sexta-feira, 15 de maio de 2009

Foto de época

A foto enviada pelo meu amigo Roberto Octavio, mostra um belo Puma GT... Como ele mesmo diz: "O Puma do meu padrinho estacionado na Av. Niemeyer (Rio de Janeiro). Não sei bem precisar o ano, mas pelo modelo pode-se chegar a data, pois a foto foi tirada quando o carro era novo. Abraços Roberto Octavio" Pois bem, está lançado o desafio para saber o ano da foto. Não é tão difícil assim, porque existem elementos na foto que dão uma margem boa de acerto. Adoro fotos de época e desafios, principalmente se tiver Puma na parada.

9 comentários:

GP Oficina Mecânica disse...

Muito fácil, Puma GT 1969.

As rodas, Canto do pára-brisa, entradas de ar frontais horizontais, etc e etc....

Abraço
Carlos Eduardo Szépkúthy

smarca disse...

A foto foi tirada em 70.
O Fusca Sedan 70 primeira série ainda tinha os para-choques do tipo antigo.
Foi a partir da segunda série, provavelmente a partir de abril de 70, que começaram a sair com os para-choques do Fusca que aparece na foto.

Leo Gaúcho disse...

São minhas as palavras do Smarca, a foto foi tirada, pelo menos, em 1970.Acredito que o carro seja um 1969.Contudo já tive um, carroceria 309, com toda a configuração 1969, mas o carro era 1970.Talves estoque de 69, "registrado/cadastrado" em 1970.Soube que este carro está a venda e está no RJ, me parece que o cara quer 30 lágrimas.

smarca disse...

Vim me corrigir e agora são minhas as palavras do Leo Gaúcho: a foto foi tirada a partir de 1970 (pode ter sido em 1970 mas não necessariamente em 1970 como comentei inicialmente). De 1970, inclusive, pra frente.

Não Leo, não era estoque de 69.

A primeira série dos Fusca Sedan ano/modelo 1970/1970 foi fabricada com os para-choques antigos e os para-choques do modelo novo são também da linha 1970/1970, só que da segunda série.

Algo incomum hoje em dia, em que vemos montadoras lançando modelo, por exemplo, 2010 no segundo trimestre de 2009, para aflição dos que compraram o modelo anterior, hehehe.

GTI1993 disse...

galera rápida no gatilho hein?

Duas possibilidades: GT 69 ou rebarba saída como 70. Porém a foto, foi tirada em 70 com todacerteza.

Logo, mais um voto ao sandro e leo.

Anderson Lira disse...

Olá,
Estou comprando um puma gte 78, mas no chassis ele está com a inscrição REM. O que isso poderia acarretar? é desaconselhavel a compra? Ats,

smarca disse...

Anderson, escreva um e-mail para o Felipe, Ferri e outras feras do clube.

Eles poderão, certamente, te orientar quanto à sua dúvida.

Pode postar no forum do Pluma Clube também: http://www.pumaclube.com.br/forum/ ou http://forum.pumaclube.com.br/

Na lista do Yahoo do Puma Clube:
http://br.groups.yahoo.com/group/pumaclube/

Ou na lista do Yahoo PumaWeb 2:
http://br.groups.yahoo.com/group/pumaweb_2/

E há a comunidade do Puma Clube no Orkut também.

Sucesso em sua negociação!

Felipe Nicoliello disse...

Moçada dei a dica e vcs souberam aproveitá-la. O Puma sem sombra de dúvida é um GT 1969, agora o ano da foto???? O Fusca que aparece na foto, um 1300, com para-choques de única lâmina, mas rodas de cinco furos, foi lançado junto com o Fuscão 1500, em final de julho de 1970. Provalvelmente essa foto foi tirada no final de 1970 ou começo de 1971, afinal o Fusca não parece tão novinho assim.

Felipe Nicoliello disse...

Anderson,
A inscrição REM no n° de chassis representa que o chassis foi remarcado. Muito comum em GTS pelo desaparecimento dos números devido a corrosão, no GTE é menos comum. Pode ser que esse Puma tenha sido trocado o chassis por dois motivos, batida muito forte ou apodrecimento do chassis. Tanto um como outro caso, é bom verificar a integridade da carroceria (caso de batida forte, ver se não está torta, portas e capôs devem fechar bem e ter seus vãos em larguras regulares) e estado geral dos componentes do chassis (caso de apodrecimento)podem estar compometidos pela severa exposição a que foi submetido.
Fora isso, não há problemas, mesmo que tenha a intenção da placa preta, não é impedimento.