terça-feira, 26 de julho de 2011

Quebra-cabeça (26)

Como o último Quebra-cabeça estava muito difícil, hoje vou dar uma moleza para vocês:
QUE PEÇA É ESSA E QUAL A SUA FUNÇÃO? Vale o chaveiro Puma da Automodelli para a primeira resposta inteiramente correta.

32 comentários:

Leo Gaúcho disse...

A função é limitar/regular a entrada de ar para o interior do automóvel, no caso o Puma.

Leo Gaúcho disse...

Ops!Faltou "A PEÇA":Válvula de ar, peça numero 58.

Mazinho Rocha disse...

"Válvula de abertura/fechamento da entrada de ar para o interior do veículo", palavras do "mestre".
E olha que eu já te dei um chaveiro heim!

Anônimo disse...

Seria um coletor de admissão com possível dupla entrada (carburador). Tks
Chicopuminha

Josamar disse...

Felipuma

Borboleta que controla o fluxo de ar que sai na grelha no painel, comandado por cabo de aço acionado por botões colocados na lateral do painel.Empurrado-fechado,Puxado-aberto.Tomada de ar acima do capo na caixa de ar protegida por uma tela.Abertura superior na caixa de ar direciona o fluxo do mesmo para a mangueira de maior calibre que vai a válvula de controle(foto) aberta ou fechada.Na parte inferior dessa caixa existe uma saida de menor calibre ligada a uma mangueira para escoamento de água que vai para a cabeça do chassis abaixo do tanque de combustivel...Acho que é isso ai!!!
Abrs
Josamar

Anônimo disse...

A sequenica seria: válvula de ar esquerda e direita, luva de borracha, mola da válvula de ar, anel elástico e o fixador do cabo de aço para acionar a entrada e sáida do ar quente ou frio.
Obrigado.

Rinaldi disse...

Esta peça é um TBI (Throttle Body Injection) usada nas Pumas que saiam de fabrica com injeção eletronica. este pessoal tá muito rápido...só brincando mesmo. Não precisa depachar o chaveiro, estou voltando em agosto e pego no seu escritório. Abraços.

Rinaldi

Stael Alves disse...

Peça: válvula de abertura e fechamento da entrada de ar no Puma VW.
Função: Regular a entrada de ar "frio" do ambiente para o interior do veículo.
Existe outra válvula pra controlar a entrada de ar para o veículo, neste caso ar "quente". Essa válvula se encontra na parte traseira do veículo junto a mufla que envolve as bengalas de escapamento.

smarca disse...

Esse pessoal é muito rápido!

Vou tentar ser diferente então: É a válvula da mufla do escapamento, comandada pela alavanca ao lado do freio de mão que direciona o ar quente para o interior do veículo.

A peça inteira pode ser vista aqui http://www.pumaclassic.com.br/2008/08/sistema-de-ar-quente-gt-gte-gts-gti-gtc.html

Hehehe ... ou é isso ou alguém aí de cima já ganhou o chaveiro.

smarca disse...

Em tempo ... o que me chamou a atenção nesta foto foi a existência da mola que inexiste na válvula de ar frio debaixo do painel.

A válvula do ar quente da mufla do escapamento eu nunca vi ao vivo mas se não for a primeira só pode ser ela, até porque esta válvula do ar quente, conferi no catálogo VW, tem uma derivação (um tubo mais fino) também, que não sei para que serve.

E uma mola seria algo bem apropriado para uma válvula de ar quente, mais distante do comando de acionamento, mais sujeita à variação de temperatura e consequente emperramento não fechando totalmente.

Essa foi a linha do meu raciocínio e daí minha resposta.

Dedos cruzados agora!

Claude Fondeville disse...

Controle de fluxo de ar para a saida na base do parabrisa.

ramoswr disse...

Felipe

Nem tenho ideia do que seja isso , apesar de ter PUMA há tantos anos.

Será que ganho o brinde pela sinceridade ?
Walter Ramos

Luby disse...

muito facil..

