segunda-feira, 7 de maio de 2012

Eventos - Águas de Lindóia (4) Esportivos Nacionais de Fibra

Alguns dos esportivos nacionais em fibra de vidro vistoriados para premiação.
O Bianco é um Hot com mecânica nova e traseira alterada, apesar da alteração ter sido bem feita e rodas originais, não consegue competir com outros carros extremamente originais.
Bianco S 1979
Bianco S 1979
O Nick Dacon 1988 por não ter a idade mínima de trinta anos para o concurso, não participou do julgamento. Além disso, suas rodas foram alteradas. 
Nick Dacon 1988
Nick Dacom 1988
 O MP Lafer 1979 está muito bonito e bem original, a não ser pela lanterna de direção em cima dos para-lamas serem do Fusca até 1964, quando deveriam ser do Fusca 1979. Em concurso, os mínimos detalhes são observados e sempre os mais antigos levam vantagem sobre os mais recentes. Para brigar com as feras que aparecem em Águas de Lindóia, somente um MP Lafer 1974 ou 1975 original, que tem itens poucos conhecidos, como lanternas de Fuscão, painel em preto fosco e outros pequenos detalhes.
MP Lafer 1979
MP Lafer 1979
MP Lafer 1979
 O Puma GTE 1975 com boa aparência...
Puma GTE 1975
 ...Mas com lanternas traseiras, luz de placa e rodas aro 13 não originais.
Puma GTE 1975
 Um raro Ventura ainda fabricado pela L'Automobile de São Bernardo do Campo-SP, pois depois passou a ser fabricado pela L'Auto Craft de São Paulo-SP. Apesar de ser muito raro, pois foi mais exportado que vendido no Brasil, esse exemplar não tinha as lanternas dianteiras originais. A questão das rodas são discutíveis, afinal esse modelo era exportado na forma de Kit Car, sem mecânica. Quando ao para-choque preto, não era brilhante e sim fosco.
Ventura 1982
 Essa abertura das tomadas de ar laterais tipo "orelha" eu nunca vi em nenhum Ventura, assim como as lanternas de Corcel. Em todos os meus arquivos e conhecimento, as lanternas traseiras são as mesmas do Alfa Romeo 2300 TI, mesmo aqueles exportados. O teto solar Slideaway era próprio da versão SLE. O Ventura teve algumas alterações em 1983 e foi fabricado até 1988 ou 1989, quando entraria um novo modelo com motor refrigerado a água, que foi fabricado, mas acredito que nem chegou a ser vendido.
Ventura 1982
O Willys Interlagos Berlineta está muito bonito, mas se apresentou com pneus e rodas erradas, além de estar faltando algumas latas no motor.
Willys Interlagos Berlineta
Willys Interlagos Berlineta
Willys Interlagos Berlineta
Os premiados nessa categoria "Esportivos Nacionais Fora-de-série e de Fibra" vem depois.
Imagens Sylvio Fujioka.

4 comentários:

Anônimo disse...

Sobre o ventura...a frente deste carro da foto, com os 04 faróis, tinha outra grade como mostra neste mesmo blog em 05/01/2009. A grade que está nesse modelo tinha apenas 02 faróis maiores e quadrados.
Vejam as fotos neste blog: http://bizarricesautomotivas.blogspot.com.br/2010/12/ventura-xuning.html

As orelhas nas laterais sao originais sim e as lanternas traseiras sao as do AlfaRomeu mesmo.

Felipe Nicoliello disse...

Caro amigo,

A matéria que se refere aqui publicada: http://www.pumaclassic.com.br/2009/01/fora-de-rea-06.html, mostra uma propaganda do Ventura de 1983, com mudanças nos faróis (mais embutidos), grade, moldura da grade mais inclinada e rodas, tudo em relação ao modelo anterior.
Esse link que vc fala tem o catalogo do Ventura inicial, ainda com um farol quadrado de cada lado, mas depois houve uma modificação do modelo, para dupla de faróis quadrados do Passat. Portanto esses faróis desse carro são originais.
Na coluna lateral, na peça em preto fosco, tinha uma entrada de ar formada por rasgos horizontais até a metade da peça, mas não tinha orelha, aba ressaltada ou o que valha.

Nesse ponto, lanternas traseiras, concordamos.

Wander Lopes disse...

Pessoal

Comprei um Ventura 1983/1984 e não está com a frente original e também não tem painel. Gostaria de deixá-lo original, como merece. Alguém tem dados do Ventura 1984? Acho bastante coisa do modelo final da década de '70, mas já encontrei diversas "frentes originais" para o modelo igual ao meu. Qualquer informação ajuda muito. Grato.

prof.wander@gmail.com

Wander Lopes disse...

Olá pessoal

Comprei um Ventura 1984 e ele está com a frente modificada. O problema é que não sei qual a frente original deste ano. Já vi três diferentes. As informações mais confiáveis tratam de um modelo do final da década de 70. Também nunca vi o seu painel e o meu está sem painel. Se alguém puder me auxiliar ficarei imensamente grato.

Cordialmente