesse caso da foto, a boca está envolvida com um plástico ou borracha, para evitar vazamento e consequentemente respingar no para-brisa, sujando de uma forma difícil de limpar em movimento. Mais para frente você verá esse tanque na recriação.

Ignacio disse...

Muito interessante, obrigado pela explanação. Parece que o final de semana foi produtivo para o Espartano. Seria interessante ver essa fera em um dos Rallys aqui do Sul algum dia...Abraços

Silvio de Aracaju disse...

Qual era a cor do #48, já que só vejo foto dele em preto e branco?

Anônimo disse...

É verde. Veja: http://1.bp.blogspot.com/_oKPRrlJAWBw/TVMoeQdStYI/AAAAAAAATuA/RRhiI8QPT4I/s1600/Title%2B1-2.jpg

Renier Costa disse...

gostei do logo da Puma na parede da oficina ela esta bem velhinha e perdeu todos os dentes da boca kkkk, brincadeiras a parte lindo blog