quinta-feira, 6 de maio de 2010

História Puma - Colaboradores

Por Ronaldo de Almeida Brochado

Estes colaboradores sempre estavam com as suas indefectíveis 'roupas industriais em brim cinza médio' por sobre camisa normal, de uso corrente na Puma, mas sempre com calças normais, não de padrão industrial:

1 - Chicão,Na época do 'GTB S1', esteve muito envolvido -como já coloquei no blog- com o acabamento dos para-choques que vinham ainda com as dobras iniciais do processo da estamparia, sem recortes finais e acabamento nas bordas que ajustavam na fibra. Diferentemente dos esportivos com mecânica VW, que já tinham ferramental de estamparia completo. Pois, agora lembro que o Chicão (prototipista/soldador de peças metálicas, mas sem toda aquela autonomia já provada por um Toni Bianco, por exemplo; ou como o outro Chicão do Rino, como bem me disse o Lettry)...Também me ajudou muito no último Mini-Puma, principalmente nas bandejas das suspensões, batidas sobre uma chapa grossa, cortada em oxicorte, pois ainda não tínhamos o 'equipamento laser'. Também esteve junto ao Pasini (na foto daquele Puma com suspensão Fiat, adaptada na dianteira, início do desenvolvimento do chassi do P-016).

2 - 'Seu Nelson' (assim mesmo!),
De confiança do Miltão, era o chefe da produção/montagem final, habilidoso, sempre vinha com alguma novidade, para facilitar o dia-a-dia na fábrica: criava coisas simples, sem maiores desenhos como se sabe. Mas surpreendeu mesmo, com a "máquina de cortar chassi", com dois discos 'tipo Policorte', que já faziam a separação por completo da parte central (não desejada!), para nossos... 'esportivos chassi VW/Puma'. De temperamento calmo e quieto, não parava um minuto sequer, sempre disponível para dar informações e muito focado.

3- Lauro,
Que era projetista na Puma, e não era engenheiro, mas foi quem 'me passou' a 'Engenharia da Puma', pois o 'Eng° Mandel' (acho que ele substituiu o Jorge Lettry ) já tinha saído para o 'CQ' (...um 'mini IPT': como ele dizia quando o visitei com o Miltão), da 'Cummins Motores de Guarulhos-SP', que então buscava se afirmar como grande fornecedora 'OEM'.Talvez o Paulo Sérgio, o PS também tenha conhecido ele, que acabou indo para uma 'divisão de casas pré-fabricadas' da Puma, mas que nunca alçou vôo. Ele até andou pela MATRA, na França, para conhecer a tecnologia de painéis de fibra pré-fabricados, com miolo em poliuretano expandido.Mandel também projetou uma caçamba em fibra para picapes, que poderia ter sido mais útil se contivesse ‘portinholas & porta trecos’ em geral para uso por empresas de eletricidade, telefonia e manutenção em geral.

2 comentários:

Ariel disse...

tô rindo sozinho aqui, porque li apressadamente: Portinholas para travecos" ao invés de: portinholas & porta trecos.

abraço Felipe!

Anônimo disse...

Felipe,

Só uma correção:

- "...esta caçamba foi o último projeto do Lauro na engenharia da Puma, ñ saberia dizer se o Mandel teria se envolvido em algum momento."

Abçs,
Ronaldo