quinta-feira, 7 de julho de 2011

GTE 1978 com 9.556 Kms

Lembram daquele Puma GTE 1978 achado em uma garagem de um edifício em Salvador-BA com 9.556 kms originais? Então, o Puma foi lavado e surpreende nos detalhes. A reportagem completa veja no blog do meu amigo Carlos Seixas: Pit Stop Bahia.
Para um automóvel com 18 anos parado é incrível ver a qualidade do estado de conservação do tecido dos bancos...
...Volante e painel.

14 comentários:

Glauber disse...

Incrível... E no site original é mais incrível ainda!

O que são esses botões ao lado do lugar destinado ao rádio, que parecem puxadores do capô? Na foto 2 dá pra ver que eles estão dos dois lados do rádio, e na foto 3 dá pra ver o do lado direito em mais detalhe...

Abraço!

EGO's disse...

Boas lembranças tenho ao er a fotos deste GTE...A cor branca é ideal para o modelo. O espelho retrovisor externo é igual ao de um GTS 78 branco que tive e curti 10 anos com ele ...Este espelho nã oer original...??...!!!

Alex Z disse...

PUUUUUUUUUUUUUUUTA M%$%%#$!!!!!!!!!!! inacreditável!

Glauber, abre e fecha das entradas de ar.

EGO's disse...

Vou tentar dar uma de Felipe...Caro Glauber os botões são os acionadores para abrir e fechar as válvulas para circulação de ar no para brisa do Puma para eliminar o embaçamento em dias de chuva ou frio.

Rinaldi disse...

Felipe

78 com maçaneta de 79.....dever ser ultima série.

Felipe Nicoliello disse...

Rinaldi,
Assim como a capela do motor em preto, já com os acionadores de aceleração do modelo 79, mas com painel e volante do 77... Coisas de 78!

Acupe de Brotas disse...

Grande Felipe,

Obrigado pelo link amigo!

Realmente o Puma está incrível! Caso queira alguma foto específica, me avise que providencio.

Aproveito para sugerir que visitem a primeira postagem sobre o Puma: http://pitstopbahia.blogspot.com/2011/06/puma-1978-9556-kms-rodados.html


Há mais fotos externas e informações.

O atual dono pretende mantê-lo com esta quilometragem, levando-o para as possíveis exposições em caminhão plataforma.

Um grande abraço,

Carlos Seixas

smarca disse...

Felipe, meu GTS 78 foi fabricado em Ago/78 pelo certificado do Rossatto e exibe os números:

Chassi: SP10261**
Motor: BA2395**

Esse GTE 78 exibe os números:

Chassi: SP1025148
Motor: BA236932

Então ele foi fabricado antes de Ago/78.

O que nos leva a esclarecer um pouco mais das modificações implementadas em 78, já visando o modelo 79, ou seja, elas foram bem mais cedo que a princípio poderíamos imaginar, talvez já em Mai ou Jun/78, haja visto a diferença de pouco mais de 1.000 carros calculado pela diferença entre os números do chassis. Já pelo número do motor a diferença salta para mais de 2.500 exemplares, claro a VW fabricava também outros e seus modelos.

Assim, talvez um Puma 78 do primeiro semestre daquele ano pode exibir a capela pintada de preto, acionadores de aceleração do modelo 79, o alternador no lugar do dínamo, em conjunto com limpadores de parabrisa na cor prata e brucutu de plástico preto no lugar dos antigos com a capa de aço inox.

Talvez existam até mais detalhes a serem observados, mas foi o que mais me chamou a atenção neste momento.

Felipe Nicoliello disse...

Carlos,
Obrigado pela colaboração, vou pedir sim mais fotos.
Sandro,
Você tem razão, no modelo 1978 fica difícil manter uma regra, porque as inovações foram colocadas aos poucos. Como também sei de Puma 1978 tirada no último trimestre já com volante de três raios e painel antigo.
Enfim, no Puma 78 vale coisas do 77 e do 79, sorte de quem tem...
Uma coisa é certa, as maçanetas de "patinha" só figuraram nos Puma 78 do começo do ano, talvez até o final de fevereiro, começo de março, a partir daí as maçanetas eram de botão.

JPMarchina disse...

mas o volante furadinho não é só da 77??

smarca disse...

O volante de 2 raios com acabamento em couro furadinho (único modelo de volante da Puma que saiu assim, seguindo o padrão dos Mercedes-Benz da época) saiu em 76, creio que a partir da 2a. série, 77 e em alguns 78 provavelmente no início daquele ano.

Como não foi muito bem aceito, mudou para o conhecido de 3 raios, sempre preto nos GTE-GTS, ainda em 78, e prata nos GTI/GTC.

Erick Severiano de Oliveira disse...

Olá! Observem as travas das portas. Alguém sabe explicar!

Felipe Nicoliello disse...

Erick,
Seja mais claro, vc se refere aos pinos de travamento das portas? Era assim original a partir do modelo GTE com vidros laterais. Somente no GTS que era pelo sistema de botão em formato de roda.

Daniel Pardo disse...

Mas o que será que levou o dono do carro a compra-lo em 1978 e só ter rodado menos de 10.000 km com ele e depois guarda-lo por todos esses anos??