quarta-feira, 15 de junho de 2011

Desenho dos Automóveis - GTB S2 x Nissan Skyline

O meu amigo Flávio do Rio Grande do Sul me mandou a fotografia:
"Felipe!
Olhando um blog de carros antigos me deparei com a foto deste Nissan Skyline 2000GT-ES 1977. Observe a frente do carro!
Será que a Puma se baseou nele para lançar a GTB S2? Abraço Flavio"
Em estilo de automóveis não se fale em copiar, basear ou qualquer outro adjetivo, apenas uma tendência. Normalmente seguem as tendências porque é aquilo que o público espera. Nesse caso específico do GTB S2, a tendência mundial no final dos anos 70, não era para os faróis duplos redondos e sim nos retangulares ou os mais ousados, faróis embutidos. Esse Nissan Skyline 2000 GT ES 1977 da fotografia já era um automóvel em produção desde 1957 sob a marca Prince, que mais tarde houve a fusão com a Nissan. Portanto seu estilo vinha de anos anteriores com os mesmos faróis duplos redondos. Mais tarde teve os faróis trocados por retangulares. Na contra-mão da história, a Puma lança em 1979 o GTB S2 com faróis duplos redondos. Uma opção prática e barata, tornando-se diferente dos novos automóveis. Houve críticas na época pelos especialistas nas publicações sobre o esportivo da Puma, mas o público não reclamou. Era tradicional no conceito e ao mesmo tempo inovador nas formas do desenho, dando-lhe uma agradável aparência sofisticada, como queria a Puma na época, para atingir o público dos "endinheirados", já que o S2 era o automóvel mais carro do Brasil. Mais tarde com a grande invasão dos faróis retangulares, muitos pretendentes a desenhistas de automóveis, modificavam o GTB S2, trocando os faróis para os mais diversos tipos de retangulares existentes no mercado, afinal quase todos os modelos das montadoras nacionais no começo dos anos 80 tinham esse tipo de faróis. Quem já não viu um S2 com faróis retangulares? O resultado é desastroso, simplesmente o GTB S2 perde sua identidade de esportivo e fica parecendo um Coupê normal.
Quanto ao Nissan, acredito em coincidência no resultado das formas e para isso fiz uma brincadeira com os dois modelos, resultando em um Nissam GTB S2...
... E um GTB S2 Nissan.
Claro que essa adaptação não é tão simples assim, no computador a gente "ajusta", mas os traços resultaram em quase os mesmo na frente e capô dianteiro, mas garanto que não são iguais, porque tive que ajustar. Do para-brisa para trás, não tem nada em comum.

Nenhum comentário: