sexta-feira, 15 de maio de 2009

Interior GTE / GTS 1973 a 1975 (4)

Como já havia mencionado aqui na publicação anterior, o revestimento interno do Puma era um tipo de courvin conhecido como "couro de porco", apelido dado pela aparência semelhante ao couro de porco. Naquele tempo revestir um automóvel de couro legítimo era muito, mas muito caro, sendo exclusivamente para poucos. Nem mesmo alguns famosos automóveis mundiais dispunham desse luxo, sem cobrar nada a mais. Era o caso do Porsche que utilizava o courvin "couro de porco", idêntico ao que a Puma utilizou. Dava uma aparência sofisticada e esportiva sem, contudo onerar o custo final. Essa forração, utilizada nas laterais das portas, laterais dianteiras e traseiras, além dos bancos, que tinham o centro em tecido preto, o mesmo do Landau. Na publicação anterior mostrei as laterais dianteiras do meu Puma ainda em "couro de porco", que comprovadamente são originais de fabrica, pelo processo de fixação encontrado na parte de trás da lateral, com grampos simétricos em linha, como fazem em grandes produções através de máquinas profissionais e não como as maiorias dos tapeceiros fazem com máquinas manuais. Agora mostro abaixo um raro exemplar, o GTE 1975 do Miguel do Rio de Janeiro, que ainda tem até hoje, as laterais da porta com esse revestimento.
Com o novo modelo de Puma lançado em 1976, onde o processo de fabricação das laterais deixou de ser semi-artesanal, o courvin "couro de porco" deixou de ser utilizado.

5 comentários:

Eric disse...

Eita "couro" dificil de achar, hein? existe algum fornecedor dele, ou algo similar??

Um abraço!

Anônimo disse...

Excelente matéria! Estava sentido falta de publicações mais técnicas no blog, sabe como é... acabamos ficando mal acostumados. Que tal estender a matéria para os Pumas pós 1976? Valeu! Abraço!

Fernando Portilho disse...

Felipe, cadê a resposta do Eric?????

Felipe Nicoliello disse...

Desculpem pela sumida, mas minha vida não está fácil.
Eric,
Não existe mais ninguém que faça esse vinil "couro de porco". Se algum tapeceiro tiver é estoque antigo.
Vale a caça!

Anônimo disse...

...no meu tempo de PUMA (fim de 73 até o começo do II semestre de 79)lembro q existiam dois tipos: os 'vinastos Morumbí e Bacurí' de uma empresa do 'Grupo Mangotex'!
(Ronaldo)