quinta-feira, 26 de abril de 2012

Reportagens - Car and Driver (2)

Lembram daquela reportagem "Os 50 carros para dirigir antes de morrer" publicada aqui. Vim a saber somente hoje, depois de um mês, pois meu amigo Claude Fondeville insiste em mandar e-mails para aquele que estou desativando, falando a seus amigos, a respeito daquela publicação:
Em 19 de Fevereiro enviamos para todos cópia da revista CAR AND DRIVER que havia publicado uma reportagem intitulada 'Os 50 carros brasileiros que você precisa dirigir antes de morrer' dando nota 6/7 ao nosso querido esportivo. Na ocasião assinalamos um erro da editora da revista que fez com que na capa fosse colocado um Puma que não representa exatamente o original qiue conhecemos e sim o fabricado na África do Sul.
Atento, o nosso amigo Péricles Cruz, partyicpante da diretoria do Puma Club RJ, imediatamente enviou um email para a redação assinalando o erro. No número que se segue, o 51, a revista na sua seção SUA VEZ publica a mensagem do Péricles e apresenta a explicação e correção do fato ocorrido. 
Segue abaixo a nota publicada na página 11.
Legal, é o nosso pessoal brigando pela marca Puma. Mas pelo amor de deus, a Internet existe e é fácil de consultar, mesmo em sites de outras línguas, porque continuam errando a história até na explicação do erro?! Agora o erro grotesco foi com a Bromer, quiseram dar uma resposta a altura para o experiente e conhecedor de Puma, o meu amigo Péricles e conseguiram mostrar que não entendem nada. Falam que as diferenças entre o Puma sul-africano com o brasileiro é blá,blá, blá, leiam lá e depois voltem aqui. Conseguiram misturar tudo. Primeiro que a foto é de um Puma do ano de 1978 ou 1979, quando Jack Wicker começou a produzi-lo, depois de adquirir a licença da Bromer. Os primeiros Puma de 1973 fabricados pela Bromer tinham as seguintes diferenças com o modelo brasileiro: chassis de Fusca ao invés de KG; suspensão de embuchamento; freios a tambor nas quatro rodas com cinco parafusos; outras rodas; outro volante; sinalizadores (olho de gato) na dianteira e traseira e claro a mão de direção inglesa. Isso se deve ao fato que na África do Sul não foi fabricado o Karmann Ghia e o Fusca lá montado nunca teve a evolução dos freios e suspensão. Na matéria com esse modelo de Puma (Bromer), mostrado no Puma de amigo Armand Botha, vemos as guelras e é bem parecido com o nosso Puma GTE 1973. Em meados dos anos 2000, Jack Wilcker voltou a fabricar o Puma na África do Sul, com a mesma carroceria, mesmo chassis de Fusca, só que com novas rodas; lanternas laterais; novo espelho e para-choques em preto fosco. Nada a ver com essa fotografia.  

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