Carlos B. disse...

valvula que regula a passagem de ar frio que vem da abertura acima do capo dianteiro da puma dos anos 70; regulada por dois botões e cabos, um de cada lado do painel; força a saída do ar para o interior do parabrisas.

Leroi disse...

Isto é peça de Puma? rsrsrsr

restauração - Puma GTS 1976 1ª série disse...

é realmente a válvula de controle de entrada de ar interior do puma se não me engano do lado esquerdo. Inclusive fiz uma réplica de uma peça dessa para substituir um lado do meu que estava faltando e fiz o miolo da outra que estava com a borracha quebrada. No caso da borracha fiz o eixo em aço e duas arruelas sanduichando um lençol de borracha.
Abraços

Dr. JMM disse...

putz....queria outro chaveiro...

Tatu disse...

Noossa, quantas polegadas é esse escape ..... heim, he he he he he

Sergio Tempo disse...

è tudo isso que falaram sobre a entrada de ar frio, porém esqueceram de completar que é usado nos pumas de 79 a 84. Mestre pode enviar meu chaveiro

Irineu disse...

Cachimbo pra fumar óxi ou crack em quantidades industriais.

Leo Gaúcho disse...

Já vi que o Irineu vai levar este chaveiro...

Felipe Nicoliello disse...

Eu nunca poderia imaginar que um dia o Irineu ganhasse o chaveiro...

elson1araujo disse...

Bem e tudo isso e mais um pouco e uma peça linda que controla a entrada de ar quente, e tem uma mangueira de saida de agua uma borboleta que e acionada com o comando de cabo de aço ligado no botão da extremidade do painel!!!

Abraços Elson PUMA CLUBE DE BRASÍLIA!!!

Stael Alves disse...

Phill,
Já tem meu endereço? Já deixa anotado aí. Manda dois juntos pra economizar o frete.
Sandro,
Na única valvula que sobrou no meu Puma, tem a mola. De repente a sua tá faltando e precisa de revisão. Lá vai vc de novo pra debaixo do painel da Puma.rsrs.

Stael Alves disse...

Sandro, dê uma olhada no catálogo de peças, lá consta a mola: figura número 56, mola da válvula de ar.
Essa valvula consta na figura 58 e próximo, como valvula de ar esquerda e valvula de ar direita. Figura 62 e próxima, consta valvula de ar esquerda completa e valvula de ar direita completa.

Morello disse...

É justamente a valvula que controla a entrada de ar no interior do Puma que fica debaixo do painél mas está e parecendo ser dos modelos anteriores a 75 que é de aluminio e mais estreita, acertei?
Abraço
Morello

smarca disse...

É, vi no catálogo. Tem a mola sim.
Vou conferir mas realmente não me lembro se meu Puma tem a mola.
Que me lembre tem o cabo que puxa e empurra a válvula mas sem mola.
Vou ver isso depois.
Mas tinha que chutar algo diferente pois, quando vi, um caminhão de gente já havia respondido.
Vai que acerte!

Rubens. disse...

SMARCA, BOA NOITE;

Aqui é o Rubens, do Puma verde, que vc ajudou a encontrar a cebolinha de pressão de óleo no fim do ano passado. Qual é seu e-mail, gostaria de falar-lhe.

smarca disse...

Oi Rubens.
Vou dar um endereço estranho mas é meu também e chega aqui:
jsdslvnc no tradicional gmail
Estarei fora amanhã mas vejo no domingo.
Bom final de semana a todos!

Luis Wynns disse...

um detalhe importante que acho que ninguem mencionou e que essa peça, em questão é inferior a 1980, porque a de 1980 em diante e de plastico e não de metal como a da foto

Mazinho Rocha disse...

Ò Felipe! Esqueceu de dizer quem acertou????

Anônimo disse...

boa noite amigo Felipe nicoliello gostaria saber se vc pode me ajudar a onde consigo compra "Válvula de abertura/fechamento da entrada de ar para o interior do veículo pq tenho procurando mais nao consigo achar desdeja te agradeso . abç meu e-mail. ama1932@hotmail.com . vlw