sexta-feira, 7 de maio de 2010

Ventilação Axial Riechert para motores a ar

Riechert Ventilador de ar para refrigeração axial de motores Tipo 1

Características:
  • Quantidade de ar mais frio.
  • Distribuição uniforme de ar de arrefecimento em todos os cilindros e cabeças de cilindros.
  • Não há necessidade de uma bomba de combustível elétrica.
  • A bomba de combustível mecânica do motor original Type permanece no local.
O ventilador axial desenvolvido pela Riechert proporciona um resfriamento do ar em todas as situações e níveis de desempenho possíveis, independentemente da velocidade nominal do motor, em conformidade para o resfriamento adequado .
Seu uso é particularmente apropriado para situações onde um motor de alto desempenho tem uma exigência constante, sendo necessário, por exemplo, durante uma longa estrada com carga plena de aceleração.
Devido sua construção robusta sobre as peças que formam o kit, praticamente não é possível nenhum desgaste. A estreita correia em V tem alto desempenho, apesar de seu desvio ser pouco menor do que a de uma série de correias dos motores originais. As polias para as correias são equipadas à prova de poeira e livre de manutenção, por terem rolamentos selados. Sob a roda de ventilação é montado um alternador de 12 volts com potência de 1050 watts.
O kit Riechert de ventilação axial pode ser instalado em qualquer tipo de motor, motor de Fusca ou Tipo 3 (motor flat). Para montar o kit, não é exigida a usinagem do bloco do motor.
O gerador tem seu próprio controlador interno (só em 1050 watts!).
Texto extraído do site do fabricante alemão: http://www.riechertmotorentechnik.de/

Abaixo a foto do sistema axial horizontal, como o da primeira foto do Puma Club da Alemanha.
O motor todo montado, com o sistema de refrigeração axial horizontal e filtros de ar especiais, também do mesmo fabricante.
Nesse outro motor montado, o sistema de refrigeração axial vertical.

8 comentários:

Goodtimes disse...

Este tipo de refrigeração não era o mesmo usado nos motores do Corvair?

Anônimo disse...

Felipe, a bomba original continua instalada? Nao consegui ver pelas fotos...fica dentro da carcaça? abraços
Kleber Pizolato

gabriel disse...

Esse horizontal sendo 1.8 numa tubarão ficaria uma graçinha, agora sem este escape hororroso. e sim um belo kadrom pretinho e essa capelinha na cor cinza claro como era horiginalmente.

smarca disse...

Não conhecia esse sistema.
Fui ver o site.
Felipe veja esta foto:
http://www.riechertmotorentechnik.de/
O local da bomba de gasolina mecânica original aparece tampada.
Assim como o Kleber, também não entendi onde fica a bomba de gasolina.

gabriel disse...

Felipa, Marca no mesmo site tem a seção de type l onde voçê entra no setor de carburadores e vejam kit carburadores solex 34 PCI single e dual port o mesmo possui o sistema de acionamento quase igual oa que a puma utilizava antes de adotar o sistema de acionamento da marca da ww

Irineu disse...

Não conhecia essa traquitana e fui ver no site dos caras.

Não gostei da ventoinha horizontal. Correia que tem que funcionar em planos diferentes "come" ainda mais potência. Não tem como deixá-la folgadinha para economizar uns cavalinhos.

Já o local de instalação da bomba de combustível considerei irrelevante. Bomba elétrica sempre é bem melhor do que qualquer bomba mecânica.

Felipe Nicoliello disse...

Luciano,
É idêntico ao sistema do Corvair.

Kleber, não sei, pelo que entendi continua a mesma, mas o Sandro falou o local está tampado, não vi isso. O site em alemão é mais completo que o desatualizado site em inglês, mas entender alemão não é fácil. Talvez usem bomba elétrica no tanque, que o Irineu gosta tanto, que quando pifa, só com guincho.

Daniel Pardo disse...

Essa refrigeração axial horizontal é muito esquisita por causa dessa correia dentada torcida, parece que a mesma vai estourar a qualquer momento, eu ficaria com o sistema axial vertical.