quinta-feira, 17 de maio de 2012

Luz de placa GTE / GTS 1976 2a. série a 1980

A iluminação da placa de licença do Puma GTE e GTS a partir de março de 1976, com chassis iniciado pelo número 102..., as lanternas são as mesmas utilizadas no VW Brasília, só que no carro da Volkswagem era apenas uma lanterna e no Puma duas, uma em cada extremidade.
 As lanternas em sua fase virada para fora tinha uma pintura metalizada. Isso é necessário para dirigir o facho de luz para baixo e executar bem a iluminação da placa.
 Sua fixação é por meio de parafusos e vedação por borrachas, que com o tempo acabam não vedando nada, enchendo as lanternas de água. Para que isso não ocorra, de tempos em tempos verifique as condições da borracha e faça novo aperto nos parafusos. Algumas pessoas recorrem a metódos de vedação com silicone, mas se não for bem aplicado e nos locais corretos, pode não funcionar ou virar uma porquice.
 
 Nunca coloque lâmpadas mais potentes que as recomendadas, pois podem aquecer demais e derreter o plástico.
A Volkswagem também utilizou essas lanternas em outros modelos de sua linha, além do Brasília, como a Kombi até 1997 do modelo antigo. É muito fácil de encontrar à venda.

2 comentários:

Flávio disse...

Estas lanternas podem parecer inocentes e muito simples de conseguir e instalar!! Tive muitos problemas quando resolvi trocar as originais de minha GTS 79 por paralelas encontradas em qualquer loja,além de serem muito fracas,pois geralmente não são de acrilico, quebram e entra água muito fácil e outro detalhe,nas reproduções a chapinha interna que serve como refletor da luz geralmente vem zincada e não de inox como as originais,então qualquer umidade dentro cria as manchas de ferrugem! Por isto dou uma dica: Percam um pouco de tempo garimpem peças originais em desmanches,pois o acrilico é mais duro,fica mais dificil de a lente rachar quando se dá o aperto dos parafusos,a vedação contra umidade não é perfeita,mas mais eficiente pois as borrachas originais são mais grossas e encaixam melhor e o inox das chapinhas não enferruja e tem tambem o detalhe do emblema original "VW" gravado na peça valoriza mais o conjunto.

Felipe Nicoliello disse...

Bela contribuição Flávio. Todos nós agradecemos.