quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Anuncio (87) Cibié Oscar

O famoso "Pinicão" - como era chamado o farol auxiliar Cibié Oscar - teve muita aceitação no mercado de acessórios no começo dos anos 70. Existiam dois modelos, o de neblina como do anuncio e o de milha como a foto abaixo. O mais usado sempre foi o de milha, porque o Oscar tinha 180 mm de diâmetro - o mesmo tamanho de um farol normal redondo - sendo muito grande para ser instalado em baixo do para-choque, como convém um farol de neblina.
As diferenças entre o farol de milha e neblina são:
Milha - Foco concentrado para não dispersar a luz e garantir longo alcance, por isso seu vidro é liso. A instalação deve ser feita na altura dos faróis normais para uso em estradas e na capota para uso off-road.
Neblina - Foco disperso horizontalmente para espalhar a luz, por isso seu vidro canelado. A instalação deve ser feita o mais próximo do nível do solo para evitar o reflexo da luz nas gotículas de condensação da água evaporada.
"A neblina é a condensação que ocorre junto à superfície, causada pelo resfriamento do ar quente e úmido quando entra em contato com um solo frio ou superfície líquida. O ar quente perde calor para o solo frio ou para a água e se esfria, fazendo com que o vapor de água se condense."
Depois do contato há elevação. Por isso na neblina sempre devemos utilizar os faróis baixos, para a luz penetrar por baixo da condensação e alcançar uma distância maior de visibilidade. Se usarmos os faróis altos ou de milha, o foco encontrará uma barreira: a neblina ainda em suspensão.

4 comentários:

branquinho disse...

Muito legal o post, agora estive pensando: Os publicitários de antigamente realmente eram muito bons, uma página, uma imagem e poucas palavras para venderem um produto!!! Parabéns :)

ramoswr disse...

Felipe

Muito didática , como sempre , suas explicações sobre os farois auxiliares .
Vc saberia dizer se ainda fabrica-se
o BI_IODO da Cibié ?
Tenho no meu GTE/75 e talvez precise de um novo par .
Abraços .

Walter Ramos

Anônimo disse...

Bom dia Felipe,
Você podia explicar um dia, sobre a frente da puma.
Algumas Pumas tem um 'vinco' no capô, que vai descendo e abrindo em direção a placa, onde fica o símbolo da Puma, como a de recriação do espartano, por exemplo, e outras já são lisas. E ambas possuem a entrada de ar lateral e não o vidro. Sempre tive essas dúvida.
Queria saber quando cada desenho foi feito e se teve alguma outra modificação menos visível.
Obrigado
Abraço
Rafael Maia

Felipe Nicoliello disse...

Walter,
faz alguns anos que não fabrica mais, cuide bem dos seus. Hoje só fabricam os blocos óticos da Rossi e alguns de marcas desconhecidas, sem a mesma qualidade Cibié.

Rafael,
Já está no ar a matéria para explicação.