sexta-feira, 24 de abril de 2009

Puma GT VW - Protótipo (2)

Imagem Autoesporte maio de 1968
Há tempos publiquei duas matérias desse Puma e outra ontem. A primeira matéria com foto tirada da imagem de televisão pelo Dario Faria, da fita do Jorge Lettry. A segunda matéria, fotos da reportagem da Revista Mecânica Popular de maio de 1968, como o Alex bem apontou. A terceira, de ontem, extraída da coleção de três livros "Biografia do Automóvel Brasileiro" de Claudio Habara, Editora Mahele Tempo & Memória, com o apoio da Mahle Metal Leve, enviadas pelo Dario. Pois bem, trata-se do mesmo Puma, o primeiro, número Um, que passou de protótipo para veículo de rua, como comprovam as fotos.
O protótipo abaixo ainda por ser terminado, faltando uma palheta do limpador, bolhas dos faróis e o principal, sem os para-choques. Nem seus encaixes (apoios) estavam definidos. Concluímos que essas fotos foram feitas em final de 1967, porque em março de 1968 ele já posava para as revistas. Abaixo a foto da MP com o Puma completo. Percebam que a placa de licença é a mesma.
No vídeo produzido por Jorge Lettry, aparece o protótipo da mesma forma...
...que no livro do Claudio Habara, supondo que as fotos tenham sido fornecidas ao Claudio pelo Jorge Lettry.
E na reportagem da MP o carro completo.
Na foto da parte traseira notamos a falta dos para-choques e seus apoios, bem com a calota traseira ainda sem cromeação, a dianteira sim estava pronta.
Na minha opinião, tanto de frente como de traseira o Puminha ficou muito lindo sem os para-choques... Mas a legislação naquele tempo não permitia. Também não tinha as saídas de ar da parte baixa do motor na saia traseira.
Esse Puma ainda foi modelo da reportagem da Revista Autoesporte de maio de 1968 e de novo na Mecânica Popular em dezembro de 1968. Puminha concorrido!

6 comentários:

Leo Gaúcho disse...

Felipe, lembrando que o modelo fotografado na "Fatos e Fotos" de abril de 1968 já era outro modelo com uma outra formação, digo diferente do modelo fotografado na "Mecanica Popular".Contudo temos uma linha de tempo que segue com o modelo, a principio, "titular" fotografado em Maio de 68, depois a fotografada em abril de 68(Fatos e Fotos)já com a traseira alterada, ou seja, os dois escapes e mais as "gradinhas"(lembrando do seu desenho...), e depois o retorno para o modelo definitivo, que fora a manutenção de todos os detalhes do mesmos modelo fotografado pela "Mecanica Popular"!Uma das críticas minhas a esta matéria da "Mecanica Popular" foi a falta de fotos do motor e da traseira, contudo, quem tem a revista "Mecanica Popular", pode verificar na segunda página da revista(não da matéria), no índice, uma pequena foto com a traseira, já na configuração do correta do modelo 68/69, ou seja ostentando os dois para-choques e as tres entradas de ventilação na horizontal com a gradinha, que aparenta estar pintada de prata ou até da cor do automóvel que no caso é verde.Caso não tenha esta foto posso te enviar.Eu, particularmente, acho que os para-choques dianteiros "preenchem" um vazio que existe no prototipo, contudo na traseira ele fica mais bonito sem o para-choques; aparenta um ar mais limpo o que direciona a um meio mais esportivo.Repararam no KG estacionado ao fundo da segunda foto?Exelente matéria e fotos.Parabéns.

smarca disse...

Felipe, sobre o filme que menciona, algum tempo atrás, ano passado, você comentou que com a permissão do dono dos direitos autorais talvez pudesse ser copiado e vendido aos interessados, lembra?

Essa idéia embrionária caminhou algum passo desde então ou definitivamente é algo fora de cogitação?

Pergunto pois assim esqueço de vez o assunto, se for o caso, hehehe.

[ ]ão.

Anônimo disse...

...fazia a minha engenharia mecânica em BH-MG, nesta época de mts boas notícias vindas da PUMA. Meu primeiro contato com a sua Diretoria se deu com material q recebí s/ 'Fibra de Carbono' em 1970. Eles eram naturalmente inovadores!
Abçs,
Ronaldo

Eric disse...

Belo post Felipe! agora eu acho que os para-choques fazem falta no desenho do Puminha...

Um abraço!

Luby disse...

Meus amigos com todo respeito é o sequinte, sem os parachoques dianteiros fica feio demais da conta, falo por esperiencia propria pois a minha 69 quando comprei não tinha os dianteiros fica parecendo um ET sem os traseiro não falo nada muito embora com eles ou sem eles eu prefiro muito mais com eles e com eles cromados...

Eric disse...

To contigo e não abro Luby!

Um abraço!