quinta-feira, 7 de julho de 2011

Quebra-cabeça (25)

Esse Puma está atualmente à venda em um site de comércio de veículos. As fotografias abaixo estão lá, não mexi em nada, exatamente como o proprietário colocou. A pergunta valendo um Chaveiro Puma da Automodelli para a primeira resposta correta, por isso seja rápido:
E que ano e qual o nome do modelo desse Puma, quando saiu da fabrica e o por quê da resposta?

43 comentários:

Mazinho Rocha disse...

Originalmente um GTI ou até um GTE com a trazeira e dianteira transformadas. Foi cortado para trasformar em GTC, veja a inclinação do pára-brisa e que o quadro do vidro termina além do quebra-vento. Além da altura da capota, baixa demais para um GTC.

Rinaldi disse...

Felipe, olhando as fotos parece uma gts 76 bunda caida, mas vendo melhor principalmente a foto da capota fechada me parece uma gte transfornada em gts o ano...79 para frente, por causa das rodas.
abs.

Rinaldi

Mazinho Rocha disse...

Esqueci de falar na trazeira, bambém muito baixa, tipo "bunda-caida", como ficaram os primeiros GTS com chassi de Brasilia. Mais um indício de que foi "cortado".

Felipe Nicoliello disse...

Pessoal,
Resposta direta, sem suposições:
É tal ano, modelo tal, por causa disso.
Se não eu supostamente posso cometer uma injustiça...

EGO's disse...

É um GTE acima 1976 até 1978 com tentativa de transformar para GTC.. A traseira inclinada o calombo entre a tampa do motor as extremidades da colunas "A" o painél e formato dos bancos e até tentaram colocar a capota de um GTS abaico de 1976 ... denunciam a tranformação rocambolesca!

Anônimo disse...

è um gte 76 transformada em gts 80.acho que foi cortada pelo formato da traseira e principalmente pelo vidro da frente ser mais inclinado.
acho que é 76 pelo painel. e transformada em 80 por causa da roda da macaneta da seta na lateral entre outros.
Abraço
Rafael Maia

Mateus Daldon disse...

GTI/GTE Transformada em GTC. Ano 77a79. Pela traseira caida, alta inclinação da tampa do motor e capota diferente a original

santo disse...

CrossFox 2010 Spyder

Mazinho Rocha disse...

GTE 1976 a 1978, as rodas foram "torneadas", mas são tantas as modificações que fica difícil precisar o ano.

Frutello disse...

GTE 1976 segunda série. Transformada em GTC 81, Pelas lanternas laterais embutidas.

Rinaldi disse...

gte 79

Rinaldi disse...

lá em cima já falei o porque...

Anônimo disse...

Olá presidente, é uma GTS76 da segunda série transformada em GTC, por causa da bunda caída, rodas com raios curvos de antaálio e painel denuncia também. Sylvio

charles disse...

é um gte de 1976 2 serie vulgo janelinha, com (carroceria fechada), porem foi transformado em um conversível cortando-se a capota. tentaram dar um ar de anos 80 nela colocando o pisca na lateral e as lanternas de brasilia na traseira e modificando os parachoques dianteiro e traseiro.

Leo Gaúcho disse...

É uma salada de fruta!!!!

Sergio Tempo disse...

Matei a charada: é um transformer ano GTE76 modelo GTC81, kakakaka

sandrogte disse...

Tudo leva a crer em um TRANSFORMERS que não foi aproveitado no filme atual. Frente do 80 em diante, painel 77 a 79, rodas, 76, traseira recortada sabe lá por qual mestre do estrago, a não ser que nosso mestre Felipe tenha conhecimento de algum modelo daqueles que a Puma fazia para testes e por vendia!!!!!!!

Ricardo Thome disse...

