segunda-feira, 2 de abril de 2012

Projeto Puma GTE sem corte no chassis

Em conversas entre eu, o engenheiro-chefe Ronaldo de Almeida Brochado e o projetista Paulo Sérgio Fonseca Alves, ex-funcionários da Puma, surgiu esse assunto, que lá nos idos do lançamento do novo GTE em março de 1976, o Ronaldo citou ao Paulo Sérgio (PS) a possibilidade de fabricar o Puma sem o corte de 25 cm entre eixos do chassis do VW Brasília. Na época ficou só na conversa, mas hoje temos a realidade. Pedi ao PS que fizesse esse projeto sugerido pelo Ronaldo e ele me atendeu.
Caro Felipe, 
O estudo que nunca foi feito! Faltou fazer este!
Uma vez disse no meio de uma conversa com o Ronaldo: O Adamo está bonito mas tem a distância entre eixos sem corte, ele está muito comprido! Ronaldo disse na hora: ""Espertos eles, não cortam o chassis!""
Estou enviando repito, o estudo que nunca fizemos. Puma GTE com o comprimento original e distância entre eixos de 2400mm.
Digo que:
Ele estaria mais atual hoje, se usasse essa medida maior!
O comprimento foi mantido igual.
Talvez tivéssemos problemas com a colocação do estepe. Coisa que se resolve.
Se ele ficasse menos arisco na direção, acho que Ronaldo teria solução na hora. Caixa de direção!?
Para mim esse seria o desenho certo na época para mostrar a diretoria, pois mostra as proporções certas.
Em perspectiva fica muito melhor, porém esta vista comparativa em escala seria mesmo a certa para início de conversa.
Nas outras vistas em perspectiva ele fica muito mais bonito (já fiz montagens em fotos).
Não achei computador vago para desenhar, então o desenho é feito na técnica da época!!
Se não gostar vamos cortar a amizade!
Brincadeiras à parte, espero que goste. Um Abraço. PauloSérgio

Por isso que é bom falar com um projetista de automóveis, não há erros ou viagens na maionese.
Concordo plenamente com você PS, as linhas ficaram mais harmoniosas, bem próximas aos bólidos das pistas europeias daquela década. O que eu gostei no projeto foi a não alteração do comprimento total, criando apenas um problema momentâneo no compartimento do estepe, que poderia ser solucionado facilmente. No motor, como no Puma original sobra espaço entre o motor e o painel traseiro, essa diminuição desse compartimento não afeta em nada. Outra vantagem seria no espaço para bagagem, já que para utilizar dois bancos traseiros não seria possível como no Brasília, por causa da baixa altura do teto.
Agora se na época a Puma pudesse gastar com desenvolvimento de chassis,  essas dimensões seriam perfeitas para a utilização de um motor transversal em cima do eixo traseiro, sem alterar o compartimento interno.

15 comentários:

Anônimo disse...

Gostei. Sou leigo, mas o que você acha se, mantido o entre-eixos original (240cm), prolongasse apenas a frente, a partir do parabrisas? Ficaria com um ar mais americanizado, no estilo Corvette ou Daytona Coupe, não?

Anônimo disse...

Com todo o respeito a sua conjetura, digo que ficaria feio. É só fazer a montagem aí. Colocar a frente do original na versão de dist. entre eixos maior. Já foi feito em outros e fica sem sentido uma frente maior sem motor embaixo.PauloSérgio.

Jaques disse...

Olha, eu achei mais bonito com entre-eixos curto. O Bianco Tarpan deve ter usado essa solução e ficou desproporcional.
Mas, gosto é gosto...
Abraço de Fibra!

Anônimo disse...

Caro Felipe,

Com as mesmas dimensões do chassi original da VW, não seria viável subir o teto alguns centímetros, para as pessoas mais altas conseguirem ficar sem bater a cabeça no teto, no meu caso apesar dos meus 1,85 mts, a solução é colocar o banco o mais atrás possível.
PS. esta semana meu felino nº 221 será vistos por muitos nas montanhas das Minas Gerais, enviarei fotos para voces darem suas opniões, SE É A MORTE DE UM FELINO OU SUA RESSURREIÇÃO.
abraço de fibra

AndersonCSS disse...

