segunda-feira, 13 de junho de 2011

Anuncio (99) Retão

O anuncio de 1978 do concessionário Puma privilegiava a nova unidade na avenida que vai em direção ao Aeroporto de Congonhas, na zona sul de São Paulo e o modelo Puma "R", um modelo especial personalizado pelo Retão. Como o próprio anuncio diz com bancos especiais em couro e equipamentos esportivos de classe. Esse último item me intrigou, equipamentos esportivos tudo bem, pode ser volantes, rodas, peças mecânicas, etc., mas de classe? O que seria esportivo e de classe? Talvez equipamento esportivo importado, caro, que não se encontrava em qualquer lugar... Seria isso? Sinceramente eu nunca vi um Puma R para dizer o que ele tinha de diferente.

6 comentários:

smarca disse...

Estava observando o GTS, provavelmente 77 ou 78 da primeira série, sem retrovisor do lado direito e equipado com rodas diferenciadas, embora com os CN36.

Fico pensando que, na época, se privilegiava o visual de rodas diferenciadas sem se importar com a visibilidade proporcionada por um retrovisor do lado direito, até porque o trânsito não era tão denso como é hoje. No mínimo curioso.

E vejo o friso de alumínio polido e limpadores prata, por isso comentei que se for um 78 é da primeira série.

Felipe Nicoliello disse...

Sandro,

Até 1969 o Fusca não vinha com espelho retrovisor externo (lado motorista), o equipamento era opcional. Como a lei não obrigava, as fabricas pulavam fora em carros baratos. A partir de 1971 se tornou obrigatório, mas os fabricantes já instalavam desde 1970.
O espelho retrovisor do lado do passageiro só foi obrigatório a partir de 1997. Como vê as coisas demoram para acontecer.

Sim, nos anos 70 o principal era mudar as rodas, dando um visual mais esportivo. No mínimo rodas de aço de meia tala, elas já diferenciavam o carro.

ramoswr disse...

Pois é:
Vendo este anuncio desta oficina Puma, próxima ao aeroporto de Congonhas ,na av. Rubem Berta , lembrei da minha triste experiencia, quando por vaidade de garoto, no final dos anos 70 e inicio dos 80, levei meu querido GTE/75 , bege alabastro , originalíssimo de fabrica , para um "banho de tinta" (hoje sei que não precisava!)
O resultado não foi bom , pois a pintura manchou , precisou ser refeita e nunca mais ficou como era.
Hoje , passados 30 anos , o carro continua comigo ( segundo dono -desde setembro de 1978 ) , já mostrado aqui pelo grande amigo Felipe .A qualidade do material usado na época,por esta oficina, era de segunda linha . Hoje, estou de tapeçaria , para coloca-lo com o destaque que por direito e idade merece.
Ah,se eu soubesse hj o que não sabia na época ! Mas sabemos que nos erros que aprendemos !
Abraços aos amigos da confraria.

Walter Ramos

ramoswr disse...

PS:
Houve um corte na matéria .
A frase completa deve ser lida :
Hoje , estou na fase de fazer nova pintura e troca da tapeçaria , ....

Walter Ramos

Felipe Nicoliello disse...

Walter,
O Retão não tinha fama de bons serviços, mas não podemos jogar toda culpa neles, os materiais eram bem inferiores àqueles existentes nos atuais dias.
Uma pintura com base acrílica ou mesmo duco (que é seu caso), não durava mais que 5 ou 6 anos, necessitando uma geral, porque nem polindo aguentaria mais que esse tempo, pelo desgaste. Hoje as tintas desgastam bem menos com ação do tempo e mesmo polindo não sofrem tanta abrasão.
Doutor, gostou da resposta técnica? Não tão boas quantos as suas de endocrinologia, mas estou tentando melhorar. rsrsrs

ramoswr disse...

Felipe
Como disse no outro comentário sobre o puma vermelho, vc é impar neste campo de PUMAS .
O que eu disse foi em relação ao serviço executado (faltou capricho para faze-lo ). Ficou visivel , mesmo pra quem não é entendido na matéria .
Seus comentários sempre são muito bons e ponderados . A grande maioria do pessoal que frequenta o blog sempre confia naquilo que vc escreve . Isto fica evidente nos comentários aqui registrados.

Até mais.

Walter Ramos