Ano original :GTI 81
Objetivo: Tentativa porca de se transformar numa GTC de modelo até 79, conservando a lanternagem original do ano (Brasilia). Porém, as 79 ainda usavam lanternas de Kombi.
Altura do teto é mais baixa do que a GTC, o que evidencia a adaptação da GTI81 (foto 5 - ver foto quase lateral da capota erguida e travada)
A GTI também tinha a bundinha mais alta, porém ainda com caída o que pode trazer confusão com os modelos oriundos do GTE Spider até a GTS 75 2nd série.

Acredito ser isso!

Abs galera.

smarca disse...

Modelo GTE: Pinos das travas das portas, lâmpada de iluminação acima do retrovisor interno, inclinação do parabrisa

Ano 78: Talvez última série pelo painel mesclando teclas do modelo 79 com número de botões do modelo 78 embora sem o interruptor do esguichador, friso polido contornando o parabrisa

Devem existir mais detalhes que denunciem mas diante de tantas modificações prefiro ficar somente nestes citados acima.

smarca disse...

Se eu ganhar o chaveiro vou escrever em letras maiúsculas depois: DE PUMA 78 EU ENTENDO!

Não tem nem pro Stael, hahaha.

E se eu não ganhar vou ficar é bem caladinho.

smarca disse...

E agora outro comentário que me ocorreu a despeito do transformer.

Detalhes interessantes, a despeito de tudo:

- A iluminação interna aproveitada do GTE;

- Com o parabrisa mais inclinado do GTE o visual ficou com uma aparência de linha de cintura mais alta e janelas mais baixas. O curioso é que este design está bem alinhado com os dias atuais e, olhando a foto com a capota fechada, sem preconceito, não ficou feio não, pelo contrário, o Puma parece mais encorpado e mais forte também pelo desenho da parte traseira final que sugere um motor mais possante. Remete ligeiramente a um Porsche Boxster. Gostaria até que o Ronaldo opinasse sobre isso, mas sem pensarmos em originalidade, que todos sabem que prezo num Puma.

Stael Alves disse...

Sandro
Pode ser que não tem pro Stael mas eu vou fazer minhas tentativas. rsrsrs.

O carro é um GTS 1979. Agora o motivo acredito ser uma tentativa de modernização, como acontecia com as GTE's com carroceria de GTI e as GTS com de GTC. Uma particularidade, é que nessa ocasião modernizaram uma GTS com uma carroceria GTI com teto cortado.

Anônimo disse...

Resumindo,
Tentativa de homicídio contra uma espécie em extinção. Isto é caso para a polícia.
Comte. Heriberto.

Afonso disse...

Isso é que é gostar de chaveiro!

Jaques disse...

GTS 1976 (primeira série), por causa da bunda caída.

restauração - Puma GTS 1976 1ª série disse...

é uma GTE 76 segunda série pela bunda caída, cortada, pela linha de cintura alta. Mas pela dianteira parece-me que foi enxertada uma frente inteira de GTI/GTC e não adaptada.

Artur disse...

Primeiramente isso é lamentável, mas...
Me parece um GTI 81, por causa do angulo do parabrisas, painel, maçaneta e piscas, transformado em GTC. A bunda caída foi por causa da adaptação, para tirar aquelas coluninhas do GTI que vão até o vidro de traz, mas ficou mto estranho!

ramoswr disse...

Felipe
Não entendo nada dessa linguagem , nem me candidato ao premio.
Do PUMA , gosto de andar e regredir para os meus vinte poucos anos quando nele sento.
Só sei que a traseira lembra o modelo 76, conversivel .O resto , deixo para os colegas da confraria acertarem .

Abraços

Walter Ramos

Felipe Nicoliello disse...

Realmente é como o meu grande amigo Léo Gaúcho falou, uma salada de fruta.
Estou vendo que não vou dar o chaveiro, porque em diversas respostas encontrei algumas afirmações corretas, mas não reunidas em uma resposta única. E em nenhuma resposta afirmava um detalhe importante que determina o chassis do carro.
No anuncio o proprietário diz que é ano 1979, mas isso pouco importa, porque a brincadeira aqui é analisar somente pelas fotografias, aquilo que estamos vendo e eu vejo diferenças significativas e determinantes na carroceria, rodas, chassis, painel, etc. A frente e traseira modificada para GTC não é nenhuma novidade para ninguém. Então vamos nos prender ao mínimos detalhes, com isso vocês ficarão espertos na apreciação de um Puma.

