quinta-feira, 2 de junho de 2011

Puma GT 4R

Falamos muito sobre o Puma GT 4R, aquele esportivo fabricado especialmente para a revista Quatro Rodas em 1969 para ser sorteados entre seus leitores. Todos sabem que oficialmente foram fabricados apenas três para o sorteio e um para a Puma, que ficaria em propriedade de Rino Malzoni. Mas esse automóvel foi vendido a uma senhora pela grande insistência em comprá-lo. Sabemos onde estão o n°1, 2 e 3. O quarto GT4R foi parar aonde? Claro na Bahia e hoje pertence a um colecionador de lá. A história desse GT 4R, o meu amigo Carlos Seixas conta em seu blog Pit Stop Bahia, mas devo fazer uma correção na matéria, não era o automóvel encomendado pelo fazendeiro rico para presentear sua amante, esse o n°5 está em Minas Gerais, que foi do meu amigo Péricles do Rio de Janeiro. E como sempre bato o martelo, que o Puma GT4R tinha duplas lanternas redondas na traseira, oriundas do Corvair americano, sempre o sobre friso cromado. Nesse as lanternas atuais são alternativas, que foram colocadas exatamente no lugar das originais. Portanto GT4R não é com lanterna de Variant!

6 comentários:

Anônimo disse...

Felipe,
Por qual motivo o GT4R aparece com lanterna de variant na reportagem da revista quatro rodas que aparece no blog pit stop Bahia?
Ricardo Augusto.

Douglas de Almeida disse...

Temos também o GT 4R em chapa de aço. Este foi o protótipo da qual se originou os outros. Este modelo em lata foi encontrado por mim em Goiânia.

Douglas de Almeida

Alexandre Vigas (Salvador-BA) disse...

Amigo Felipe,

Consegui as carcaças das fechaduras externas do Puma GTE, aquelas 1976/1980. O problema é que as fechaduras estão imprestáveis. Quero recuperar as carcaças, mas quero saber se é possível implantar outro miolo ou "bujão". Parece que a fechadura é do Mercedes 608D. Ainda se encontra tal miolo à venda ou é coisa exclusiva de desmanche? Se não encontrar, tens notícia de algum miolo substituto?

Felipe Nicoliello disse...

Ricardo,

A foto do protótipo na reportagem é com efeitos e fica pouco visível, mas ampliei a foto diretamente da revista e nota-se a sombra dos buracos redondos na traseira, concluindo que as lanternas são de VW 1600 4 portas, que tem uma curvatura traseira na lanterna e não reta como as de Variant, e essa curvatura se encaixa em um dos buracos redondos. As lanternas devem estar amarradas.
Por causa dessa foto, surgiu toda a confusão sobre as lanternas traseiras, mas digo e repito, quando o último GT4R foi entregue ao sorteado, a VW estava lançando a Variant (dezembro de 1969).

Douglas, Exatamente o 4R de chapa metálica, porque o Rino só fazia seus modelos em chapa executados pelo Chico funileiro, seu fiel empregado. Depois dos modelos eram feitos os moldes de fibra de vidro.

Alexandre,
O melhor seria achar duas maçanetas do 608D em bom estado e retirar os miolos para colocar nas suas maçanetas. As maçanetas do 608 são aquelas cromadas dos primeiros caminhões de 1973, acredito que foi até 1978 ou 1980, substituídas pelas pretas que os botões são bem maiores.

Anônimo disse...

Obrigado ao funileiro que esta restaurando um GT 4R por aqui em Santo André que descobriu isso né!!!tinha gente mandando ele cortar o carro e ele provou que originais eram as 4 redondas,isso pode variar ja que não eram todos exatamente iguais,mas de Variant nunca jamais!

Felipe Nicoliello disse...

Caro anônimo,

Desde 2006 venho falando isso, em função da restauração do GT 4R do meu amigo Péricles do Rio de Janeiro. Discutíamos muito o assunto, já que o carro dele estava com lanternas de Opala e não tinha marcas de modificação.
O funileiro que está fazendo o 4R em Sto André é do Carmelo e ele só me perguntou a respeito, quando o funileiro dele disse que o carro não apresentava sinais de ter sido tampada a fibra do local das lanternas. O funileiro provou que não havia remendos e o Carmelo me levou lá para conferir e confirmar. Se ele tivesse mudado as lanternas para as de Variant, seria mais um que teria trabalho de voltar ao original depois de pronto, como fez o 4R do Kiko Malzoni (n°3) e parece que voltará a ser lanterna redonda o 4R do Sérgio (n°1).
O problema maior estava sendo descobrir de que carro era a lanterna. Pesquisei diversos modelos norte-americanos e não achava nada parecido. Perguntei ao Anísio Campos que só lembrava serem redondas, mas não de que carro. Em Lindóia o ano passado, vendo um Corvair ao vivo percebi que tirando o friso cromado da lanterna, que é possível por ser colocado sobreposto, coisa que por fotografia não conseguia perceber, vi se tratar da referida lanterna.
TODOS OS 4R ERAM IGUAIS, consequentemente todas as lanternas também, era molde e em moldes uma peça sai exatamente igual a outra, não tem essa de variação de fabricação. Além do mais a Puma não fazia carros únicos, mesmo se tratando do 4R, eram três + um no contrato com a Quatro Rodas.