terça-feira, 29 de maio de 2012

PUMACOR - Marcas e bases das tintas

Hoje vamos começar uma série de formulas de tintas do Catalogo PUMACOR, gentilmente cedidos pela Basf - The Chemical Company, através da Sra. Andréia Domingos que nos fornece algumas explicações: 
A Puma é uma montadora bastante complicada de encontrarmos as cores em nossas bases, pois na época em que foram criados os primeiros modelos da marca, as cores utilizadas vinham de outras montadoras como General Motor, Volkswagen, Ford.
Para estas montadoras, na época os códigos eram gravados em duas plaquinhas (Paint Chips) de metal e estas placas eram pintadas com a cor X, a partir daí, uma Paint Chips ficava retida conosco e a outra era enviada para montadora para que eles pudessem confirmar que as cores dos veículos produzidos em massa estavam fiéis à cor desenvolvida para ele.
Ao gostar de uma determinada cor, a Puma aplicava em seus veículos e muitas vezes renomeava a fórmula e criava um código para o seu controle.
Com o passar do tempo, este controle passou a ser via sistema e todos os códigos foram cadastrados em um banco de dados onde consultamos todas as cores desenvolvidas pela Basf, e é ai que inicia esta intercorrência que estamos tendo agora.
Os códigos que cadastramos, foram aqueles desenvolvidos para General Motors, Volkswagen, Ford, enfim, que vem a não ser o mesmo utilizados para o controle interno da Puma, conforme apontado no Pumacor. Daí a dificuldade de localizarmos algumas cores em nossos sistemas.
Consegui localizar algumas fórmulas, porém ainda estão pendentes as cores:
Ouro Amaralina Metálico - COD 0750-3882
Ouro Puma Metálico - COD 0750-3939
Bege Champagne Metálico - COD 0750-3942
Vermelho Mont Carlo - COD 0750-4330
Cinza Castor Puma Metálico - COD 0750-4491
O processo de localização é moroso, por este motivo sinalizei nossa Matriz na Alemanha e os responsáveis pela Automotiva aqui no Brasil para que possam me auxiliar nas buscas.
Até o presente momento não obtive retorno.
Particularmente, você trabalhando ou não no mercado de tintas, acho muito positivo dividir com os leitores do Puma Classic sobre Linha Glasurit ou Salcomix.
Quando falamos de sites, blogs, e acesso a Internet de um modo geral, é valido salientar que estamos disponibilizando informações de livre acesso ao mundo todo.
Citando sua página em especifico, os leitores podem buscar pelos produtos no mercado, no entanto, há determinadas regiões onde possam vir a enfrentar dificuldade de encontrar revendedores e distribuidores da marca Glasurit e poderão optar por locais que trabalhem com o portfólio Salcomix, vice e versa.
É a liberdade de optar pela facilidade de localização do produto no mercado, junto ao preço que mais atenda a necessidade do comprador.
De momento espero ter auxiliado de alguma forma, qualquer novidade nós o sinalizamos.
Atenciosamente,
Andréia Domingos - Distribuição
Analista de ComunicaçãoPara que entendam as formulas das tintas que virão a seguir, abaixo os tipos de bases e marcas utilizadas.
Na Glasurit as base podem ser da Linha 22 para tintas sólidas e Linha 55 para tintas metálicas. Essas formulas também são fornecidas na Linha 22 Top e Linha 55 Top, de alta qualidade. Maiores informações no site Glasurit.

A outra marca dos produtos da Basf é a Salcomix, que utiliza a Linha 603 e Linha 850. Maiores informações no site Salcomix.


3 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns Felipe e nosso muito obrigado para a Sra. Andréia Domingos e para a BASF, por prestarem esse serviço maravilhoso para os fãs da marca Puma e dos automóveis em geral. É assim que as grandes empresas se consolidam no mercado, não apenas na venda, mas principalmente na atenção ao pós-venda, mesmo que passado tanto tempo. Abraço! Paulo - Fpolis/SC

Unknown disse...

Felipe, meus parabéns pelo blog...
estou restaurando uma puma gts 1980 e estou procurando o nome da tinta original, o carro é vermelho e gostaria de manter esta cor porem não sei qual é o nome exato da cor, na sua postagem achei esse Vermelho Mont Carlo - COD 0750-4330, pode me dizer se posso usar este mesmo? era o original da puma 1980?

Felipe Nicoliello disse...

Gregory, obrigado.
É essa a cor para o ano do seu Puma.