quinta-feira, 14 de julho de 2011

Quebra-cabeça (25) Resposta

Infelizmente ninguém acertou a resposta completa. A culpa não é minha e sim do cara que fez o Puma, que judiou e eu judiei de vocês. A resposta era muito difícil, porque além de entender de Puma, a pessoa deve ser um excelente observador.
Começando pela carroceria, trata-se de modelo GTE de 1976 em diante, que foi cortado o teto para ser transformado em GTS. No GTE para-brisa é menos inclinado que no modelo conversível. Vocês lembram que falei do para-brisa de conversível ser diferente do modelo coupê? Em todos os Puma, no conversível o para-brisa é mais reto ficando um pouco mais alto e menos inclinado.
Quando cortaram o teto, não tomaram o devido cuidado de deixar o espaço correto para o abrigo da ferragem da capota quando aberta, tornando a caída para a traseira com uma parte reta. A adaptação da frente e traseira com para-choques borrachão é muito comum e todos conhecem.
Nas imagens de lateral do Puma vemos claramente a inclinação do para-brisa, denunciando ser um GTE de 1976 em diante. Sabemos se tratar de 1976 em diante por causa do corte dianteiro da porta, nos "tubarão" anteriores e mesmo nos conversíveis, esse corte não se prolonga até o para-lama dianteiro. Se fosse somente a bunda caída poderíamos dizer se tratar de um GTS 1976 ou 1977, mas a inclinação do para-brisa mostra ser um GTE. A Puma quando lançou o conversível fez a mesma coisa, só que alterando a inclinação do para-brisa para melhor abrigar os passageiros, resultando no bunda caída, corrigida um ano e meio depois.
Na imagem abaixo fiz uma sobreposição do Puma em questão com outro GTS verdadeiro. Além da inclinação, a ponta curvada condena o serviço.
Com a capota fechada notamos a grande diferença resultante do para-brisa mais baixo, elevando visualmente a altura da cintura do carro, muito usual nos desenhos dos automóveis atuais.Muitos falaram das rodas, mas isso é um item muito fácil de substituição em algum momento da vida desse Puma, não sendo uma base sólida para análise. Realmente as rodas são do modelo 1976 a 1978, onde os raios foram polidos e estragados por causa da máquina de polimento.
Mais uma imagem para comparação entre esse Puma e os modelos originais. Bom, até aqui concluímos em se tratar de uma carroceria GTE de 1976 em diante.
Agora virão as grandes revelações. Nas imagens abaixo podemos ver que o painel é de um modelo de 1976 a 1978. Se olharmos os botões, principalmente do pisca-alerta, vemos que ele está na posição original de qualquer Puma de 1976 a 1978. Reparem que esse botão não está na mesma distância, que o par de botões à esquerda, isso é original. No Puma de 1979 em diante não existe mais esse botão. Ora, se a pessoa está transformando o carro, muda diversas coisas e ele é 1979, por que colocou esse botão corretamente como no modelo de 1978? A resposta é que o painel é de 1976 a 1978 e deixaram original, permanecendo as posições dos botões, apenas retiram o botão do esguichador do para-brisa. Todos sabem que o painel dos Puma de 1976 2a. série em diante é completamente diferente dos anteriores 1976 1a. série, correto? E sabem também que eles tem tamanho em comprimento diferente, mais comprido no segunda série. Portanto impossível colocar um painel desse na carroceria anterior, descartando a possibilidade de ser um "Tubarão". Apesar que essa possibilidade já foi descartada no quesito porta.
Agora vem a grande surpresa: o chassis desse Puma é um chassis de Karmann Ghia, portanto de Puma até 1976 1a. série. Apenas no chassis KG e Fusca o botão redondo do ar quente está próximo a alavanca de cambio. No chassis de Brasília, que equipam os Puma de 1976 2a. série em diante, esse sistema era acionado por alavancas perto do freio de mão.
Conclusão
Carroceria: GTE.
Ano da Carroceria: 1976 a 1978.
Ano do Chassis: abaixo de 1976 1a. série (chassis Karmann Ghia).
Ano do assoalho: 1976 2a. série em diante (assoalho Brasília).
Tentativa de Aparência: GTC 1981 em diante.
As conclusões resultaram de análise feita somente pelas fotografias, não representando a situação real. Para tal resultado, haveria necessidade de dados complementares, que podem nos mostrar até situação pior, tamanhas são as modificações.

17 comentários:

Mazinho Rocha disse...

Felipe, a carroceria 76 em diante "casa" no chassi do Karmann Ghia?

Felipe Nicoliello disse...

Mazinho,
Trocando o assoalho, mudando alguma coisa na barra de direção e chapéu de napoleão dá... dá certo com muito trabalho. Só que freio de mão e alavanca de cambio vão ficar em posição diferente dos outros Puma. A alavanca deverá ser bem inclinada para não bater no painel.

Sergio Tempo disse...

Felipe, eu acertei qdo escrevi que era um "transformer", me deve um chaveiro, hehhee

Leo Gaúcho disse...

E a salada de frutas não conta???rsrsrssr

smarca disse...

Felipe, com todo o respeito: Vá se catar! Hahaha...