Leandro Guilherme disse...

Nossa...

Era uma PUMA GTS 1976... Bunda baixa primeira série! O Cara conseguiu destruir ela, modificando para PUMA GTC.

Clube do GTB - www.pumagtb.com.br
Sócio Fundador - Moderador, Proprietário do Grupo
Leandro Guilherme - Londrina - PR
1.978 PUMA 4.1 GTB

Anônimo disse...

Acho que é um GTS 1976.

Reinaldo

Alex Z disse...

Para mim este puma era um GTE tubarão 75 ou 74, parece ter a abertura do ar quente ao lado do cambio.

gabriel disse...

senhores boa noite
mesmo nao sendo um profundo conhecedor de puma assim como o felipe vou dar o pitaco crei que seja um modelo de transicao pre 80/81 do modelo gte para gtc pois ja vi na inter um modelo parecido so que na cor vermelha para venda e o dono anunciava como sendo um modelo speedster poi nao me parece ser um gti pois a gti nao tinha esta curvatuta antes da entrada de ar no cofre do motor nem estas pestanas na traseira nas lanternas coisas da gte na gti era tudo reto por isso creio que seja um transicao.

um abraco a todos
Gabriel

smarca disse...

Vou retificar minha resposta e fica valendo esta:

Modelo GTS Ano 79

Não é um GTE, é um GTS onde foram aproveitadas partes de um GTI 81, explicaco a seguir. O porta-luvas é de um 79 e as teclas do lado esquerdo do painel também.

A frente é de um GTI 81 pelas lanternas laterais e pela altura/inclinação do parabrisa.

A traseira também pertence a um GTI 81, provavelmente do mesmo doador, mas com extensas modificações e adaptações, em especial no formato da tampa do motor que, juntando tudo, culminou com a forma inusitada da capota.

Em resumo, trata-se de GTS 79 onde foi aproveitadas partes de um GTI 81, incluindo as portas com seus pinos trava característicos e, por causa do parabrisa também a iluminação interna do mesmo GTI.

Felipe, pode levar amanhã em Jundiaí meu chaveiro, tá?

cidinho disse...

GTE 79 modificado para 81 primeira série mas com as lanternas dianteiras fora de lugar, saia dianteira menor que o normal traseira com um bico proximo as lanternas diferente

cidinho disse...

corrigindo GTE 79 modificado para GTC 81

Marcos Gagliardi disse...

GTE 76 1ª série modificado para GTC 81...

Anônimo disse...

trata se de uma gts 76 bunda caida .pelo fato de ter a frente do 77 foi trasformada para o modelo 81 e a traseira foram adaptadas as lanternas da brasilia.

Flavio M1R disse...

um GTB S1 modificado para GTC 81. ( brincadeira )

Morello disse...

Puma GTE 79 com o kit Puma GTI feito a barbaridade de cortar o teto para transformar em GTC, digo GTE pelo ano e acredito ter o kit da moderna por causa do espaço das polainas que estao maiores.
Abraço a todos!!
Morello

Stael Alves disse...

Phill,
Posso estar enganado, mais acho que esse é do Sandro, e torço sinceramente pra que seja: ele tá querendo comprar um dos meus!rsrs.

Acho ("achismo" puro) que ele matou a charada na definição do ano pelo painel, agora que a correceria é gti e não gtc é bem obvia.

Dá pra ele dá.
O chaveiro viu Felipe!!rsrs

Felipe Nicoliello disse...

Stael,
Também estava torcendo pelo Sandro, até já estava preparando para entregar o chaveiro em Jundiaí, mas não foi dessa vez, ninguém acertou a resposta completa. Já já vai para o blog.

Irineu disse...

Qual era a pergunta mesmo? Quem matou Salomão Ayalla? :)