terça-feira, 14 de abril de 2009

Refrigeração motor VW a ar

Como todos sabem, o motor VW boxer a ar tem refrigeração forçada através de ventilador dentro da caixa sobre as camisas dos cilindros do motor, mais conhecida por ventoinha. Esse ventilador força o ar recebido através das tomadas de ar externas para cima das camisas dos cilindros, que por sua vez, tem aletas de refrigeração em sua construção. Esse ar que passa pelas camisas é direcionado para parte inferior do motor e sua exaustão se dá naturalmente por baixo do veículo. Em função disso, o compartimento do motor VW deve ser todo fechado e o ar externo é direcionado direto para a entrada da ventoinha. Se o compartimento tiver alguma outra entrada de ar que não seja direcionada a ventoinha, como exemplo a falta de borracha na junção do motor com a carroceria, poderá entrar ar quente dentro desse compartimento e ser sugado pela ventoinha, que por sua vez mandará esse ar (quente) para refrigeração das camisas. Acontecendo isso, se dará o super aquecimento e perda de rendimento do motor, podendo até fundir. Também a quantidade de ar que entra no compartimento do motor deve ser controlada para que não haja um redemoinho e consequentemente criará uma pressão não desejada, como também esse ar poderá ficar aquecido. Vamos pensar como se fosse dois andares, à parte de cima onde fica o motor vedado e a parte de baixo que são expelidos os ares quentes, divididos pela carroceria. Na parte de baixo do motor, o ar deve sair mais rapidamente para não criar outro redemoinho e possibilitando o aquecimento de outras peças. Para isso, a Puma criou três saídas de ar na saia traseira, ajudando para que o ar seja expelido para fora do carro. Todos os Puma VW tem essas saídas, desde 1968 até 1971 com três saídas largas e tela de proteção, passando a ser três saídas finas sem tela, até os últimos fabricados, que a partir do modelo 1981 GTI /GTC perderam a saída central, ficando apenas duas.






No compartimento do motor, o ar direcionado para a ventoinha é estrangulado no final da tomada de ar do Tubarão, com uma saída menor que a da entrada, direcionada para a traseira da ventoinha, onde está a abertura de sucção. Com o aparecimento do Puma GTE Spyder, onde a tomada de ar foi deslocada para o final da tampa do motor, o ar não entrava diretamente na abertura da ventoinha, portanto criando um pequeno problema de refrigeração. Os técnicos da Puma criaram a retirada do ar do compartimento do motor na parte inferior, criando furos ou rasgos, dependendo do molde utilizado para a fabricação da carroceria, embaixo dos para-choques traseiros dos modelos GTE / GTS de 1971 até 1976 1a. Série, assim o ar mais frio que entrava ia direto para a traseira da ventoinha e o ar existente era puxado para fora por essas saídas. Também colocaram essas aberturas nos modelos fechados. Nos modelos posteriores já não existem mais essas saídas de ar devido à mudança na tomada de ar, mais direcional, conforme foto explicativa.





11 comentários:

Luby disse...

Realmente Felipe o calcanhar de Aquiles dos motores vw é a refrigeração...
abs

Eric disse...

Muito boa aula professor Felipe!

Um abraço!

smarca disse...

Felipe, na penúltima foto (tampa do motor aberta) além de onde está indicado "fluxo de ar para o compartimento do motor", mais próximo à extremidade traseira da tampa também existem aberturas (para onde o seu dedão está apontando, para ficar mais claro).

Essas aberturas tem alguma função?

Felipe Nicoliello disse...

Luby,
A formula estando correta, a refrigeração é perfeita. Na época, vc não sabe porque é muito jovem (rsrsrs), os veículos com refrigeração a água eram terríveis, não suportavam congestionamentos monstros, e os VW iam embora.
Eric,
Obrigado. São anos de experiência.
Sandro,
Primeiramente esse dedão não é meu, vc acha? O meu é lindo! Esse dedão é do Pedro mostrando o capricho da restauração do seu belo GTS com injeção, que ele mesmo desenvolveu, isso em 2005.
Essa abertura é a junção das peças, ou seja, a tampa (parte externa) com o reforço e direcionamento do ar (parte interna), sobrando esse nicho sem função. Como sempre vc é muito observador. E aí, o Puma do Pedrão está bem limpinho? Nos trinques?

smarca disse...

Sem dúvida deve ser um belo GTS: além da parte interna da tampa limpa (do jeito que gosto, hehehe), está lá o friso de alumínio polido da capota e a própria capota com praticamente nenhuma ruga, até onde podemos ver nesta foto, na região da curvatura onde é mais suscetível a elas.

Vou ler a mensagem (2) sobre refrigeração que tem como exemplo justamento meu Puma.

Aproveitou bem o gancho e num futuro próximo quando me encontrar pessoalmente com você ou outras feras do mundo Puma vou pedir para observarem o que poderia ser no meu caso.

Minha capela está horizontal, até onde posso observar, em relação à fibra do compartimento do motor. E a fibra em torno da chapa do motor, ao contrário, não é totalmente plana, elevando-se até o ponto de encontro com a chapa, mais do LE que do LD.

Alguma caca do passado, não sei ainda.

Descobriremos juntos numa primeira oportunidade.

Luby disse...

É uma pena que vc não tenha entendido o meu comentario...
abs

Felipe Nicoliello disse...

Desculpe Luby, agora que li novamente me dei conta da bobagem que falei, é a pressa meu amigo e as vezes o celebro não funciona direito, realmente vc tem razão, mil desculpas.

Luby disse...

Ok, não esquenta não ...
grande abraço..

Erlon Fernando Kühl disse...

Ótimo comentário sobre algo que é realmente crítco nas Pumas. Se taxar o motor então...
Uma boa saída atualmnte é utilizar a "capelinha" com radiador deslocado utilizado a partir de 1984 nos VW AR.

Erlon - Puma Club do Brasil - Ctba.

Anônimo disse...

Interessante porem tenho uma duvida na minha GTC na parte anterior a capa da ventoinha é totalmente aberta, ficando exposto o cambio, então deverá ser totalmente fechada? alguém tem uma foto para disponibilizar?

Felipe Nicoliello disse...

Os Puma a partir de 1976, coupés ou conversíveis, tem uma grande abertura acima do cambio, justamente para ajudar a refrigeração, com entrada de ar direto na capitação da ventoinha. Esse ar vindo debaixo do carro não é muito, mas ajuda. O importante que não é um ar quente.