terça-feira, 8 de maio de 2012

Eventos - Águas de Lindóia (5) Homenagem Especial

Uma das atrações de Águas de Lindóia foi o Fittipaldi 3200, mais conhecido como Fitti-VW com dois motores VW 1600 acoplados. Esse carro foi projetado por uma grande equipe: Nelson Brizzi (mecânico chefe), Ari Leber (projeto da carroceria), Ricardo Divila (projeto chassi e suspensão), Darci (foi mecânico dos irmãos Fittipaldi até a Formula 1) e José Deusdedith (solda e chapa), em tempo recorde de trinta dias.
A carroceria era toda de fibra de vidro, pesando 17 kilos, no total o carro pesava 420 kg, quase 1 cv para cada quilo. Obteve 8 vitórias em 15 corridas no final da década de 60 e começo dos 70.
Esse Fitti-VW pertence a Zuffo MotorSport e foi levado à Lindóia pelo Museu JORM de São Paulo-SP, por meio de seu curador Paulo "Loco" Figueiredo.
 
 
 No site onde Anísio Campos escreve  Óbvio, há um relato sobre o destino desse Fitti, que depois da ida dos Fittipaldi para Europa, foi vendido ao piloto Adu Celso, que correu algumas provas com um motor apenas, sem grandes resultados e depois esse carro ficou decorando a frente de uma escola de pilotagem em Interlagos, em São Paulo e sumiu.  Esse Fitti-VW trata-se de uma reprodução, com utilização de vários componentes originais, pois o Fitti-VW original era bem mais grosseiro no acabamento, além de inúmeras diferenças na carroceria. As rodas de tala 9" na dianteira e tala 10" na traseira devem ser as originais.
 
 A tomada de ar para a refrigeração do motor, nesse carro, é bem menor que naquele que figurou nas pistas, que tinha o para-brisa bem mais inclinado para favorecer a entrada de ar e criar menor resistência aerodinâmica. Pelo que me consta, ideia genial de Ricardo Divila.
 Abaixo os detalhes da junção de dois motores VW 1600.
 
 
O painel que não exibe mais o volante original e instrumentos.
Wilson Fittipaldi e Pedro Victor de Lamare junto ao Fitti-VW em 1970.
 E Wilson em Águas de Lindóia para prestigiar o evento e matar saudades do bólido que conseguiu diversas conquistas, e a maior de todas foi vencer com o único Volkswagen de dois motores, fama que correu o mundo. Ele foi convidado pelo Paulo Figueiredo e adorou tanto que pretende voltar outras vezes.
 

2 comentários:

Antonio Alberti Neto disse...

Sensacional a matéria amigo Felipe. O Wilsinho (agora Wilsão) está muito bem na foto.

forte abraço!

Antonio

Daniel Pardo disse...

Sei que da data dessa ´postagem até aqui, já se passaram quatro anos, mas é que estou gostando tanto desse blog que estou lendo ele todo e gostaria muito de saber em quais eventos posso ver esse Fusca pessoalmente.