sexta-feira, 22 de maio de 2009

Confronto de gerações (3) GTB, GTB S2 e AMV

O primeiro Confronto de Gerações do Puma Classic está aqui , trazendo o Puma GT 1969 e o Puma P-018 1981. O segundo Confronto com um Puma GTE 1980 e um Puma P-018 1981 está
aqui . Hoje tem o Confronto Puma GTB, trazendo os modelos que foram fabricados. As fotos e os veículos são do meu amigo Mário Szpoganicz de Oliveira, o Mário da Pizza, de Londrina-PR. O primeiro da foto abaixo, o GTB branco fabricado de 1974 a 1979; o segundo, o GTB S2 amarelo fabricado entre 1979 a 1985, voltando em final de 1986 até 1987 como GTB S2 ASA; o terceiro, o Puma AMV prata, fabricado de 1988 a 1991. São grandes as diferenças de desenho entre os três, mas a mecânica praticamente não houve alteração, utilizando o motor Chevrolet 6 cilindros em linha, cambio e suspensão dianteira do Opala. A suspensão traseira por feixe de molas veio do Dogde. O chassis era fabricado pela Puma e não houve mudança em seu perfil, apenas detalhes de novos componentes. Dentre as três gerações, a que menos sofreu alteração quando em linha de produção foi o GTB S2, não havendo mudança estética na carroceria ou detalhes, como aconteceu no GTB e AMV, que mudaram grade, lanternas, para-choques, etc., dependendo do ano.
O GTB branco ano 1977 está com lanternas de Alfa do modelo 78, pois até então eram as lanternas de Saab Sonett, mas o Mário está providenciando a alteração. O GTB S2 amarelo é ano 1981 e o Puma AMV prata ano 1989, ainda com o para-choque dianteiro "limpa trilho", que foi mudado a partir do modelo de 1990.

5 comentários:

Helio Herbert disse...

Excelente matéria Felipe,cada vez melhor.Abraços.

Patrick Lopes disse...

3 belos modelos, em especial o GTB S2, na minha opinião o mais belo dos pumas equipados com motor 4.1 6cc.

Abraço

De Gennaro Motors disse...

belos exemplares !

Anônimo disse...

Quem trocaria o GTB S2 p/ S1? Pois eu apoiei um amigo nesta decisão, inclusive recebí o OK do Miltão! Como se sabe, era complicado obter a pronta oferta do GTB no mercado.

Resumindo: após visitar a fábrica na Presidente Wilson a decisão -era 1978 e lançávamos o S2!- negócio feito c/o S1. Até ponderei das novidades do S2...
(Ronaldo)

Felipe Nicoliello disse...

Valeu Hélinho, seu blog tb é demais. Vale a pena conferir, o link está nos favoritos.

Patrick, tb compartilho da sua opinião, mas das pessoas mais jovens, até hoje a preferência ainda é pelo S1.

Fernando,Tb gosto dos exemplares do Mário, ele tem um capricho com seus carros, além de manter a originalidade nos mínimos detalhes.

Ronaldo, você sempre com as histórias de bastidores, ainda bem que o temos aqui. Obrigado.