Gosto do original!, acho que com o entre eixo maior o carro iria fica estranho.. ele ia ficar parecido com o CG 1000 Spider que foi postado aqui.. o carro visto de frente é estreito, parece pequeno, e de lado é comprido..

Mauricio disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Mauricio disse...

Gostei muito do desenho e realmente, as proporções ficaram muito boas.

Porém, gostaria de fazer uma pequena observação.

Acredito que o balanço traseiro do modelo de entre eixos longo (LWB - long wheel base) seria igual ao do modelo com entre eixos curto (SWB - short wheel base) se fosse mantido o motor posicionado atrás do eixo traseiro. Desta forma, o desenho não ficaria muito proporcional, na minha opinião.

O balanço traseiro do modelo LWB talvez pudesse ser menor se fosse adotado um motor entre eixos.

Anônimo disse...

Felipe,
Bom dia,
para falar verdade, eu achei esse projeto lindo, bem no estilo dos carros esportivos atuais (maiores)......

Ernani

Anônimo disse...

Não descobri quem é o anonimo de 1,85 que me chamou de PS.Um abraço. Seria possível fazê-lo mais alto sim. Todas essas observações seriam possíveis porem teriam que ser estudadas.Outra: quase já dava aí um motor central mesmo.Sendo outro chassis é claro, aí até a pedaleira poderia ser mais para a frente. Seria outro carro. Estávamos fazendo lá o P-016. Abraço a todos.PauloSérgio

Luby disse...

Sempre me perguntei o porque do corte do chassis, mesmo quando começaram com a plataforma do kg em 68 já encurtavam o chassis só o do 4R creio que não foi cortado.

Mauricio disse...

Quero fazer uma correção no meu comentário: o balanço do modelo "LWB" poderia ser menor mesmo! Há bastante espaço entre o motor e o painel traseiro.
O desenho do carro ficou muito equilibrado.

Felipe Nicoliello disse...

Lembrando que esse projeto seria em 1975/76, porque hoje em dia, a motorização, nem o chassis seriam viáveis economicamente.

Obrigado PS pela sua participação de grande valia para todos nós.

Luby,
O Puma GT 4R também sofria o corte, apenas 12 cm, bem menos que os 25 cm do Puma GTE. O 4R tinha distância entre eixos de 2,28 cm ante os 2,15 do Puma.

gabriel disse...

Ficaria muito bonito mesmo, pois é só lembrar da Ferrari Dino que tinha um entre eixos mais longo para comportar o motor v6 outra coisa é que teriamos condições de colocar o motor WW entre eixo traseiro como nos Porsches 550 e Carrera 904 dando a puma aquela estabilidade que ela tamto deveria ter. porque o que seria feito era cortar os canhoões de sustentação da caixa de cambio fazer um berço, digo agregado para sustentação do motor e trocar os facões da suspenção por outros mais compridos como nos 550 spider. ai futuramente na sequencia colocava-se a suspenção da Variant com as juntas homocineticas e tudo que se tem direito.

Um abraço a todos

Anônimo disse...

Prezado Paulo Sergio,

Eu sou o anonimo de 1,85 que sempre vsita este blog principalmente depos de 08/12/2010, quando troquei um notbook pelo meu felino de 1969 nº 221, tenho algumas fotos dele no meu orkut, porém faltando algumas coisas, fiz o que pude para poder volta-lo ao mais original possivel, mas faltaram as rodas bolo de noiva, lanternas diateiras do fissore, bolha de farol, maçanetas externas do fissore, hoje consegui regularizar seus documentos, e tem que ter grana viu.
SE VC INTERESSAR EM VER ALGUMAS FOTOS OLHA LÁ NO MEU ORKUT -
Marcio alvim cardoso - Lajinha - MG, inclusive sou amigo do adao emilio -
la tem alumas fotos

Daniel Pardo disse...

Do Puma sem corte no chassi eu gostei, do motor transversal não, tem que manter a essência do Puma que é o motor boxer refrigerado a ar do Fusca, mas mexido para dar mais potência.