quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Reportagens - Hobby 1974

A revista alemã Hobby de 24 de março de 1974 fez um comparativo entre o brasileiro Puma GTE Spider e o inglês Jensen Healey e pelo que pude notar, pelos números, o Puma não fez feio.
A reportagem foi enviada pelo meu amigo Bernd Eise que disse:
"An article on the PUMA 1600 GTE Spider in comparisson to the Jensen Healey The Puma is registered in Zurich Switzerland and I believe it was given to the Test by the European Importer Mr. Pfiste."
Tradução
"Um artigo sobre o PUMA 1600 GTE Spider em comparação com o Jensen Healey. O Puma está registrado em Zurique, Suíça e eu acredito que foi dado à prova, pelo importador europeu Sr. Pfiste."
Bernd, you can translate into English? Thank you.

11 comentários:

Dr. JMM disse...

Qual a cilindrada do jensen? qtos cv? motor dianteiro e tração traseira? sistema translax?
Uma coisa é certa, em estilo, beleza, harmonia e design, o puma ganhou de um bilhao a zero, ainda mais com a capota dura.....invencível.

PUMA_GTS disse...

Jose,

the Jensen is a classic rearwheel drive Layout, Motor and Gearbox in front and the Differential in the back.
The Motor is a 4 cylinder 2,0l inline with around 140 Hp DIN.

Felipe,

I will translate the article into English but give me some time as I have little spare time at hand right now.

Regards Bernd

Fernando Portilho. disse...

Dr JMM,
Quando abri a página para o comentário, eu ia dizer que tínhamos mais um "Gol" a nosso favor!(1x0).
Depois de ler seu comentário, mudei de ideia, concordo com você em genero, número e grau.
Mas, pergunto: Jensen!!!??? Quem é este "cara" PÔ???????
Seus projetistas são tão criativos, que precisaram clonar o nosso Brasinca ou Uirapuru como preferir.
Parece que o carro do comparativo, também é um clone do Fiat 124.
Abraço, Fernando Portilho.

MSalinas disse...

Dr. JMM, concordo plenamente com o Puma 1 bilhão a zero no design.

Como vitória é, também, um carro "made in Brazil" ser considerado para teste na Europa, terra dos cupês esportivos, em 1974.
Não entendo nada de alemão, apenas os números quando não estão por extenso, e por eles (21500 e 15500) eu acho que entendi que o Puma ainda por cima custava 6.000 marcos (28%) a menos que o tal do Jensen. Se for isto (preço) este é o argumento final.
A diferença de preço (se aqueles números forem preços) é maior que a diferença de performance.
Por todas estas razões (e em uma análise "totalmente imparcial") eu no lugar de um alemão em 1974 não teria dúvidas em cravar o Puma como opção.

Dr. JMM disse...

Obrigado amigo Bernd, pelas valiosas informações.

Tradução (do altavista, não sei se é 100% correto):
"Friend Bernd debtor, for the valuable information."

Demais amigos. O puma é invencível no quesito beleza para sua época.
Já o tal do jensen é feio demais. No caso do interceptor, cópia do nosso uirapuru, basta imaginar: se o uirapuru fosse feio, como seria? a resposta é: jensen interceptor.
heheehehe

Fabio disse...

Eta designizinho acertado esse do nosso Puma é lindo demais embora sejamos suspeitos pra dizer, acho que qualquer leigo concordaria nosso puminha era imbativel em design

Leo Gaúcho disse...

Vero Zé, vero!!!

smarca disse...

A Jensen, em 1975, possuía 2 modelos na sua linha: o Jensen Healey (apresentado em no Salão de Genebra em 1972) e o Jensen Interceptor III (apresentado no Salão de Londres em 1966).

Foi fundada em 1922, chamava-se Jensen Motors Ltd. e sua sede ficava em Kimbolton House 117 Fulham road, London SW3.

Jensen Healey: 4 cilindros, 1973 cm3 de cilindrada, 142 CV (DIN) a 6500 RPM, Torque máximo 18 mkg (DIN) a 5000 RPM, motor dianteiro, tração traseira, câmbio de 5 marchas, pneus 185/70 HR-13, freio a disco dianteiro e tambor traseiro, 2,34 m de entre-eixos, 4,20 m de comprimento total, 1,21 m de altura total, 1000 kg de peso, velocidade máxima declarada de 195 km/h, etc. e etc.

Jensen Interceptor III: 8 cilindros, 7206 cm3 de cilindrada, 284 CV (DIN) a 4800 RPM, Torque máximo 51,8 mkg (DIN) a 3200 RPM, motor dianteiro, tração traseira, transmissão automática Torque-Flite de 3 marchas, pneus GR 70 VR-15, chassis tubolar, freio a disco nas 4 rodas, 2,67 m de entre-eixos, 4,77 m de comprimento total, 1,35 m de altura total, 1810 kg (coupe de 4 lugares) e 1850 kg (conversível de 4 lugares) de peso, velocidade máxima declarada de 220 km/h, etc. e etc.

Indiscutivelmente o design do Puma está acima do Jensen.

Sabe onde acho que a Puma sempre pecou? No acabamento interno.

Vejam, por exemplo, os detalhes do painel do Jensen do comparativo, com apliques em madeira, saídas de ar da ventilação forçada, alguns cromados, etc.

Considerem isto uma análise imparcial de um pumeiro de carteirinha.

Dr. JMM disse...

hehehehe. Aula de doutorado, que eu como aluno, ouvi sem ter nada a declarar, digo, a perguntar, parabéns.

Anônimo disse...

Qto ao Jensen copiar o nosso Uirapurú... o Karl Ludvigsen ñ acredita -conforme me falou recentemente!- mas q fica uma dúvida, lógico q fica.

(Ronaldo)

Felipe Nicoliello disse...

Ronaldo,
Essa dúvida paira na opinião da grande maioria. Na minha modesta opinião muito particular, eu não acredito, concordo com o Karl.
O Brasinca na época foi pouco divulgado no mundo, não existia o grande intercâmbio dos anos 80 com revistas e publicações e muito menos o de hoje com a Internet. Acho que foi uma feliz coincidência, posso estar errado, mas acredito nisto.