O Felipe sabe, eu escrevi um e-mail dizendo que estava fora da parado do chaveiro por que havia ligado para o dono do carro e perguntado sobre a plaqueta de identificação. Coisa mais estranha também pois consta Modelo Puma GT, Ano 1979 e, o mais incrível, o Chassis começa com 6P (seis pê) ao invés de SP como deveria ser em 1979. Talvez pelo chassis de KG, sei lá.

O carro entrou num negócio, versus um Jeep que o atual proprietário deu em troca e, pelo que fala, meio caro inclusive pelas condições "maçarocas" dele.

Felipe, e sobre o Puma Wally? Ainda falta uma resposta!

Stael Alves disse...

Felipe, vc apelou dessa vez, mas tá valendo!

Só uma dúvida, como diferenciar a carroceria a gti, de uma gte modernizada com parachoques borrachao.

Pelo amor de Deus alguém sintonize o Sandro, o Puma Wally foi só uma brincadeira que o Felipe fez, o Puma estava bem ali na cara de quem exerga. E nem precisa enxergar muito rsrsr.

"- Atenção Sandro Terra chamando, câmbio!!!"

smarca disse...

Sério? Xiii ... tô passadão mesmo!

Helena disse...

Olá Felipe, sou Helena, tenho 15 anos, cara sou muito fã do seu blog, eu visito ele sempre que possível, eu amo pumas, e meu sonho é ter um. Você está de parabéns pois o seu blog alem de ser explicativo para quem é novo no assunto como eu, rs, tem bastante fotos e tudo mais, gosto muito mesmo, um grande abraço,

helena;

Felipe Nicoliello disse...

Sandro,
Coloquei na postagem do Puma Wally um último comentário que era uma brincadeira e vocês enxergam Puma onde eu não consegui ver.
A respeito desse Puma GTT (Gran Turismo Transformer) é tremendamente curioso, pois já vi Puma com chassis/carroceria moderna e documento de Puma antigo e vice-versa, mas nunca isso, carroceria moderna de coupê com chassis antigo e documento que não tem nada a ver com a carroceria ou chassis, para mim isso é novidade.

Helena,
Fiquei super contente com seu comentário, adoro saber que jovens amam o Puma, que foi uma parte de nossa história.

Moçada jovem,
Principalmente para quem nasceu depois de 1985, façam comentários mostrem para a velharia aqui, que viveu a época, que jovem sabe o que é bom, gosta, curte e comenta.

Helena disse...

que bom que você ficou feliz, fico mais feliz ainda, espero que não pare de postar coisas novas, pois quero sempre estar por dentro do assunto, e se até quando eu comprar o meu puma, você ainda estiver com o blog de pé, mandarei fotos para você postar
beeeijos, helena;

Artur disse...

Ganhar esse chaveiro tava muito difícil! Mas valeu as tentativas!
O bom de tudo isso, é que agora quando vejo um Puma na rua, já olho e digo, isso e aquilo não são originais e aquilo outro é original. Só nos acrescenta em experiencia.

Alex Z disse...

Felipoe,

Duas considerações.

1) VTNC!!!! Essa geringonça aí não ia ter uma alma que acertaria.

2) Sou de 1986 e tenho puma a 6 anos, começando com uma tubarão 73, logrado em uma gte 76, acertando a mão em uma gte 80 e sonhando com um série AM ou P-018.

Embora fanático por pumas, o coração pulsa forte mesmo é pelos carros que via em minha infancia e ficava sonhando, linha GTI da VW, GSi da GM e com alguns importados como as alemãs BMW especialmente série M3 e Z3, e o japonês eclipse GST.

Felipe Nicoliello disse...

Helena,
Bonito nome, quando for comprar seu Puma, pode me consultar que lhe ajudo.

Artur,
A minha intenção sempre foi essa, passar conhecimentos para adquirirem experiências e não fazerem bobagens.

Alex,
Foi falha minha, achei que poderiam matar a charada rapidamente, tanto que publiquei para responderem rápido.

Não mente, seu carro é de 86, já tá querendo jogar charme para a nova pumeira? rsrsrs

Brincadeira ele é de 1986 mesmo, só que conheço o Alex há tanto tempo que me parece bem mais velho. Ele começou cedo, igual a Helena.

Helena disse...

ieuheiuhe, ai gente que vergonha, bom, eu pedi um pro meu papai *-*, acho que ele vai me dar quando eu fizer 18 anos. até la falta dois anos e meio, ai eu fico na expectativa e babando nas fotos, eu moro em americana e aqui é um pouco difícil de ver pumas, mais já vi dois esse mês...

Anônimo disse...

muito bem elaborada a charada ,mas se o cara tivesse uma 76 bunda caida e tivesse batido de frente e na possivel substituição da mesma tenha arrumado uma frente de gti fechada daria o mesmo resultado.

Felipe Nicoliello disse...

Anônimo,
Não daria não, mesmo trocando a frente junto com o para-brisa, ainda ficaria o abrigo da capota diferente, que eu reconheceria.
Sem falar em outra situação que não quis comentar para não bagunçar a cabeça de todos com tanto informação, as portas das 76 bunda caída são maiores que da 77 bunda reta.

pega disse...

que borracha serve no parabrisa do puma 80